Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, abril 04, 2012

HELENO

HELENO
(Heleno)
Brasil/2011
De José Henrique Fonseca (O Homem do Ano)
Com Rodrigo Santoro, Aline Moraes, Herson Capri, Othon Bastos
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1720114/
Drama

A história de Heleno de Freitas, um dos maiores jogadores do Botafogo, que tinha um perfil polêmico dentro e fora do campo, com sua personalidade agressiva e controvertida.

Confira abaixo o trailer do filme:




        Com roteiro não linear e bela fotografia em preto e branco, "Heleno" é uma das grandes surpresas do cinema brasileiro atual, com atuação arrebatadora de Rodrigo Santoro, algo que não se via desde os tempos de "Bicho de Sete Cabeças".
Aproveitando a conturbada história do craque, o cineasta José Henrique Fonseca coloca em primeiro plano a personalidade de Heleno e não somente a carreira como jogador de futebol, exemplificado na frase repetida por Heleno: "Não sou um jogador de futebol, sou um jogador do Botafogo". O Heleno que se encontra internado em um sanatório, completamente afastado da mídia, contrasta de forma impactante com o Heleno famoso, que saía diariamente nos jornais tanto por seus gols como por suas polêmicas. Santoro consegue passar para o espectador todas as angústias e características do personagem em ambas as fases.




"Será que o Botafogo dessa vez vai ser campeão?"


         A trama apresenta cenas que adquirem uma realidade impressionante que demonstra os defeitos (toda a arrogância e agressividade do megalomaníaco Heleno) e as qualidades (sua paixão pelo Botafogo e por jogar futebol não pelo dinheiro mas sim em busca da glória e satisfação pessoal) do protagonista.
"Heleno" é mais que uma biografia, é um filme sobre a obsessão de um personagem, os caminhos por onde ele percorre e as conseqüências de seus atos impensados. Do modo como foi roteirizado e com uma trilha sonora bastante adequada, a história é contada de forma quase poética, tornando-se obrigatório em meio a tantas comédias televisivas e sem profundidade que se vê no cinema brasileiro atual.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário