Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, dezembro 24, 2014

BOYHOOD: DA INFÂNCIA À JUVENTUDE

(Boyhood)
EUA/2014
De Richard Linklater (Antes do Amanhecer, Antes do Pôr do Sol, Antes da Meia-Noite, Escola de Rock, O Homem Duplo)
Com Ellar Coltrane, Patricia Arquette, Lorelei Linklater, Ethan Hawke
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1065073/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                A história do garoto Mason, dos 5 aos 18 anos, passando por todas as mudanças da vida dele, família e amigos.

Confira abaixo o trailer do filme:



               O diretor Richard Linklater sempre gostou de inovar em seus longas, trazendo sempre a questão do tempo e da realidade, como pode-se verificar na trilogia composta por “Antes do Amanhecer”, “Antes do Pôr do Sol” e “Antes da Meia-Noite”, contando a história de um casal em que cada filme tem um intervalo de 9 anos entre eles.













Vou contar como eu conheci uma garota em um trem da Europa...

             Desta vez, o diretor lança uma história filmada ao longo de 12 anos, mostrando definitivamente como o tempo e a realidade são inerentes ao ser humano, mostrando na tela, sem maquiagens, em tempo real, o processo de envelhecimento e mudança na vida dos protagonistas. No filme, o importante não são os principais momentos na vida de Mason, nem fatos extraordinários que por si só poderiam render um filme clássico. Linklater prefere mostrar as pequenas coisas que formam o caráter e a personalidade do ser humano.
                O espectador então vê na tela as mudanças de residência, os dias em que o pai divorciado passa com os filhos, as conversas com as garotas e não necessariamente o primeiro beijo ou qualquer outro marco. Assim, “Boyhood” acaba criando um painel da vida de cada um, pela realidade com que cada cena se apresenta.
                O projeto em si é tão ousado e impactante que já merece os aplausos de todos. Porém, há alguns equívocos que prejudicam a apreciação do filme pelo espectador. O mais grave deles é sua duração: as quase três horas de filme acabam por deixar a história monótona e desinteressante após certo tempo. O protagonista vivido por Ellar Coltrane não é nada expressivo, o que também compromete a condução da história. Em compensação, seus pais vividos por Ethan Hawke e Patricia Arquette estão muito bem cotados para uma indicação ao Oscar.
                “Boyhood” tinha tudo para ser uma obra prima de Linklater, porém peca pelos excessos e só garante ser um bom filme puxado pela ótima premissa e empenho de seus realizadores.

NOTA 7,5

0 comentários:

Postar um comentário