Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 15, 2015

A ESTRADA 47

(A Estrada 47)
Brasil-Itália-Portugal/2013
De Vicente Ferraz (El último comandante)
Com Daniel de Oliveira, Sergio Rubini, Thogun, Francisco Gaspar, Ivo Canelas, Richard Sammel
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1841490/?ref_=fn_al_tt_1
Guerra

                Um grupo de pracinhas brasileiros que lutam na Itália na Segunda Guerra Mundial foge de seu posto de observação. Enquanto se deparam com um jornalista, um desertor italiano e um desertor alemão pelo caminho, eles decidem desarmar  a estrada 47, para possibilitar a passagem de tropas aliadas.

Confira abaixo o trailer do filme:


           
             O filme, vencedor do Festival de Gramado do ano passado, finalmente retrata a participação brasileira na Segunda Guerra Mundial, tema praticamente inexistente na filmografia do país. Para isso, o cineasta Vicente Ferraz (diretor e roteirista da trama), mostra um grupo de soldados em ação perto de Monte Castelo (principal local de batalha dos nossos pracinhas). O grupo pode soar bastante clichê, mas os personagens são tão bem trabalhados que acabam por conquistar o espectador.













Encontramos um bastardo inglório!

                O começo da trama é lenta e poderia ser melhor trabalhada, tanto nos diálogos quanto nas cenas iniciais que são o ponto inicial que motiva toda a trama. Passado esse momento inicial, o filme brilha com a ideia bastante interessante de um encontro entre desertores: os próprios brasileiros, um italiano e um alemão.
                Além disso, o filme mostra a todo momento os questionamentos sobre os motivos da existência de uma guerra e o papel do Brasil na empreitada. O filme claramente não aposta em muitas cenas de ação (comum na maioria dos filmes de guerra hollywoodianos) para discutir mais o relacionamento entre o grupo, os comportamentos diante de uma guerra e a personalidade de cada um dos personagens, se aproximando mais de filmes como “Além da Linha Vermelha”, de Terrence Malick.
                “A Estrada 47” prova que os filmes nacionais podem investir em outros temas. Pode haver falhas de roteiro, porém tecnicamente o filme é excelente, com destaque para a fotografia e direção de arte. Um filme que seria digno de Oscar de filme estrangeiro.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário