Pages

Ads 468x60px

terça-feira, junho 12, 2012

DEUS DA CARNIFICINA

DEUS DA CARNIFICINA
(Carnage)
França-Alemanha-Polônia-Espanha/2011
De Roman Polanski
Com Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C.Reilly
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1692486/
Comédia

O filho do casal Penelope e Michael é agredido pelo filho do casal Nancy e Alan. Os dois casais se encontram na casa de Penelope para discutir a melhor forma de lidar com essa situação. Porém, aos poucos, o clima amistoso dá lugar ao caos e ao desespero, saindo totalmente do controle.

Confira abaixo o trailer do filme:




          Polanski, depois do ótimo "O Escritor Fantasma", apresenta mais uma de suas obras primas. Munido de quatro excelentes personagens conduzidos por um brilhante elenco, Polanski discursa sempre de forma sarcástica sobre o jeito politicamente correto dos dias atuais, dos discursos humanitários que soam vazios e clichês, da violência que está no íntimo de todo ser humano e pode vir à tona até mesmo em uma situação do cotidiano como a apresentada na premissa do filme.
















"Não é porque vocês ficam nesse silêncio dos inocentes que nós não seremos bastardos inglórios!"


         Utilizando-se ainda do paradigma das pessoas que não conseguem sair de dentro de uma casa, pois estão presas por suas próprias atitudes, curiosidades e direitos de resposta, Polanski estabelece uma analogia com sua própria vida. Afinal, os dois casais encontram-se naquele momento incapazes de sair daquela casa para o exterior, no caso Nova Iorque, algo que o próprio diretor não pode desfrutar, já que se encontra exilado há anos na Europa.
Com personagens de personalidade forte, como uma exímia defensora dos direitos humanos (Jodie Foster), um sujeito simplório e bruto (John C.Reilly), um advogado ocupado (Christoph Waltz) e uma mulher neurótica e descontrolada (Kate Winslet), os momentos de brilho se alternam entre eles. A calmaria dos primeiros momentos mostra o quanto há pessoas que vivem de aparências. Quando a impaciência e as situações de descontrole acontecem, a verdade surge e com ela as emoções entram em descompasso. "Deus da Carnificina" mostra que um único cenário e quatro excelentes atores em um roteiro genial compensa qualquer efeito especial, direção de arte, efeitos sonoros ou qualquer outra modernidade tecnológica que os blockbusters sempre perseguem.

NOTA 9,5


2 comentários:

  1. Não vi ainda. Estou guardando para um determinado dia onde meu humor esteja compatível com o tema. Embora já saiba que se é Polanki, é genial (ok,esta no meu top 10 diretores de todos os tempos).

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Thaís, ta no meu top 10 tb!

    ResponderExcluir