Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, maio 19, 2014

GETÚLIO


(Getulio)
Brasil/2014
De João Jardim (Janela da Alma, Pro Dia Nascer Feliz, Amor?)
Com Tony Ramos, Drica Moraes, Clarisse Abujamra, Alexandre Borges, Daniel Dantas
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt3046062/?ref_=nv_sr_1
Drama

                A história investiga os 19 dias que precederam o suicídio de Getúlio Vargas, no qual a instabilidade política emergia depois do estopim do atentado ao jornalista Carlos Lacerda, inimigo político do presidente.

Confira abaixo o trailer do filme:



                 A trama do habitual documentarista João Jardim investiga a fundo os acontecimentos entre os tiros do atentado a Lacerda e o tiro de suicídio de Getúlio Vargas. Mais do que os eventos políticos que ocorreram, e que são cheios de intriga e mistério, o cineasta mostra a intimidade do presidente, suas relações com a família e com seus comandados diretos.













Ah se eu fosse você...

                O filme tem seu grande trunfo em Tony Ramos. O veterano ator praticamente encarnou Vargas do início ao fim. A câmera de João Jardim capta cada expressão e cada gesto do protagonista. A sucessão de fatos e a recepção por parte de Vargas gera um painel para o espectador que se assemelha a uma bomba relógio, causando a tensão de uma boa trama de suspense.
                O caráter histórico do filme também ganha destaque, com o espectador vivenciando a posição política de vários personagens importantes da história brasileira como Café Filho e Tancredo Neves, aliados do presidente. Quanto a oposição, capitaneados por um Lacerda enérgico e contundente, muito bem interpretado por Alexandre Borges, ajuda a mostrar a pressão que ocorria na época. No lado familiar, Drica Moraes brilhantemente interpreta a filha de Vargas, o tempo todo ao lado do pai.
                O Palácio do Catete aparece como o segundo personagem mais importante da história. O diretor capta todos os cantos do palácio, percorrendo a suntuosa sede da presidência. O tom documental aparece por vezes exagerado e algumas cenas parecem ter sido minimizadas por causa de orçamento, porém nada que atrapalhe muito o filme, que já desponta como um dos melhores nacionais do ano.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário