Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, outubro 13, 2010

TROPA DE ELITE 2

TROPA DE ELITE 2 - O INIMIGO AGORA É OUTRO
(Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é Outro)
Brasil/2010
De José Padilha
Com Wagner Moura, André Ramiro, Milhem Cortaz, Irandhir Santos, Maria Ribeiro, Sandro Rocha
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1555149/
Policial


O Capitão Nascimento é expulso do Batalhão de Operações Especiais (Bope) e torna-se subsecretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro. Dividido entre a pacificação na cidade e a educação de seu filho adolescente, Nascimento vê-se envolvido em uma trama de manipulações políticas, milícia e corrupção, que ultrapassa as fronteiras do tráfico de drogas.

Confira o trailer do filme abaixo:



Padilha junta novamente a dupla famosa pela montagem e roteiro de Cidade de Deus, respectivamente Daniel Rezende e Bráulio Mantovani. O resultado é um filme diferente do primeiro, que focava o confronto entre polícia e bandido. Dessa vez, o filme apresenta uma série de sutilezas que trazem mais reflexão e complexidade à trama. Não há tantas cenas de ação e violência quanto o primeiro, mas as que aparecem são necessárias, não parecendo exageradas ou sem contexto.
Ao misturar a política com a guerra ao tráfico, Padilha mexe com o imaginário social novamente, em plena época de eleições. Não há como não reconhecer certas cenas como pertencentes à realidade brasileira, inclusive em alguns dos personagens. A maior presença de diálogos e cenas de bastidores (com os inevitáveis bordões!) eleva o filme ao status de thriller político tal qual as tramas de Costa-Gravas.














Nascimento: agora em outra função!

Nascimento é mais do que nunca uma espécie de representante do povo brasileiro contra o sistema que o oprime. A figura heróica do personagem de Wagner Moura demonstra fúria, indignação e até mesmo perplexidade, ao descobrir que sua luta é mais complexa do que ele havia percebido até então. Afinal, os bandidos nem sempre estão nos morros. Muitas vezes podem estar trabalhando na sala ao lado.
Destaque também para Sandro Rocha, que quase rouba a cena de Wagner Moura, e Irandhir Santos, como um defensor dos direitos humanos, que rivaliza com Nascimento, a quem ele chama de fascista. Tropa de Elite 2 já faz história, sendo a quarta melhor estréia de todos os tempos nos cinemas brasileiros, só perdendo para "Homem-Aranha 3", "Lua Nova" e "Homem-Aranha 2". Bastante merecido para um filme que nos faz refletir sobre temas que nem sempre são abordados da forma como tem que ser.

NOTA 9,5

3 comentários:

  1. Renan Barros11:07 PM

    Filmaçoooooooooo

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o filme. Apesar de apelar para a violência, essa já faz parte do nosso cotidianio, embora não queiramos discutir sobre isso, mas sim sobre a babá q não tratou bem da criança, da filha rica que tentou se livrar dos pais, etc etc etc

    ResponderExcluir
  3. Lembrando que Tropa de Elite é a quarta melhor estréia de todos os tempos em bilheteria. Apesar dos 3 filmes que estão na frente dele serem bastante inferiores rs

    Abs

    Warny

    ResponderExcluir