Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, abril 02, 2009

WATCHMEN

WATCHMEN
(Watchmen)
EUA/2009
Direção: Zack Snyder (Madrugada dos Mortos, 300)
Elenco: Billy Crudup, Matthew Goode, Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan, Patrick Wilson, Malin Akerman
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0409459/
Ação

"Quando se percebe que tudo é uma piada, ser o Comediante é a única coisa que faz sentido"

Certamente Zack Snider, quando estava dirigindo o bom terror Madrugada dos Mortos, nunca imaginou que um dia seria o responsável por dirigir uma adaptação de Alan Moore, que foi eleita pela revista Time uma das 100 mais importantes obras da literatura do século passado. Watchmen começou a ser notado pelo cinema em 1988, quando o primeiro roteiro ficou pronto. E depois de 21 anos e muitos diretores passarem pela produção, como Terry Gilliam (Monty Phyton), Darren Aronofsky (O Lutador) e Paul Greengrass (A Supremacia Bourne), sobrou para um cineasta ainda com pouca bagagem mas muito talento como se viu em seus dois últimos filmes. A saga começa com o assassinato do Comediante, um dos Vigilantes. O crápula, cuja vida o espectador começa a conhecer através de flashbacks, fez vários inimigos em vida. Mas para Rorscharch, que começa a investigar o caso por conta própria, há algo maior envolvido. O mascarado, ele próprio também um vigilante, tem a convicção de que alguém quer eliminar todos os membros de sua trupe. Então resolve avisar um a um do perigo que correm.


Os Minutemen: heróis da década de 40

Os outros membros dos Vigilantes vivem separados, desde que uma lei do presidente Richard Nixon (na trama exercendo seu terceiro mandato) proibiu que eles exercessem suas atividades. O Coruja, em uma interpretação surpreendente de Patrick Wilson (Pecados íntimos), é a maior demonstração do arquétipo herói com defeitos, humanizando o personagem de uma forma totalmente coerente com a história. Sua vida de pacato aposentado contrasta com a de Dr.Manhattan, por exemplo, que pelo seu domínio sobre o tempo e espaço, é praticamente um semideus, que pode definir os parâmetros de uma guerra nuclear. Billy Crudup (Quase Famosos) consegue transmitir sentimentos reais em um ser fantasioso. Sua relação com a Espectral (Malin Akerman) é de desmascarar a superficialidade de dilemas amorosos de muitos heróis dos quadrinhos. Ozymandias completa a turma, tendo a mente mais inteligente do mundo. Matthew Goode (Match Point) cumpre bem seu papel, que tinha sido destinado anteriormente a Jude Law. Watchmen é muito mais que uma simples investigação policial. Como tal, apresenta-se como uma homenagem os filmes clássicos do gênero, com a costumeira reviravolta no final, com a apresentação do criminoso. Como filme de super-heróis, desconstrói o estilo, com os defeitos humanos apresentados por eles, que acabam por torná-los suscetíveis ao fracasso. Mas, acima de tudo, a trama apresenta uma sátira política em que nem sempre as decisões vilanescas são consideradas idéias ruins. Os relacionamentos entre os personagens refletem os receios e indecisões que inviabilizam a tão sonhada paz. A luta pelo reconhecimento e os conflitos de identidade estão presentes, simbolizando uma época em que muitos acreditavam que uma guerra poderia ser o meio para se conseguir a paz.


Coruja e Espectral em ação!

Rorscharch é o grande fio condutor da trama. Sua narrativa é por vezes cruel e solitária. Sua visão de mundo é sombria e introspectiva. Seus caminhos são tortuosos, em uma atmosfera parecida com a de Sin City. Ao longo de suas quase três horas, a trama investe nessa recriação de um mundo extremamente violento e sexual, em que heróis e vilões se misturam. Muitas cenas podem passar despercebidas e até mesmo não compreendidas completamente pelos espectadores que não conhecem a história em quadrinhos. Nada que não se resolva com a versão do diretor, que Zack Snyder promete liberar em breve. Mas logicamente, vale a pena dar uma conferida na incrível obra criada por Alan Moore.

NOTA 9,5

FIQUE DE OLHO!

Zack Snyder dirige Heavy Metal, baseado na HQ homônima, prevista para estrear em 2010.

Jeffrey Dean Morgan, que interpreta o Comediante em Watchmen, pode ser visto na famosa série Grey's Anatomy, no papel de Denny Duquette.

O próximo filme de Patrick Wilson é a comédia Barry Munday, prevista para esse ano. O ator interpreta o papel homônimo.

13 comentários:

  1. Anônimo12:52 AM

    Parece interessante.. vou assistir e depois comento sobre o que achei.

    Abs

    Jesse James

    ResponderExcluir
  2. É um excelente filme, destinado a ser um clássico e provavelmente incompreendido por muitos que esperavam mais um filme pipoca... Muito bom o texto...

