Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, dezembro 09, 2013

CAPITÃO PHILLIPS

(Captain Phillips)
EUA/2013
De Paul Greengrass (A Identidade Bourne, O Ultimato Bourne, Vôo United 93, Zona Verde)
Com Tom Hanks, Catherine Keener, Barkhad Abdi, Barkhad Abdirahman
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1535109/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

 A história baseada em fatos reais da ação de quatro piratas somalis que invadem um navio cargueiro americano que passava perto da costa africana. O capitão Phillips tenta então proteger sua tripulação dos invasores.

Confira abaixo o trailer do filme:


                  A trama tem dois grandes trunfos: a brilhante interpretação de Tom Hanks, como o protagonista e a experiência de Paul Greengrass em filmes do gênero. Tal qual o ótimo “Vôo United 93”, em que mostrou a invasão de terroristas em um dos aviões americanos no 11 de setembro, o cineasta agora fala da invasão a um navio, porém a tensão é bastante similar.

 









Ninguém vai acreditar que meu navio foi atacado por piratas somalis!

                A história não se limita a falar apenas de eu protagonista e do ponto de vista do navio assaltado. Pelo contrário, no início do filme vemos as preparações de ambos os lados. Phillips sempre preocupado com a família e tentando treinar uma nova tripulação inclusive nos padrões de segurança e os piratas somalis preparando os barcos para o ataque. As dúvidas e apreensões dos dois grupos são fundamentais para criar a atmosfera tensa a partir de então.
                Tom Hanks (cotado para o próximo Oscar juntamente com Hugh Jackman e Forest Whitaker) entrega-se no personagem, que tenta a todo custo entender o posicionamento dos criminosos para conseguir obter algum trunfo, não se limitando apenas ao desespero. Ele existe sim, mas a todo custo Phillips precisa controlá-lo. Essa luta tanto interna quanto externa faz com que a interpretação do astro seja uma das melhores do ano.
                “Capitão Phillips” é uma aventura inovadora (afinal, quantas vezes já se falou de pirataria moderna nos cinemas?) e pautada entre dois grupos antagonistas: o navio americano “rico” e o barco de ataque de somalis pobres. E como afirma Phillips em certa aprte do filme, se os criminosos roubam milhões, porque continuam roubando? Uma realidade que vem à tona nesse ótimo filme de Greengrass.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário