Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, abril 23, 2012

SHAME

SHAME
(Shame)
Reino Unido/2011
De Steve McQueen (Hunger)
Com Michael Fassbender, Carey Mulligan, James Badge Dale, Nicole Beharie
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1723811/
Drama

Na cidade de Nova York, um sujeito vive atormentado por colocar sua vida sexual em primeiro plano. Quando sua irmã chega para conviver no mesmo ambiente que ele, sua vida passa a ficar mais atormentada.

Confira abaixo o trailer do filme:




       O filme do artista plástico Steve McQueen é mais um retrato de um personagem que uma história. Tudo, a princípio, gira em torno de Brandon Sullivan e seu vício. A relação com a irmã, com seu trabalho, sua vida social, os lugares em que frequenta ou é levado a eles por simples instinto.













"Tenha educação! Você está falando com o Magneto!"


        A trama segue pelos caminhos tortuosos de Brandon, mostrando o misto de desespero e inércia do personagem aos seus instintos. Nesse ponto, há um estudo profundo do personagem, do ponto de vista psicológico e sociológico. A chegada de sua irmã, Sissy, no ambiente em que estava acostumado a ser senhor absoluto e ao mesmo tempo um refúgio para os seus incontroláveis hábitos, faz com que sua rotina seja interrompida.
A partir de então, o filme passa curiosamente pelos problemas da irmã do protagonista, mas sempre relacionados aos de Brandon. E o grande trunfo do filme mostra mesm oser as brilhantes interpretações de Michael Fassbender (que merecia pelo menos uma indicação ao Oscar desse ano) e Carey Mulligan (que em "Educação" já mostrou seu talento).
Steve McQueen consegue passar sentimentos, reflexões e desejos dos personagens, porém o que parece faltar em "Shame" é o modo como contar uma história, um jeito de filmar que motive o espectador a acompanhar atenciosamente, não importando qual é o tema. Nesse caso, o distúrbio estudado parece chamar mais a atenção do que outros aspectos. De qualquer forma, é o suficiente para que mais essa incursão de McQueen no cinema seja recomendada.

NOTA 7,0


0 comentários:

Postar um comentário