Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, maio 30, 2014

O GRANDE GATSBY

(The Great Gatsby)
EUA-Austrália/2013
De Baz Luhrmann (Vem Dançar Comigo, Romeu + Julieta, Moulin Rouge: Amor em Vermelho, Austrália)
Com Leonardo DiCaprio, Tobey Maguire, Carey Mulligan, Joel Edgerton
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1343092/?ref_=fn_al_tt_1
Romance

                Um sujeito começa a conhecer um novo estilo de vida, quando passa a acompanhar a vida de um milionário, Gatsby, um vizinho que costuma dar festas milionárias.

Confira abaixo o trailer do filme:


              Baseado na famosa obra de F.Scott Fitzgerald, o longa gira em torno da vida de Jay Gatsby, sob o ponto de vista de Nick Carraway,que acaba testemunhando as festas luxuosas, os romances e as tragédias de uma sociedade a qual não estava acostumado. A trama já foi adaptada para o cinema em 1974, estrelada por Robert Redford e Mia Farrow, com roteiro de Francis Ford Coppola.












Aprenda comigo como é se dar bem em Wall Street!

                O diretor Baz Luhrmann traz suas características para o romance, implementando cenários extremamente coloridos, objetos de cena exagerados, trilha sonora moderna em filme de época, ambientado em 1922 (tal como fez em Moulin Rouge), além de cenas rápidas e coreografadas, dando um tom de musical para a trama.
                O filme acaba ficando repetitivo e por vezes monótono, em suas mais de 2 horas de duração. A direção de arte, com tons exagerados e a trilha sonora, praticamente sendo uma antítese dos cenários mostrados, acabam por chamar mais a atenção do espectador que a história em si.
                “O Grande Gatsby” também tem suas qualidades, passando pelas atuações irrepreensíveis de Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan, porém quis inovar demais, adaptando de forma irregular o romance de Fitzgerald.

NOTA 6,0


quarta-feira, maio 28, 2014

X-MEN: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO


(X-Men: Days of Future Past)
EUA/2014
De Bryan Singer (Os Suspeitos, O Aprendiz, X-Men: O Filme, X-Men 2, Superman: O Retorno, Operação Valquíria)
Com Hugh Jackman, James McAvoy, Michael Fassbender, Jennifer Lawrence, Halle Berry, Anna Paquin, Ellen Page, Peter Dinklage, Patrick Stewart, Ian Mckellen
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1877832/?ref_=hm_cht_t1
Aventura

                Os X-Men decidem enviar Wolverine ao passado para tentar evitar acontecimentos que desencadeiam a morte de vários mutantes e humanos. Para isso, ele precisa convencer os jovens Xavier e Magneto a pararem Mística, que planeja assassinar o Dr. Bolivar Trask, criador dos Sentinelas.

Confira abaixo o trailer do filme:



              Bryan Singer assume novamente a direção dos filmes dos X-Men, depois de ter abandonado o posto para fazer o fraco “Superman: O Retorno”. Dessa vez, ele parece querer consertar o que boa parte do público achou um erro nos eventos ocorridos em X-Men 3.

 









Isso é muito suspeito, parece que estou no estúdio de "A Trapaça"!

      O grande trunfo do filme e que gera grande curiosidade do público é a junção da linhagem mais velha dos mutantes (todos os atores da primeira trilogia voltam aos seus personagens) com a nova linhagem (que aparece no filme X-Men: Primeira Classe). A história põe novamente Wolverine como figura central, uma vez que ele é o único que pode viajar ao passado, sobrevivendo à viagem.
         O filme tem grandes cenas de ação e boas atuações , ainda mais tratando-se de um filme que tem as dobradinhas Xavier / Magneto interpretados por Patrick Stewart-Ian McKellen e James McAvoy-Michael Fassbender, além da grande participação de Peter Dinklage (o “Tyrion Lannister” de Game of Thrones) como Bolivar Trask, famoso personagem dos quadrinhos.
       “X-Men: Dias de um Futuro Esquecido” retoma um rumo que certamente vai agradar aos fãs e que faz a franquia X-Men renascer, algo já iniciado com o ótimo X-Men: Primeira Classe. E pelas cenas depois dos créditos finais, já dá pra ter uma ideia do que vai vir por aí na nova série de filmes.

NOTA 8,5

terça-feira, maio 27, 2014

OS FILHOS DO PADRE


(Svecenikova djeca)
Croácia/2013
De Vinko Bresan (Marsal, Svjedoci, Nije Kraj)
Com Kresimir Mikic, Niksa Butijer, Marija Skaricic
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2395421/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

                Um jovem padre, após saber que em sua vila nenhuma mulher está tendo filhos, tem uma grande ideia: furar secretamente todos os preservativos vendidos na vila. Porém, à medida que os bebês começam a aparecer, o padre
começa a perder o controle da situação.

Confira abaixo o trailer do filme:



                O filme croata tem uma premissa bastante original e consegue obter vários trunfos durante o longa, abordando sutilmente polêmicas envolvendo a Igreja Católica e até mesmo o velho chavão maquiavélico de que os fins justificam os meios. Tudo com muito bom humor, um tanto ingênuo porém bem feito.

















Que furada que estou me metendo!

           O longa aproveita um roteiro de sucessão de erros, onde o protagonista vai se enrolando cada vez mais com o povo da vila onde atua. Cada vez que ele parece ter uma ideia para consertar um erro, aparece outro obstáculo para ele solucionar. Sabemos que algo não vai sair bem, pois logo na cena inicial ele aparece barbudo, confessando tudo o que fez a outro padre.
          A história poderia ter sido melhor trabalhada, mas diverte em sua 1h30 de duração. “Os Filhos do Padre” acaba sendo bastante criativo e expõe um modelo diferente de filme, que muitas vezes lembra o estilo de Wes Anderson (Moonrise Kingdom). 

NOTA 7,0

sexta-feira, maio 23, 2014

SOB A PELE


(Under the Skin)
Reino Unido/2013
De Jonathan Glazer (Sexy Beast, Reencarnação)
Com Scarlett Johansson, Jeremy McWilliams, Lynsey Taylor Mackay
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1441395/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

                Uma alienígena sedutora caça e captura homens nas estradas da Escócia, ao mesmo tempo que vai tentando entender como funciona a humanidade.


Confira abaixo o trailer do filme:


              Existem filmes ruins que se salvam porque o público acaba rindo de forma não proposital das situações ocorridas na trama. Só que existem outros filmes ruins que isso não acontece com frequência, e esses são justamente o pior tipo de filmes ruins. “Sob a Pele” se enquadra nesta última categoria.











Será que sou uma espécie de viúva negra?

               O filme, bastante cultuado e com notas inexplicavelmente altas em sites confiáveis, não cumpre as expectativas. O que poderia ter sido um ensaio de um extraterrestre conhecendo a humanidade transformou-se em uma história repetitiva, que segue o padrão “alienígena conquista sujeitos estranhos com perguntas sem sentido e respostas mais sem sentido ainda, leva as vítimas para uma casa estranha e mata de uma forma mais estranha ainda”. Só que esse padrão se repete o filme inteiro, sem nada que acrescente ao público.
                A trama segue uma linha perigosamente abstrata, sem conexão com o espectador, sem trilha sonora, com edição e mixagem de som exageradas e cenas desnecessariamente monótonas. Não há suspense porque o filme não propõe nenhum roteiro a ser seguido que faça prender a atenção. Parece um ensaio, de cenas soltas e que se conectam apenas pela repetição dos procedimentos da protagonista.
                Agora vamos as curiosidades: as vítimas de Scarlett não são atores. O diretor espalhou câmeras ocultas na van que Scarlett dirige, abordando homens aleatórios nas ruas, que só ficavam sabendo que era um filme depois qe entravam na van e tinham a primeira conversa com a atriz.
                Não há dúvida que o filme tem cenas diferentes, mesmo que sejam de gosto duvidoso e que causam estranheza para quem não embarque nesta viagem insólita (algo fácil de acontecer). Se o cineasta Jonathan Glazer (do ótimo Sexy Beast) queria passar alguma mensagem, esta se perdeu em um redemoinho de acontecimentos implausíveis, cenas gratuitamente chocantes e na polêmica gerada pelas cenas de nudez de Scarlett Johansson. Porém, nem a nudez da famosa atriz parece fisgar o espectador mediante ao fraco enredo que “Sob a Pele” proporciona.

NOTA 1,0

quarta-feira, maio 21, 2014

O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2: A AMEAÇA DE ELECTRO

(The Amazing Spider Man 2)
EUA/2014
De Marc Webb (500 Dias com Ela, O Espetacular Homem Aranha)
Com Andrew Garfield, Emma Stone, Jamie Foxx, Dane DeHaan, Felicity Jones, Paul Giamatti, Sally Field
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1872181/?ref_=hm_cht_t3
Aventura

                Peter Parker, ao mesmo tempo que enfrenta os dilemas de continuar namorando ou não Gwen Stacy independente do perigo que pode causar a ela, vê um inimigo poderoso, chamado Electro, ameaçar a cidade de Nova York.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
               A continuação desta que é a segunda franquia do Homem-Aranha (a primeira continua na mente de muitos, com Tobey Maguire na pele do super-herói) confirma a superioridade da história em relação à antiga. O herói interpretado por Andrew Garfield é sarcástico, não para de fazer piadas, mesmo em situações difíceis e continua sendo o mais adolescente dos heróis Marvel. Ou seja, temos uma aproximação cada vez maior com o personagem dos quadrinhos.














Vamos criar uma rede social?

                A química entre Andrew e Emma Stone, além do talento da dupla, ajuda a dar contornos dramáticos para a trama. Sem falar na presença de Jamie Foxx como um vilão que só quer chamar a atenção de alguém e é movido por ódio e vingança. Se não fosse o bastante, temos a presença de um segundo vilão, o Duende Verde.
                A trama costura muitas histórias, porém não se perde em nenhuma delas, apesar da duração do filme ser exagerada em seus 140 minutos. Pelo menos Marc Webb utiliza o tempo para fazer com que o espectador sinta na pele o dilema vivido pelo casal Peter Parker e Gwen Stacy, além de estruturar a amizade com Harry Osborn.
                Com boas cenas de ação e uma história que realça mais dramaticidade que a franquia anterior ou com qualquer uma da Marvel, “O Espetacular Homem Aranha 2: A Ameaça de Electro” é uma das grandes surpresas do ano.

NOTA 8,5

segunda-feira, maio 19, 2014

GETÚLIO


(Getulio)
Brasil/2014
De João Jardim (Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz, Amor?)
Com Tony Ramos, Drica Moraes, Clarisse Abujamra, Alexandre Borges, Daniel Dantas
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt3046062/?ref_=nv_sr_1
Drama

                A história investiga os 19 dias que precederam o suicídio de Getúlio Vargas, no qual a instabilidade política emergia depois do estopim do atentado ao jornalista Carlos Lacerda, inimigo político do presidente.

Confira abaixo o trailer do filme:



                 A trama do habitual documentarista João Jardim investiga a fundo os acontecimentos entre os tiros do atentado a Lacerda e o tiro de suicídio de Getúlio Vargas. Mais do que os eventos políticos que ocorreram, e que são cheios de intriga e mistério, o cineasta mostra a intimidade do presidente, suas relações com a família e com seus comandados diretos.













Ah se eu fosse você...

                O filme tem seu grande trunfo em Tony Ramos. O veterano ator praticamente encarnou Vargas do início ao fim. A câmera de João Jardim capta cada expressão e cada gesto do protagonista. A sucessão de fatos e a recepção por parte de Vargas gera um painel para o espectador que se assemelha a uma bomba relógio, causando a tensão de uma boa trama de suspense.
                O caráter histórico do filme também ganha destaque, com o espectador vivenciando a posição política de vários personagens importantes da história brasileira como Café Filho e Tancredo Neves, aliados do presidente. Quanto a oposição, capitaneados por um Lacerda enérgico e contundente, muito bem interpretado por Alexandre Borges, ajuda a mostrar a pressão que ocorria na época. No lado familiar, Drica Moraes brilhantemente interpreta a filha de Vargas, o tempo todo ao lado do pai.
                O Palácio do Catete aparece como o segundo personagem mais importante da história. O diretor capta todos os cantos do palácio, percorrendo a suntuosa sede da presidência. O tom documental aparece por vezes exagerado e algumas cenas parecem ter sido minimizadas por causa de orçamento, porém nada que atrapalhe muito o filme, que já desponta como um dos melhores nacionais do ano.

NOTA 9,0

sábado, maio 17, 2014

TOP 11 - MELHORES FILMES DE 2013

1º) GRAVIDADE
(Gravity)
EUA/2013
De Alfonso Cuarón (E Sua Mãe Também, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Filhos da Esperança, A Princesinha)
Com Sandra Bullock, George Clooney, Ed Harris 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1454468/?ref_=hm_cht_t1
Ficção

 Uma engenheira médica e um astronauta trabalham juntos em uma estação espacial quando um acidente faz com que eles precisem lutar pela sobrevivência. Ganhou Oscar, sucesso de crítica e público, o papel da carreira de Sandra Bullock, a melhor imersão em 3D do cinema e o filme mais impactante de Alfonso Cuarón. E olha que o cineasta tem “Filhos da Esperança” no currículo. Melhor Ficção Científica do ano.


2º) 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO
(12 Years a Slave) 
EUA-Reino Unido 
De Steve McQueen (Shame, Fome) 
Com Chiwetel Ejiofor, Michael K.Williams, Michael Fassbender, Paul Dano, Brad Pitt 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2024544/?ref_=nv_sr_1
Drama 

 A história de Solomon Northup, violinista negro, porém livre, e que um dia é preso e vendido como escravo, se afastando de seus amigos e sua família. O filme que pode entrar pro rol de tramas definitivas sobre o racismo na América. Extremamente necessário e importante história, que arrancou atuações inesquecíveis de Lupita Nyong’o e Chiwetel Ejiofor. Melhor Drama do ano.


3º) QUESTÃO DE TEMPO
(About Time)
Reino Unido/2013
De Richard Curtis (Simplesmente Amor)
Com Domhnall Gleeson, Rachel McAdams, Bill Nighy, Lindsay Duncan, Tom Hollander
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2194499/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia dramática

Quando completa 21 anos de idade, Tim descobre através de seu pai que todos os homens da família tem a habilidade de viajar no tempo. Ele resolve se utilizar desse poder para conseguir conquistar a mulher que ele considera perfeita. A resposta inglesa, em grande estilo, para os conflitos do gênero “Efeito Borboleta”. Melhor Comédia do ano. Melhor Filme Estrangeiro do ano.


4°) RUSH: NO LIMITE DA EMOÇÃO
(Rush)
EUA-Alemanha-Reino Unido/2013
De Ron Howard (O Código da Vinci, Anjos e Demônios, Apolo 13, Uma Mente Brilhante, Frost Nixon, Cocoon, Splash: Uma Sereia em minha vida)
Com Daniel Brühl, Chris Hemsworth, Olivia Wilde, Natalie Dormer, Alexandra Maria Lara
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1979320/?ref_=nv_sr_1
Drama

                A história da rivalidade entre dois pilotos, o sério e compenetrado Niki Lauda e o festeiro e mulherengo James Hunt, que culmina no disputado título de 1976. Ron Howard consegue fazer uma trama que ultrapassa os limites da Fórmula 1, mostrando duas pessoas que quanto mais diferentes parecem, mais se assemelham, e vice versa!


5º) O LOBO DE WALL STREET
(The Wolf of Wall Street)
EUA/2013
De Martin Scorsese (Os Bons Companheiros, Taxi Driver, Os Infiltrados, Ilha do Medo, O Aviador, Gangues de Nova York, A Invenção de Hugo Cabret)
Com Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie, Matthew McConaughey, Rob Reiner, Jon Favreau, Jean Dujardin
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0993846/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia 

                A história baseada em fatos reais de Jordan Belfort, um sujeito que virou milionário com operações escusas em Wall Street e que mantinha uma vida recheada de muito sexo e drogas. Talvez o filme mais louco de Martin Scorsese, arranca mais uma brilhante atuação de Leonardo DiCaprio no papel de um ricaço pervertido que sofre mais altos e baixos que a própria Wall Street.


6°) BLUE JASMINE
(Blue Jasmine)
EUA/2013
De Woody Allen (Match Point, Meia-noite em Paris, Noivo Neurótico Noiva Nervosa, Melinda e Melinda, Poderosa Afrodite)
Com Cate Blanchett, Alec Baldwin, Peter Sarsgaard, Sally Hawkins
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2334873/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

                Jasmine é uma mulher que passou por uma crise nervosa logo após o fracasso de seu casamento com um milionário corrupto. Falida, ela vai visitar a irmã e tenta reconstruir sua vida mesmo sendo inexperiente em tudo. O grande trunfo do filme de Woody Allen dessa vez é a atuação irrepreensível de Cate Blanchet, merecidamente vencedora do Oscar.


7º) OS SUSPEITOS
(Prisoners)
EUA/2013
De Denis Villeneuve (Polytechnique, Incêndios)
Com Hugh Jackman, Jake Gyllenhaal, Viola Davis, Maria Bello, Terrence Howard, Melissa Leo, Paul Dano
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1392214/?ref_=fn_al_tt_1
Policial

As filhas dos Dover e dos Birch são sequestradas misteriosamente, para desespero de suas famílias. O detetive Loki começa a investigar o caso enquanto Keller Dover resolve tomar uma medida extrema: raptar o principal suspeito do crime. O canadense Denis Villeneuve já tinha provado a que veio no ótimo “Incêndios”. Nesta trama de suspense, o drama pesado envolvendo as famílias das vítimas do sequestrador e as polêmicas envolvendo algumas decisões impensadas ajudam a esconder o mistério do filme. Melhor Policial do ano.


8°) O HOBBIT: A DESOLAÇÃO DE SMAUG
(The Hobbit: The Desolation of Smaug)
EUA-Nova Zelândia/2013
De Peter Jackson (O Senhor dos Anéis, King Kong, O Hobbit: Uma Jornada Inesperada)
Com Ian McKellen, Martin Freeman, Richard Armitage, Orlando Bloom, Cate Blanchett, Stephen Fry, Evangeline Lilly
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1170358/?ref_=fn_al_tt_2
Aventura

                  Os anões, juntamente com Bilbo Bolseiro, continuam sua jornada para retomar sua terra natal  Erebor das garras do dragão Smaug. Enquanto isso, o mago Gandalf sai em busca de respostas para as forças do mal que começam a ressurgir na Terra Média. Peter Jackson continua a saga de forma quase perfeita, mesmo inventando personagens e cenas que não aconteceram no livro, mas que poderiam muito bem ter saído da mente de J.R.R.Tolkien. Melhor Aventura do ano.


9°) AZUL É A COR MAIS QUENTE
(La vie d’Adèle)
França-Bélgica-Espanha/2013
De Abdellatif Kechiche (Vênus Negra, O Segredo do Grão)
Com Léa Seydoux, Adèle Exarchopoulos, Jérémie Laheurte, Alma Jodorowsky
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2278871/?ref_=fn_al_tt_1
Romance

A vida da adolescente Adèle sofre uma grande mudança quando ela conhece Emma, uma jovem mulher de cabelo azul e mais velha que ela. As duas começam um tórrido romance na qual a vida de nenhuma das duas será a mesma. O filme, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, consegue esboçar como ninguém antes no cinema, de forma altamente detalhada, a vida de uma adolescente que se descobre lésbica, com excelentes atuações das protagonistas.


10º) INVOCAÇÃO DO MAL
(The Conjuring)
EUA/2013
De James Wan (Jogos Mortais, Sobrenatural, Gritos Mortais, Sobrenatural: Capítulo 2)
Com Patrick Wilson, Vera Farmiga, Ron Livingston, Lili Taylor
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1457767/?ref_=fn_al_tt_1
Terror

 Os investigadores de casos paranormais Ed e Lorraine Warren decidem ajudar um casal que se mudou recentemente com as cinco filhas para uma casa que se revela mal assombrada. Um dos melhores filmes de terror dos últimos tempos, o diretor de “Jogos Mortais” faz um bom drama de terror, com ótimo elenco, cuja história lembra o clássico “Horror em Amytville”. Melhor Terror do ano.

11º) ELA
(Her) 
EUA/2013 
De Spike Jonze (Adaptação, Quero ser John Malkovich) 
Com Joaquin Phoenix, Amy Adams, Scarlett Johansson, Rooney Mara, Chris Pratt 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1798709/?ref_=fn_al_tt_1 
Romance 

 Theodore é um sujeito que trabalha em uma empresa que faz cartas escritas à mão. Em um futuro desconhecido, as pessoas parecem estar mais conectadas vitualmente que na realidade. Nesse contexto, Theodore adquire um sistema operacional ultra inteligente e acaba se apaixonando pela voz feminina do sistema. O filme mais criativo do ano e que rende mais uma ótima interpretação de Joaquin Phoenix, apaixonado pela voz de Scarlett Johansson.

quinta-feira, maio 15, 2014

A FAMÍLIA


(The Family)
EUA-França/2013
De Luc Besson (Nikita - Criada para Matar, O Profissional, O Quinto Elemento, Joana D’Arc, Além da Liberdade)
Com Robert de Niro, Michelle Pfeiffer, Dianna Agron, John D’Leo, Tommy Lee Jones
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2404311/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

                A família Manzoni, um famoso clã de mafiosos, é realocada para a região da Normandia, na França, pelo programa de proteção a testemunhas. Porém, os velhos hábitos criminosos e violentos da família podem comprometer o segredo deles.

Confira abaixo o trailer do filme:



           O novo filme do mais hollywoodiano dos franceses Luc Besson traz velhos conhecidos em um filme que parece ser apenas divertimento descompromissado tanto para os atores quanto para o público. Sobretudo para Robert De Niro, acostumado a fazer filmes de máfia (até mesmo o maior de todos, “O Poderoso Chefão”).










Você já defendeu a Terra de alienígenas, então pode me defender!

           A personalidade de cada um dos quatro integrantes da família é bem delineada pelos acontecimentos na história, desde o mais planejado de todos (o filho mais novo) até a mais explosiva (Maggie, muito bem interpretada por Michelle Pfeiffer). Todos eles precisam ser contidos e é isso que o personagem de Tommy Lee Jones tenta fazer.
          A trama tem uma ótima premissa e uma boa química entre o elenco, porém o roteiro, que propõe a ser uma comédia, acaba por ter poucas cenas engraçadas e desperdiça a chance de trabalhar um pouco amis em algumas ótima ideias, como a do cineclube que envolve um debate sobre “Os Bons Companheiros”, filme de máfia dirigido por Martin Scorsese.
          O filme vale para acompanhar os veteranos atores, porém não é de se esperar muita profundidade nessa inserção de Luc Besson por caminhos mais hilários do que os policiais “Nikita” e “O Profissional”. E a trama ainda abre uma brecha para uma suposta franquia.

NOTA 6,5

terça-feira, maio 13, 2014

WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS


(Saving Mr.Banks)
EUA-Reino Unido-Austrália/2013
De John Lee Hancock (Desafio do Destino, O Álamo, Um Sonho Possível)
Com Emma Thompson, Tom Hanks, Colin Farrell, Paul Giamatti, Jason Schwartzman
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2140373/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia dramática

                 A autora P.L.Travers, criadora do grande sucesso literário Mary Poppins, viaja aos EUA para supervisionar o roteiro da adaptação cinematográfica almejada por Walt Disney, que tenta durante 20 anos a licença por parte da escritora.

Confira abaixo o trailer do filme:



               O filme conduz com bom humor a história de uma mulher extremamente mal humorada, que parece fazer de tudo para que as pessoas mantenham distância e o contato dela com a figura expansiva e cordial de Walt Disney. O embate dos dois é o ponto alto da trama, que conta os fatos reais que precederam a um dos grandes sucessos dos estúdios Disney.














Se ele ainda fosse um capitão ou um simbologista...

                 Aos poucos, o espectador vai notando as nuances do passado de P.L.Travers e os motivos pelo qual ela luta interna e externamente contra a venda dos direitos de filmagem, principalmente para um estúdio que, conforme o pensamento dela, vai distorcer a história e os personagens que ela criou.
                 O filme tem excelente atuação de Emma Thompson no papel principal e de Tom Hanks como Walt Disney. A ótima direção de arte recria com perfeição a década de 60 e compõe com riqueza de detalhes os cenários da época, inclusive o parque temático da Disney. Os flashbacks dão dinamismo ao roteiro, porém ainda assim suas duas horas de duração parecem ser um exagero para contar algo que em uma hora e meia bastaria.
                 “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” é um dos grandes filmes de 2013 e que merecia melhor sorte no Oscar. De toda forma, é uma bela história e com várias curiosidades para quem gosta de desbravar os bastidores de uma grande filmagem feita por um lendário estúdio.

