Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, março 09, 2015

TANGERINES

(Mandariinid)
Estonia - Georgia/2013
De Zaza Urushadze (Ak tendeba, Sami Sakhli)
Com Lembit Ulfsak, Elmo Nüganen, Giorgi Nakashidze
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2991224/?ref_=nv_sr_1
Drama

                Durante a guerra na Georgia, região de Apkhazeti, um estoniano chamado Ivo se recusa a abandonar suas terras, ajudando seu vizinho Margus a cuidar de uma plantação de tangerinas. Quando dois soldados são feridos, ele começa  a cuidar deles.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
               O indicado ao Oscar de filme estrangeiro pela Estônia é um verdadeiro estudo de reflexão sobre a divergência de opiniões durante uma guerra. E o que leva duas pessoas que poderiam ser amigos a terem opiniões tão diversas a ponto de quererem matar um ao outro. O conceito de guerra é questionado do começo ao final deste espetacular filme.












Nenhum dos lados desta guerra vão roubar estas tangerinas!

                A trama segue os passos de um velho agricultor e seu vizinho que não veem problema em permanecer nas suas terras, que servem de campo de guerra a dois povos antagônicos, em busca de expansão territorial. A guerra poderia ser ficção, mas é um retrato real e recente.
                Só que os protagonistas e a tal plantação de tangerinas servem mais como mediadores para a verdadeira e sensacional história: dois soldados que são feridos e acabam por serem tratados na mesma casa. Só que eles estão em lados opostos na guerra. “Tangerines”, só com essa premissa, já torna-se superior a um monte de filmes de guerra que tentam retratar os horrores e a falta de sentido de algumas divergências que levam as pessoas a se tornarem inimigas de guerra, esquecendo-se que elas fazem parte de um grupo muito maior e mais importante, o de seres humanos.

NOTA 9,5

0 comentários:

Postar um comentário