Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, março 28, 2012

JOGOS VORAZES

JOGOS VORAZES
(The Hunger Games)
EUA/2012
De Gary Ross (A Vida em Preto e Branco, Seabiscuit - Alma de Herói)
Com Stanley Tucci, Wes Bentley, Jennifer Lawrence, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Josh Hutcherson, Woody Harrelson, Toby Jones, Lenny Kravitz, Donald Sutherland
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1392170/
Ação

Em um futuro onde a população é controlada por um governo totalitário, a Capital seleciona todo ano dois jovens de cada um dos 12 distritos para que lutem até a morte, sobrando apenas um vencedor. O jogo brutal é visto por todos através da televisão. No distrito 12, Katniss Everdeen se oferece para ir no lugar da irmã, que fora sorteada.

Confira abaixo o trailer do filme (o Youtube bloqueou a incorporação do vídeo):
http://www.youtube.com/watch?v=ZmyEE1UIKcY


           Baseado na trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins, o filme chega para suprir a ausência de "Harry Potter" e "Crepúsculo". O que se vê é um longa bem superior à saga da indefesa Bella, por apostar em uma trama mais forte, complexa e com influências claras de temas modernos, como a influência da mídia, o controle do governo perante à população e sobretudo, a onda de reality shows que ocorrem no mundo.












"Não se preocupe, acabei de sair da Zumbilândia, então você pode conseguir também!"


         O elenco é extremamente competente, a começar pela protagonista Jennifer Lawrence (indicada ao Oscar por seu papel em "Inverno da Alma"). O que parece não ter dado muito certo é o andamento da história. O universo criado por Suzanne Collins é visto de forma superficial, onde os temas interessantes como o governo totalitário e as características dos distritos (mesmo o 12, lar da protagonista do filme) não são explorados como deveriam. Os personagens dos mais diversos distritos também não são apresentados de uma forma com que o espectador consiga diferenciá-los pelas suas personalidades e costumes diferentes.
"Jogos Vorazes" é um bom entretenimento, não ofende a inteligência do espectador, como a saga Crepúsculo, mas também não consegue criar um universo suficientemente interessante neste primeiro filme. A história, que tem uma premissa não muito original, poderia ter um alcance maior caso investisse na crítica à sociedade moderna que "V de Vingança", só pra citar outro blockbuster, soube explorar de forma genial.

NOTA 7,0

1 comentários: