Pages

Ads 468x60px

sábado, setembro 02, 2006

RANKING FRASES JULHO / RESENHA DE FILMES 9

MELHOR

1°) Donnie Darko, de Kevin Smith – 8
_ Por que você está vestindo esta fantasia ridícula de coelho?
_ E porque você está vestindo esta fantasia ridícula de homem?


2°) 1492, A Conquista do Paraíso, de Ridley Scott - 3
A vida tem mais fantasias que nossos próprios sonhos.

3°) O Homem-Elefante, de David Lynch - 2
As pessoas se assustam com as coisas que não compreendem.

PIOR

1°)Quase Famosos, de Cameron Crowe – 7
Estou contando segredos pro único cara que eu nao devia contar!

2°)Pi, de Darren Aronófski – 3
Quando a pessoa abandona o rigor científico,deixa de ser um matemático pra se tornar um numerólogo.

3°)King Kong, de Peter Jackson - 2
Foi a Bela que matou a Fera.
A primeira colocada da melhor frase e a primeira colocada da pior frase estão classificadas para a disputa da melhor e pior do ano.
Confira abaixo três resenhas de filmes cujas frases estavam na disputa:

RESENHA DE FILMES 9

O HOMEM-ELEFANTE
De David Lynch
Com John Hurt, Anthony Hopkins
Drama
A história de John Merrick, que nasceu com uma deformação no rosto e no corpo que o faz ficar semelhante a um elefante. Completamente solitário, é utilizado por um homem ganancioso como aberração em um circo. Mas sua vida sofrerá mudanças quando um médico começar a se interessar pela sua condição e ajudá-lo a melhorar de vida.
Todo filmado em preto e branco, o filme consegue emocionar sem ridicularizar, algo extremamente complicado. Mas David Lynch mantém sua marca registrada e com a ajuda das brilhantes atuações de Hurt e Hopkins, faz com que a trama, um tanto lenta no início, chame a atenção pelas humilhações sofridas por Merrick e pelo dilema do médico ("quero ajudar ou apenas ganhar fama e dinheiro tal qual o explorador do circo?"). O filme ainda aborda temas universais como a capacidade de adaptação do homem quanto ao que é certo ou errado. Dependendo das circunstâncias, o homem-elefante era visto como um símbolo a ser cuidado ou como um monstro a ser evitado. Ambição, orgulho, medo, incompreensão, dignidade, dedicação e amor. Todos esses pontos são vistos nesse triste e bonito filme indicado merecidamente a 8 Oscars.
NOTA 8,5

2001 - UMA ODISSÉIA NO ESPAÇO
De Stanley Kubrick
Com Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester,Daniel Richter
Ficção
A trajetória de uma missão intergaláctica rumo ao planeta Júpiter. A medida que a viagem vai passando, os astronautas Dave Bownam e Frank Poole se vêem a complicações que impedem o curso normal dos acontecimentos, pois o computador HAL 9000, tido como perfeito, comete um equívoco e devido a seu orgulho, pretende eliminar todos os membros da tripulação para encobrir seu erro.
O clássico de Stanley Kubrick, baseado no livro de Arthur C. Clarke, virou influência pra dezenas de publicações, incluindo livros e filmes. Foi considerado o "Big Bang dos filmes de ficção científica" por ninguém menos que Steven Spielberg. O filme, de 1968, tem uma fotografia incrível, ainda mais se considerarmos a época em que foi feito. Da época dos macacos até a era espacial, temos uma visão da evolução humana. Podemos ver também a dependência para as máquinas, em especial aos computadores. Normalmente as obras-primas são consideradas como tal por se encontrarem muito a frente de seu tempo. 2001 tem essa característica, mas talvez o estilo denso e arrastado de Kubrick (algo visivelmente presente em outras de suas obras, como O Iluminado e De Olhos Bem Fechados) possa ter tirado um pouco o brilho da visionária trama. O desfecho até hoje é alvo de inúmeras teorias. O início é arrebatador, inovador e surpreendente de tão simples (prepare-se pra conhecer o que era o mundo em seu início nos primeiros minutos de filme,ou seja, o nada). E ainda temos a música hipnótica de Howard Shore povoando o ambiente espacial. Só não espere ver dinamismo e as inevitáveis cenas de ação dos filmes de ficção atuais. Afinal, 2001 pode ser considerado como um drama da ambição e curiosidade humana rumo ao desconhecido. Tecnologia e humanismo se confrontam e se assemelham nessa trama indicada a 4 Oscars.
NOTA 6,0
TRAINSPOTTING,SEM LIMITES
De Danny Boyle
Com Ewan McGregor,Ewen Bremmer,Jonny Lee Miller,Robert Carlyle
Drama
Baseado no livro de Irvine Welsh, o filme conta a trajetória de um grupo de adolescentes escoceses. Para livrar-se do tédio, Renton, Spud, Sick Boy, Tommy e Begbie,moradores de um bairro de classe média, mergulham nas drogas. Renton, personagem de McGregor, protagoniza o drama. Ele tenta se livrar da heroína, mas volta ao vício por causa dos amigos. O destino dos cinco sofrerão várias reviravoltas.
Poucas vezes a rotina de um grupo de pessoas que se vêem a volta com as drogas foi contada de modo tão realístico e chocante. Uma trama dinãmica, que discute um tema polêmico sem cair no lugar comum de outros filmes do gênero. Tanto que algumas cenas parem deixar de ser ficcionais para tornarem-se documentaristas. Diálogos inteligentes, interpretações seguras e uma direção contudente de Boyle (do igualmente eficiente Cove Rasa). Curiosamente, Holywood abriu as portas para Boyle fazer o filme de zumbis Extermínio.
NOTA 8,5

5 comentários:

  1. Anônimo1:45 AM

    Não entendi nada! Tu fala bem do filme e dá 6,5! Por isso quase famosos merece 10 ! Este humor é de...

    ResponderExcluir
  2. Anônimo1:58 AM

    6 ... q seja

    ResponderExcluir
  3. Ah, sim... Ia dizer no outro post, mas acabei demorando demais =-P

    A frase do Trainspotting faz toda a diferença naquela abertura! =-)

    A parte que eles falam de política, sobre serem "dominados" pelos ingleses é mto boa! podia ter entrado p'rá disputa =-)

    Até mais!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo1:14 PM

    Parabens irmão!! Tá muito bom!

    Precisamos mostrar seu blog para pessoas que trabalham no meio cinematográfico!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo12:17 AM

    um único conselho: estude mais ... bem mais msm.. antes de comentar algo!

    ResponderExcluir