    ResponderExcluir
  3. Luciano10:03 PM

    Na minha opinião é o melhor filme de super-herói feito até o momento. E olha que Batman Dark Knight é um filmaço.

    Watchmen por si só é uma obra de arte. Desde o inicio contando a estória do mundo a partir da ótica dos heróis até o final bombástico que não poupa ninguém.

    Pô Warny, 9,5??? Esse filme merece nota 11. ;-)

    E Rorchach é O cara.

    ResponderExcluir
  4. Rorschach é O cara.(2)

    ResponderExcluir
  5. Pois é, Luciano!
    A versão do diretor talvez leve um 10 hehe
    Para mim, as melhores adaptações de HQ são Batman Dark Night e Watchmen. Se bem que Sin City e V de Vingança chegam perto hehe
    Abraços!
    Warny

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Ñ gostei muito desse, mas como curiosidade valeu a pena!
    De todos personagens, gostei mais do Rorchach! nota 5.0!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir
  7. Melhor filme de herói?
    Isso é tão relativo que nem vou comentar.
    Agora vamos as criticas. Warny, Batman: The dark knight não é adaptação de nenhuma hq que já existiu nesse mundo... É um filme que usa um personagem de uma hq, só isso. É bom? indiscutivelmente sim.
    Quanto a vcs usarem isso de melhor adaptação pra lá, melhor adaptação pra cá, recomendo lerem o original antes de opinar.

    Agora vamos ao filme.

    É um bom filme, com uma ótima trilha sonora, um bom diretor. Então porque eu to falando tudo isso? Porque, o Watchmen mostrado no cinema é uma parte de uma obra muito mais complexa que o Snider teve que suar pra ligar tudo sem se aprofundar em tudo. Onde diabos enfiaram o "contos do cargueiro negro"? lançaram em dvd separado legal... mas quem vê aquilo se pergunta, onde essa tosquice se encaixa na história original? Aí entra a resposta, o filme e a hq são praticamente a mesma história mas retirando o cargueiro, retira-se parte FUNDAMENTAL da obra, que afeta toda a história, inclusive o final! Sem ele, aguem me responda, de onde saiu aquele tigre o Ozzy tem no final? Ninguem sabe? Pois é onde o Bubastis se encaixa na história? Ele foi simplismente tacado lá pra venderem bonecos dele...
    Concordo com o Alan Moore, escritor dessa e de outras coisas terriveis já adaptadas pro cinema: A liga extraordinária, aquilo é vergonhoso... V de Vingança, tem quem goste, tem quem não... Watchmen, repito, um bom filme, mas nada além disso, desvirtuado.
    Hollywood está sem criatividade, onde estão filmes realmente originais como Matrix? Que não precisam ficar bebendo em outras fontes para buscar enredos já prontos?

    Aqui fica meu protesto.

    ResponderExcluir
  8. Bob,
    Um filme, seja adaptação ou não, nunca é perfeito. E sempre fica melhor quando em sua versão do diretor. Certamente muitas cenas ficaram de fora, incluido provavelmente as que você menciona como fundamentais. Ainda acho que Watchmen é a melhor adaptação porque conseguiu refletir a atmosfera que Alan Moore pretendeu passar, mesmo sem a chamada "parte fundamental" da obra.
    Quanto à originalidade, depois de Matrix temos vários filmes que se podem considerar extremamente criativos, dentre eles Quero Ser John Malkovich e Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças. Aliás, o próprio Matrix copiou partes fundamentais do filme Cidade das Sombras, esse sim um dos melhores filmes de ficção já feitos!
    Abraço
    Warny

    ResponderExcluir
  9. Anônimo11:35 AM

    Cara, pra mim Watchmen se resume a um filme que aparece um cara com piru azul. Não preciso falar mais nada.

    ResponderExcluir
  10. Que filmes?
    O grande Benjamin Button??

    ResponderExcluir
  11. Watchmen é fantástico. Um filme à altura da HQ. Sombrio como Sin City, surpreendente como Amnésia, inteligente como V de Vingança e violento na medida certa. Se fosse Marvel, seria perfeito.

    ResponderExcluir
  12. J-Chist8:15 PM

    E _bob, eu como fã ardorosa de quadrinhos já aprendi há algum tempo que "adaptação" não significa pegar a hq e colocar movimento. É preciso "adaptar" a obra, infelizmente em alguns casos, mas se o filmes fica realmente bom, nem dá pra esquentar tanto assim com as diferenças..

    ResponderExcluir
  13. Eduardo,
    O curioso caso de Benjamin Button é sensacional! Esqueci de cita-lo rs

    Jeane,
    Falou tudo! Só não concordo com o "Marvel" rs

    Abraços

    ResponderExcluir