NOTA 8,0

sexta-feira, maio 09, 2014

DIVERGENTE

(Divergent)
EUA/2014
De Neil Burger (O Ilusionista, Sem Limites)
Com Shailene Woodley, Theo James, Ashley Judd, Ray Stevenson, Kate Winslet
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1840309/?ref_=nv_sr_1
Ficção Científica

                Em um mundo dividido por facções referentes a virtudes, Tris descobre que é uma divergente, ou seja, alguém que não se ajusta a nenhuma das facções existentes. Como o governo caça pessoas com essa característica, ela precisa esconder sua condição em uma das facções escolhidas por ela, Audácia.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
                Embarcando na moda dos filmes baseados em livros de sucesso sobre sociedades futuristas distópicas, como “Jogos Vorazes” e “Ender’s Game: o Jogo do Exterminador”, o filme baseado na obra de Veronica Roth parte pra mais uma franquia no cinema envolvendo esse subgênero da ficção, bastante influenciados por “Admirável Mundo Novo” e “1984”.













Não vou deixar esse navio afundar!

                Na trama, a premissa é de que para encontrar a paz, o mundo teve que ser dividido em várias castas dependendo da virtude predominante de seus membros. Tal premissa, assim como os motivos do mundo ter se tornado tão subserviente a esse modelo social não é explorado, o que pode gerar estranheza nas características exageradas dos  personagens.
                Tirando essa parte, que no livro talvez seja melhor explicada, aliado ao fato de que a protagonista não é tão expressiva e carismática para o papel de Tris, o filme tem roteiro interessante, boas reviravoltas, cenas de ação convincentes e boas interpretações de Theo James e Kate Winslet. O universo criado por Veronica Roth parece ser suficiente para segurar uma trilogia, uma vez que neste primeiro filme, ainda não é abordado outras facções (a história gira em torno de Audácia, Erudição e Abnegação) nem outras supostas sociedades que podem existir além de uma grande muralha.
                “Divergente” tem todos os elementos de uma boa ficção, prende a atenção do espectador, além de trazer à tona novamente os conceitos de sempre (um pouco desgastados, mas sempre interessantes), como manipulação da massa, distorções da paz mundial, governo totalitário, personagens que não se ajustam ao sistema, etc. Apesar de um pouco abaixo de franquias como “Jogos Vorazes”, o filme de Neil Burger merece as próximas continuações no cinema.

NOTA 7,5

sábado, maio 03, 2014

FRUITVALE STATION: A ÚLTIMA PARADA


(Fruitvale Station)
EUA/2013
De Ryan Coogler
Com Michael B. Jordan, Melonie Diaz, Octavia Spencer, Kevin Durand
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2334649/?ref_=nv_sr_1
Drama

                A verdadeira história de Oscar Grant III, um jovem de 22 anos que em seu último dia de vida, no réveillon de 2008, cruza com amigos, inimigos, estranhos e família.

Confira abaixo o trailer do filme:



              A trama do novato cineasta Ryan Coogler inicialmente estava muito bem cotada para o Oscar, porém não conseguiu nenhuma indicação. A história porém necessitava mesmo ser registrada pelo cinema, onde um jovem negro é covardemente morto dentro de uma estação do metrô, em pleno réveillon, sob o olhar de diversas testemunhas. O responsável pelo tiro era um policial, que juntamente com outros colega, abordou o grupo de Oscar de forma abrupta e talvez até mesmo preconceituosa.

 









Onde está Benjamin Linus?

            O filme segue o último dia de Oscar Grant e revela aos poucos que ele era uma pessoa comum, com suas qualidades e defeitos. Tentando ganhar a vida honestamente, depois de se meter com tráfico de drogas, ele mostra-se um bom pai e amigo. O mundo só não parece muito justo com ele, porém ele parece não desistir. 
          O grande trunfo da história é não julgar e deixar para o espectador os fatos, por mais romanceados que possam parecer. Oscar não é um herói , mas alguém que poderia ser qualquer um. E que por mais que ele possa ter tomado algumas decisões erradas na vida, ele não merecia ter sido abordado do jeito que foi e principalmente, ter um fim trágico como ocorreu na vida real. 
        “Fruitvale Station” tem ótimas atuações, principalmente de Octavia Spencer, e em pouco mais de 1h20 de filme consegue expor situações que beiram a injustiça e ignorância, algo que infelizmente o mundo ainda sofre, e que o acontecimento do réveillon de 2008 faz com que todos se lembrem. 

NOTA 8,5