Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, março 15, 2013

DENTRO DA CASA

DENTRO DA CASA
(Dans la maison)
França/2012
De François Ozon (8 Mulheres, Swimming Pool - À Beira da Piscina, O Amor em 5 Tempos, Potiche - Esposa Troféu)
Com Fabrice Luchini, Ernst Umhauer, Kristin Scott Thomas, Emmanuelle Seigner
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1964624/
Drama

               Germain é um professor desiludido com suas turmas que mal sabem redigir uma redação. Ele fica surpreso quando um aluno, Claude, escreve uma história perfeita do ponto de vista gramatical e ortográfico. O professor descobre então que o aluno deseja contar uma história que ele supostamente está vivenciando, que consiste em forçar uma amizade com outro aluno para entrar na intimidade da família dele. Germain se vê completamente imerso na história, estimulando Claude a causar mais situações com a família do novo amigo dele.

Confira no link abaixo o trailer do filme:

http://www.youtube.com/watch?v=WcxbxKQ_TAg


               O filme francês surge como uma das melhores tramas do ano passado. O misto de tensão e curiosidade extrema vivida pelo professor é passada para o espectador, que parece compartilhar o desejo de que o aluno entre cada vez mais no seio de uma família que parecia perfeita, mas na verdade não é tanto assim.












"Será que estão vendo Simpsons?"


                Aos poucos, notamos que o professor tende a manipular o aluno para que ele escreva mais o texto viciante,o que significa novas investidas na amizade forjada com o outro aluno, na obsessão pela mãe deste e pela repulsa ao marido dela. Só que na verdade o aluno também exerce um poder de manipulação ao professor, sempre caminhando por vertentes que ele sabe que o professor vai se interessar e exigir um aprofundamento da situação.
                Essa disputa permeia toda a trama, inclusive com dúvidas a respeito da veracidade da história do aluno. O efeito dúbio dos personagens e das histórias contadas por eles, fazem com que o espectador fique atento a todo momento, trazendo reflexões sobre os conflitos sociais e éticos que surgem durante todo o filme.

NOTA 9,5

0 comentários:

Postar um comentário