Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

A ÁRVORE DA VIDA


A ÁRVORE DA VIDA
(The Tree of Life)
EUA/2011
De Terrence Malick (Cinzas do Paraíso, Além da Linha Vermelha, O Novo Mundo)
Com Brad Pitt, Jessica Chastain, Sean Penn, Fiona Shaw
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0478304/
Drama


A história de uma família americana da década de 50, onde o pai precisa sustentar e educar seus três filhos. Através da rotina desta família, busca-se refletir sobre a evolução da própria vida em nosso mundo.
Confira abaixo o trailer do filme:





O novo filme de Terrence Malick é um drama existencialista, que podemuito bem ser comparado a outros dois lançados também no ano passado: Melancolia e Another Earth. Logicamente, o filme de Malick é o mais subjetivo, reflexivo, introspectivo e pretensioso, além de ininteligível. Para quem já viu seus outros filmes, sabe-se muito bem que é preciso paciência para contemplar seus filmes. Isso mesmo, porque você não assiste um filme de Malick. Você contempla. 












Jéssica Chastain: "Você é o homem que mudou o jogo?"
Brad Pitt: "Isso só são suas histórias cruzadas!"


"A Árvore da Vida" não apresenta uma história convencional, com um início, meio e fim de uma história. São cenas que vão além do simples roteiro cinematográfico. No longa, acompanhamos a trajetória de uma típica família americana da década de 50, onde os pais são interpretados por Brad Pitt e Jéssica Chastain, e de repente somos transportados para o futuro acompanhando o personagem de Sean Penn. E como se não fosse o bastante, temos imagens (espetaculares por sinal, com uma bela fotografia) que mostram a criação do mundo e evolução das espécies, numa seqüência que lembra muito a parte inicial de "2001, Uma Odisséia no Espaço".

Malick nos propõe novamente a refletir sobre o papel dos humanos no mundo, incluindo cenas macro (o desenvolvimento do mundo) e cenas micro (a rotina de uma família) para mostrar que não importa em que dimensão, tudo pode estar ligado. Porém, a falta de contexto e a não preocupação em colocar um roteiro que chamasse a atenção do espectador e não deixasse o filme monótono falham em atingir o propósito de um filme universal como "A Árvore da Vida". E senão fosse por isso, a trama poderia ter ascendido a obra prima existencial. Do jeito que está, chama mais a atenção pelo aspecto estético do que pela mensagem que se propõe passar.


NOTA 6,0

2 comentários:

  1. Terrence Malick se superou. Que filme lindo, espero que ganhe melhor fotografia!

    ResponderExcluir
  2. O filme sem dúvida possui a mais bela fotografia dos últimos tempos...

    ResponderExcluir