Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, janeiro 28, 2016

O MENINO E O MUNDO

(O Menino e o Mundo)
Brasil/2013
De Alê Abreu (Garoto Cósmico)
Com Vinicius Garcia, Felipe Zilse, Alê Abreu, Lu Horta, Marco Aurélio Campos
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com.br/title/tt3183630/?ref_=fn_al_tt_1
Animação

                            Um pequeno garoto sai de casa e enfrenta o mundo, à procura de seu pai. No caminho, em meio a cidade grande, visualiza situações que não estava acostumado em sua humilde casa no campo.

Confira abaixo o trailer do filme:


             
              Com o anúncio dos indicados ao Oscar 2016, prêmio máximo do cinema mundial, o Brasil não viu seu candidato “Que Horas ela Volta?” ser indicado a filme estrangeiro, porém comemorou muito a surpreendente indicação de “O Menino e o Mundo” na categoria melhor animação, concorrendo com sucessos de bilheteria (Divertida mente) e de crítica (Anomalisa, de Charlie Kaufman).











Onde está Wally?

                             O filme brasileiro, que ainda desbancou favoritos como “O Bom Dinossauro”, conta a saga de um menino à procura do pai, que saiu de casa em busca de melhores condições de vida. Em sua viagem, o garoto se depara com o mundo nunca visto por ele, impiedoso no avanço do capitalismo, que parece espremê-lo a cada cena.
                             O espectador se depara com traços simples para uma animação de hoje em dia, porém com um conteúdo altamente crítico e universal. Não à toa, a história é contada sem falas, rompendo a dependência de linguagem. Os poucos diálogos entre os personagens são ditos em português ao contrário (assim como as informações nas placas) e são compreensíveis pelos gestos e expressões. O nome do menino, por exemplo, é Oninem.
                             A trilha sonora, igualmente povoada por sons independentes de idioma, também é fundamental neste universo criado por Alê Abreu, um manifesto em forma de animação que cria muitas reflexões para o espectador. Os traços simples, indo na contramão dos preceitos hollywoodianos das modernas animações, ainda dialoga de forma brilhante com a mensagem da trama, o de um menino simples descobrindo um mundo capitalista, complexo e muitas vezes hostil.
                             “O Menino e o Mundo” é uma pequena pérola da animação não só brasileira, mas mundial e de forma merecida se põe lado a lado de outra brilhante animação deste ano, Divertida mente. Porém, assim como o menino perante o mundo, ganhar o Oscar pode ser um passo muito maior do que podemos conseguir por enquanto.

NOTA 9,0

0 comentários:

Postar um comentário