Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, junho 02, 2014

TOP 11 - ATORES COM PERSONAGENS ICÔNICOS

Alguns atores tem a sorte de emplacarem um personagem muito icônico na carreira, aquele que transcende o filme e vai parar no imaginário social das pessoas, vira cultura pop, participa de franquias milionárias e é lembrado por muitos anos através de aparições em lembranças, listas de fãs de cinema e outros itens de colecionadores. O que dizer então daqueles atores que conseguem emplacar vários personagens icônicos?

1°) HARRISON FORD
Personagens mais icônicos: Han Solo (Trilogia Star Wars – Episódios IV, V e VI), Rick Deckard (Blade Runner – O Caçador de Andróides), Indiana Jones (Quadrilogia Indiana Jones), Jack Ryan (“Jogos Patrióticos” e “Perigo Real e Imediato”).

Pelo menos em 10 filmes, Harrison Ford marcou presença com 4 personagens marcantes para a história do cinema. No final da década de 70, começou a franquia Star Wars com Han Solo. Durante a década de 80, interpretou o arqueólogo mais famoso do cinema, além do caçador de replicantes no cultuado Blade Runner. E na década de 90 ainda encarnou Jack Ryan, famoso personagem dos livros. E ainda está previsto repetir a dose em Indiana Jones 5  e Star Wars – Episódio VII, filmes já anunciados. Além disso, participou da adaptação do conceituado livro “Ender’s Game: O Jogo do Exterminador” e está com presença certa em “Os Mercenários 3”.



2°) SAMUEL L.JACKSON
Personagens mais icônicos: Jules Winnfield (Pulp Fiction: Tempo de Violência); Mace Windu (Trilogia Star Wars – Episódios I, II e III), Elijah Price (Corpo Fechado), Nick Fury (Homem de Ferro, Capitão América, Os Vingadores), Pat Novak (RoboCop)

O eclético ator acumula mais de 150 filmes e é praticamente sinônimo de cultura pop, algo que começou praticamente com seu personagem em “Pulp Fiction”. Depois, simplesmente participou de Star Wars e é nada menos que Nick Fury na série de franquias da Marvel. Sem falar do vilão mais que icônico de “Corpo Fechado”, um dos melhores filmes de M.Night Shyamalan e do apresentador manipulativo Pat Novak, de Robocop. Está garantido no próximo filme dos Vingadores, subintitulado “A Era de Ultron”, além de já ter sido anunciado um filme solo de Nick Fury.





3°) ROBERT DOWNEY JR.
Personagens mais icônicos: Chaplin (Chaplin); Tony Stark (Trilogia Homem de Ferro, Os Vingadores); Sherlock Holmes (Sherlock Holmes e Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras)

Robert Downey foi aclamado pela crítica como Chaplin na década de 90 e depois de passar por problemas particulares, deu uma guinada na carreira fazendo dois personagens dos mais famosos no cinema atual: Homem de Ferro e Sherlock Holmes. Ainda sobra tempo para ótimas interpretações como Kirk Lazarus, de “Trovão Tropical” e Peter Highman, de “Um Parto de Viagem”. Está filmando “Os Vingadores: A Era de Ultron” e já foi anunciado na terceira parte da franquia Sherlock Holmes.



4°) IAN MCKELLEN
Personagens mais icônicos: Magneto (Trilogia X-Men, X:Men: Dias de um Futuro Esquecido); Gandalf (Trilogia O Senhor dos Anéis, Trilogia O Hobbit); Kurt Dussander (O Aprendiz)

O ator interpreta em nada menos que 10 filmes, 2 personagens que já estão no imaginário de uma multidão de fãs: o vilão Magneto e o mago Gandalf! Só nestes filmes estamos falando de uma arrecadação nas bilheterias de mais de 3 bilhões de dólares! Sem falar que os personagens são icônicos em duas mídias diferentes: um nas histórias em quadrinhos e o outro no best-seller de J.R.R.Tolkien! Sir Ian McKellen até tem personagens muito fortes como Kurt Dussander, de “O Aprendiz” e Sir Leigh Teabind de “O Código da Vinci”, mas acabam ficando em segundo plano. Vai marcar presença em “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”, que fecha a trilogia da aventura de Bilbo Bolseiro.


5°) HUGO WEAVING
Personagens mais icônicos: Agente Smith (Trilogia Matrix), Elrond (Trilogia O Senhor dos Anéis, Trilogia O Hobbit), V (V de Vingança), Caveira Vermelha (Capitão América: O Primeiro Vingador)

O nome nem muitas vezes óbvio de lembrar é do ator que é responsável por 4 personagens muito importantes do cinema, cada um totalmente diferente um do outro! Hugo Weaving faz um dos maiores vilões da Marvel, o Caveira Vermelha, interpreta o protagonista da adaptação da HQ de V de Vingança, é o inesquecível Agente Smith de Matrix e ainda por cima interpreta o elfo Elrond nas adaptações de “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”! Com tanto personagem famoso, o público até se esquece de outros como uma drag queen de “Priscilla: A Rainha do Deserto” e seus multi-personagens (são seis!) em “A Viagem”. Também vai marcar presença em “O Hobbit: A Batalha dos Cinco Exércitos”.


