Pages

Ads 468x60px

terça-feira, abril 21, 2009

O LUTADOR

O LUTADOR
EUA/2008
Direção: Darren Aronofski (Pi, Requiem Para um Sonho, Fonte da Vida)
Elenco: Mickey Rourke, Marisa Tomei, Evan Rachel Wood
Principais Prêmios: Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Ator (Mickey Rourke) e Melhor Canção (Bruce Springsteen) ; Indicado a 2 Oscar, de Melhor Ator (Mickey Rourke) e Melhor Atriz Coadjuvante (Marisa Tomei).
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1125849/
Drama

"O tempo passa e me dizem: ele devia parar, está acabado, é um perdedor, está desacreditado. Sabem, os únicos que dirão quando encerrar minha ação são vocês aqui."
Mickey Rourke, como Randy "The Ram" Robinson

A carreira de Mickey Rourke sempre foi recheada de polêmicas. De seu sucesso meteórico, consolidado por filmes como Nove e Meia Semanas de Amor e Coração Satânico, passando pela decisão de priorizar uma carreira nos ringues, o que gerou a desfiguração de seu rosto, passando por inúmeras plásticas. A partir de Sin City, ensaiou uma volta às grandes produções e ao sucesso em Hollywood. O diretor Darren Aronofski, por sua vez, virou ídolo cult com os premiados Pi e Requiem Para Um Sonho, tramas que se utilizam de uma atmosfera bizarra para discussões filosóficas e psicológicas. Seu terceiro filme, Fonte da Vida, seguiu o mesmo estilo, mas não sendo reconhecido por público e crítica. Darren, assim como Shyamalan, viu seu trabalho e potencial ser questionado pela primeira vez.















Mickey Rourke: nove e meia semanas de porrada!

Em "O Lutador", os dois experimentam a redenção em suas carreiras, tema esse bastante freqüente na trama do lutador que após recomendações médicas, se vê obrigado a abandonar aquilo que representa sua vida. Além disso, a relação com sua filha sempre foi abalada. E a mulher que ele mais deseja é a prostituta vivida por Marisa Tomei (em grande atuação, o que lhe valeu a indicação para o Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante).
Rourke interpreta um papel que reflete sua própria carreira, tendo brilhante desempenho alternando momentos de solidão e reconhecimento. A história em si é um apanhado de clichês do gênero. Tudo está lá: o impedimento de lutar, o abandono da família, a falta de adequação a novas atividades, o jeito incompreendido de ser, os discursos de redenção, etc. Mas a importância neste caso não está na história, que serve apenas como pano de fundo para os personagens, todos tentando achar um lugar no mundo, reféns do ambiente em que escolheram viver e de suas personalidades.















Calma! Isso aqui é apenas uma encenação!

Aronofski pode não ter inventado, mas conseguiu acrescentar novos ingredientes a uma trama que parecia estar batida. Ou pelo menos, deixou claro alguns sentimentos que no máximo, aparecem camuflados em histórias similares. A nostalgia de uma época que só é lembrada por poucos é percebida até pela trilha sonora, composta em sua maioria por um hard rock posto de lado pelo grunge do Nirvana, algo que o protagonista declara explicitamente. A falta de heróis e vilões, que se indefinem pelos múltiplos dilemas vividos pelos personagens.
A redenção do protagonista junta ator e personagem em apenas um arquétipo, misturando ficção e realidade, em um filme contado de forma simples e linear, por um reinventado Aronosfki, mas que consegue ao mesmo tempo complexidade e profundidade nos anseios e angústias de seus personagens.

NOTA 8,0

FIQUE DE OLHO

1-O próximo filme de Darren Aronofski é RoboCop, ainda em produção, previsto para estrear em 2010, com roteiro de David Self (Estrada para Perdição).

2-Mickey Rourke está escalado para 10 filmes até 2010, entre eles, 13, Sin City 2 e Homem de Ferro 2, todos previstos para estrear em 2010.

3-Evan Rachel Wood participará de Sucker Punch, novo filme de Zack Snyder (Watchmen), reiventando Alice no País das Maravilhas.

2 comentários:

  1. Anônimo6:34 PM

    "Calma! Isso aqui é apenas uma encenação!"

    É ... geralmente é assim nos FILMES.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6:38 PM

    Ah, quero mais detalhes sobre:

    http://cineinblog.atarde.com.br/?p=690

    ResponderExcluir