Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, abril 06, 2012

UM MÉTODO PERIGOSO


UM MÉTODO PERIGOSO
(A Dangerous Method)
EUA/2011
De David Cronenberg (Scanners - Sua Mente Pode Destruir, A Mosca, Videodrome, Marcas da Violência, Senhores do Crime)
Com Keira Knightley, Michael Fassbender, Viggo Mortensen, Vincent Cassel
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1571222/
Drama

A história da relação entre o psiquiatra Carl Jung e uma de sua pacientes, Sabina Spielrein, tendo Sigmund Freud como parte envolvida da trama, na época em que começava a desenvolver a psicanálise.

Confira abaixo o trailer do filme:




        Cronenberg sempre foi um diretor adorador dos instintos humanos. Em seus filmes mais viscerais, nota-se claramente tal característica, seja no aspecto da violência (Marcas da Violência), sexual (Videodrome) ou animalesco (A Mosca). Mesmo em filmes mais "calmos", como "M.Butterfly" ou "Spider - Desafie Sua Mente", o estudo do instinto humano está presente. Nesse "Um Método Perigoso", também não é diferente.
Os personagens, sejam psiquiatras ou pacientes, se misturam e confundem, tornando-se ora o sujeito que estuda ora o foco de estudo. Torna-se evidente quando a paciente em crise Sabina Spielrein revela seu sonho de se tornar psiquiatra. Outra cenário importante é o paciente de Jung, Otto Gross, que acaba por fazer as vezes de psicólogo do próprio Carl Jung.














"Por que você saiu da Terra-Média?"
"Queria estudar mutantes..."

         Logicamente tendo Jung e Freud envolvidos no tratamento de Sabina, há espaço também para a abordagem do começo de desenvolvimento da psicanálise. Vemos Freud acreditar que Jung pode ser seu sucessor, aquele que conseguirá difundir suas ideias. Em contrapartida, ele também acredita que tais ideias continuarão sendo questionadas durante muito tempo.
O novo filme de Cronenberg pode não agradar a todos, mas tem vários trunfos. Consegue ser ao mesmo tempo biográfico e profundo em sua investigação dos personagens. E ainda tem a interpretação arrebatadora de seus quatro protagonistas, com destaque para o otto Gross de Vincent Cassel.

NOTA 9,0

2 comentários: