Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 07, 2009

FOI APENAS UM SONHO

FOI APENAS UM SONHO
(Revolutionary Road)
EUA-Reino Unido/2008
Direção: Sam Mendes (Beleza Americana, Estrada para Perdição, Soldado Anônimo)
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Michael Shannon, Kathy Bates
Principais Prêmios: Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Atriz (Kate Winslet); Indicado a 3 Oscar, dentre os quais Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Ator Coadjuvante (Michael Shannon)
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0959337/
Drama / Romance

“Seria maravilhoso dizer que me arrependi. Seria fácil. Mas o que isto significa? Qual é o conceito de arrependimento quando você não tem outra escolha? É aquilo que você pode aguentar. E é isso. Ninguém vai me perdoar. Era a morte. E eu escolhi a vida”.

Sam Mendes sempre se destacou por ser um cineasta que retrata determinado grupo em meio ao tédio, sempre com um certo ar melancólico. "Beleza Americana" faz uma crítica ao estilo de vida americano e sua hipocrisia; "Estrada para Perdição" mostra o lado da máfia; "Soldado Anônimo" demonstra a expectativas de soldados para uma guerra que nunca acontece. Em "Foi Apenas Um Sonho", o diretor volta ao retrato da família suburbana, dessa vez revelando sonhos que são difíceis de se concretizar justamente por hábitos burocráticos de uma sociedade cheia de comodismos e falsas ambições.
DiCaprio interpreta Frank Wheeler, um funcionário público que ganha relativamente bem, mora em uma boa casa, tendo, portanto, uma vida bastante estável. Mas para ele e sua esposa April, atriz que abandonou a carreira depois do casamento, algo está faltando. Até que ela surge com a idéia de ambos recomeçarem suas vidas em Paris, realizando as aventuras que sempre sonharam e que tiveram que interromper.












DiCaprio e Winslet: vida pacata e tediosa

A partir de então, os valores presentes em nossa sociedade são discutidos, revelando preconceitos e ceticismos. Frank tenta se desvincular de suas obrigações mas sua estabilidade tende a ser mais forte que seu sonho. April é mais categórica e cobra atitudes do marido que ele por vezes reluta em seguir. Tal dilema é passado de forma assustadoramente realista, no qual muitos podem se identificar. Mais uma característica de Sam Mendes (na vida real, marido de Kate Winslet).
A intolerância da sociedade é simbolizada pelos vizinhos do casal, que não vê com bons olhos uma idéia "irresponsável" e "imatura". Para eles, a rotina previsível e ao mesmo tempo confortadora já está completamente adaptada às suas mentes. Não há mais espaço para transgressão das regras. E podemos perceber uma espécie de acomodação muito peculiar ao contexto de obras como 1984 e Admirável Mundo Novo.












Vamos para Paris? Mas sem essa de navio!

O roteiro, baseado no romance de Richard Yates, segue uma linha familiarmente melancólica e por vezes numa lentidão que pode incomodar. Afinal, o sarcasmo presente em outras obras do diretor não estão muito presentes nesta trama. Mas tal fato é compensado pela visão extremamente crítica e a interpretação eficiente da dupla de protagonistas ancorada por um bom elenco de apoio, com destaque para Michael Shannon e seu perturbado John Givings. "Foi Apenas Um Sonho" é um filme de reflexão. E para tirarmos a conclusão que sonhar é algo inerente a todos, sendo que o conceito de felicidade é bastante variável. E caso não se possa atingi-la, pelo menos é importante estar no caminho certo.

NOTA 8,0

FIQUE DE OLHO!

O novo filme de Sam Mendes, previsto para esse ano, é a comédia "Away We Go", com Maggie Gyllenhaal e Jeff Daniels, onde um casal viaja pela América procurando um lugar para morar e criar o bebê que esperam.

Leonardo DiCaprio reedita a parceria com Martin Scorsese e faz Shutter Island, no papel de um detetive que investiga o desaparecimento de uma assassina que fugiu de um hospital psiquiátrico.

Michael Shannon participa do remake do policial 13, junto com Jason Statham, Mickey Rourke, Ray Winstone e 50 Cent.

2 comentários:

  1. bom... vi o filme, kate e o Leonardo muito bem.. mas n geral.. n gostei do filme... nota 6

    ResponderExcluir