6°) PATRICK STEWART
Personagens mais icônicos: Capitão Jean-Luc Picard (Série Jornada nas Estrelas: A Nova Geração, Filmes Jornada nas Estrelas Generations, Primeiro Contato e Insurreição), Professor Charles Xavier (Trilogia X-Men, X-Men: Dias de um Futuro Esquecido)

É muito difícil personagem tão icônico quanto o Capitão Jean-Luc Picard, de Star Trek. Só mesmo o capitão anterior, Kirk, interpretado por William Shatner. E Patrick Stewart conseguiu um personagem a altura quando decidiu fazer também o Professor Charles Xavier, mais um ícone, dessa vez dos quadrinhos. Os personagens são tão fortes que é difícil lembrar de algum outro filme que o ator inglês esteja interpretando outro personagem, e olha que ele faz filmes desde a década de 60! Destaque para os filmes “Os Franco-Atiradores” e “Teoria da Conspiração”.








7°) JOHNNY DEPP
Personagens mais icônicos: Edward Mãos de Tesoura (Edward Mãos de Tesoura), Ed Wood (Ed Wood), Jack Sparrow (Quadrilogia Piratas do Caribe), Sweeney Todd (Sweeney Todd)

O ator é um daqueles que é icônico por natureza! Além de engrenar uma franquia milionária que é Piratas do Caribe, ainda compõe personagens inesquecíveis como Ed Wood, Edward Mãos de Tesoura, Donnie Brasco, o detetive Ichabod Crane, de “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”, o inspetor Frederick Abberline, de “Do Inferno”, o cabelereiro assassino Sweeney Todd e o Chapeleiro Louco de “Alice no País das Maravilhas”. Isso só para falar dos personagens mais icônicos, que na interpretação de Johnny Depp, tornam-se ainda mais excêntricos! E Jack Sparrow está escalado para mais uma aventura em “Piratas do Caribe: Os Mortos não Contam Histórias”.

         
                                        

        


8°) DANIEL DAY LEWIS
Personagens mais icônicos: Christy Brown (Meu Pé Esquerdo), Hawkeye (O Último dos Moicanos), Gerry Conlon (Em Nome do Pai), Bill “The Butcher” Cutting (Gangues de Nova York), Daniel Plainview (Sangue Negro), Abraham Lincoln (Lincoln)

O ator nunca participou de uma franquia nem interpretou personagens famosos de histórias em quadrinhos, por exemplo. Porém, falou em personagem icônico aclamado pela crítica, já se pensa em Daniel Day Lewis. Não à toa, foi indicado a 5 Oscar, vencendo 3 vezes! Ele praticamente é um ator camaleônico, no qual é até difícil você ligar o mesmo ator a todos os seus personagens, tamanha é a incorporação que ele faz. Ele se dedica tanto a um personagem que sua média de filmes, em mais de 30 anos de carreira, é de menos de 1 filme por ano! Destaque para Christy Brown, de “Meu Pé Esquerdo” e Daniel Plainview”, de “Sangue Negro”.



9°) JACK NICHOLSON
Personagens mais icônicos: R. P. McMurphy (Um Estranho no Ninho), Jack Torrance (O Iluminado), Coringa (Batman), Frank Costello (Os Infiltrados)

Jack Nicholson é outro que não participa de franquias milionárias, mas conquista o público e a crítica com personagens inesquecíveis e emblemáticos, como em “Um Estranho no Ninho” e “O Iluminado”. Aliás, na adaptação da obra de Stephen King, o seu personagem, Jack Torrance, com o visual enlouquecido, perseguindo todos com um machado, é uma das cenas memoráveis do cinema. Destaque também para dois personagens em sua incurso pela comédia, Melvin Udall, de “Melhor é Impossível” e Harry Sanborn, de “Alguém tem que Ceder”.








10°) GARY OLDMAN
Personagens mais icônicos: Drácula (Drácula de Bram Stoker), Dr.Zachary Smith (Perdidos no Espaço: O Filme), Jean-Baptiste Emanuel Zorg (O Quinto Elemento), Sirius Black (Franquia Harry Potter), Jim Gordon (Trilogia Batman)

Gary Oldman é outro ator camaleônico, cujos personagens são totalmente diferentes um do outro. Consegue aliar ótimas interpretações tanto em filmes não comerciais, como George Smiley, de “O Espião Que Sabia Demais” quanto em superproduções como o Dr. Denett Norton, de “RoboCop”. Seus maiores sucessos de bilheteria são as recentes franquias Harry Potter, como o padrasto do bruxo, e na trilogia Batman, de Christopher Nolan, onde interpreta o famoso Comissário Gordon. E o ator vai interpretar o personagem Dreyfus em “Planeta dos Macacos: O Confronto”, próximo filme da franquia.






11°) SILVESTER STALLONE
Personagens mais icônicos: Rocky (Franquia Rock), John Rambo (Franquia Rambo), Barney Ross (Os Mercenários)

Stallone é sinônimo de filmes de ação. E dificilmente há no gênero dois personagens tão icônicos quanto Rocky e Rambo. Durante a carreira de Stallone, esses personagens sempre foram muito presentes, além de seus personagens em filmes como “O Especialista”, “O Juiz” e “Tango e Cash – Os Vingadores”. Recentemente, lançou mais uma franquia onde temos um revival do gênero que o consagrou: “Os Mercenários”, que lança seu Barney Ross como figura igualmente importante em relação aos outros dois personagens. Enquanto “Os Mercenários 3” ainda está na expectativa de estreia, já está anunciada a quarta parte da franquia, além de mais uma aventura de Rocky Balboa!

0 comentários:

Postar um comentário