Pages

Ads 468x60px

terça-feira, fevereiro 28, 2012

CERIMÔNIA DO OSCAR 2012

por Laura Furtado

Ei, mais uma vez fomos surpreendidos na Cerimônia do Oscar. De uma certa forma isso não deveria acontecer, porque acontece todo ano, então porque a surpresa.
Há muita política nas escolhas da "Academy". Quem assistiu a cerimônia ontem pode observar alguns detalhes interessantes:
- Chegada do P. Diddy: eu não faço a menor idéia de quem seja, mas fiquei impressionada porque filmaram o cara desde que chegou e colocou o paletó do terno. Tinha até um "assistente", com um daqueles rolinhos de tirar pelinhos da roupa, passando-o insistentemente no paciente Diddy. Depois ele foi alvo de várias entrevistas. E, oh! Surpresa! O documentário que ele estava envolvido (Undefeated) ganhou! Imaginem!
- Meryl Streep: claro que eu queria que ela ganhasse, gosto muito das performances dela. E também ela já concorreu muitas, muitas vezes e ganhou apenas duas (uma como atriz principal, outra como coadjuvante). Mas eu votei nela, não. Segui o Screen Actors Guild Awards... Mas se tivesse assistido o "Tapete Vermelho" e a abertura do Oscar (com Billy Crystal) teria mudado meu voto.
Dicas: muitos comentários sobre Meryl ser recordista absoluta de indicações a melhor atriz (incluindo coadjuvante) e só ter ganho 2. Oh! Surpresa! Ela ganhou.
Outro detalhe, quem acompanha as cerimônias de premiação sabe que a Meryl Streep sempre dá preferência para roupas confortáveis do que algo mais chamativo (em termos de moda). E viram como ela estava vestida ontem? Faz muito tempo que não a vejo com uma roupa tão "chamativa" assim.
E falando em roupas, o que foi com a Viola Davis? Quando a vi, logo pensei "ai, ela vai subir no palco deste jeito para receber o Oscar?" De uma certa forma, preferi que ela não ganhasse...
Cá entre nós, posso muito bem imaginar Meryl Streep, depois que perdeu o SAG, fazendo seus contatos para não perder este Oscar. E, no final, embora tenha falhado no meu palpite, fiquei muito feliz por ela ter ganhado o seu mais do que merecido terceiro Oscar.
Então, pessoal, ano que vem estou muito mais para seguir o ritual do nosso amigo Victor* e rolar dados, do que fazer minhas pesquisas. Se tivesse seguido os meus instintos teria acertado pelo menos mais 3 categorias: música (estava votando nos Muppets até o último momento, porque não achava que eles iam votar nos brasileiros, mas mudei para o Rio por razões totalmente sentimentais); melhor curta (quando vi os indicados, The Shore chamou minha atenção por ter o ator Ciarán Hinds, que eu gosto muito, mas fui fazer minha pesquisa e achei que Time Freak tinha mais chances); melhor curta de animação (gostei do título do "The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore, mas achei que "A Morning Stroll" tinha melhores chances).
Então, agora só nos resta aguardar o próximo ano e ver o que Hollywood e o resto do mundo têm a nos oferecer. E um último comentário: assisti boa parte dos indicados a melhor filme e, embora tenha gostado do Artista, achei que The Help tinha muito mais conteúdo e consequentemente merecia mais o prêmio, mas isso eu nem contesto mais, porque a Academia tem um histórico, mais do que comprovado, de não escolher o melhor filme.
Um grande abraço a todos e espero que me perdoem os palpites deste ano. Como cinéfila estou realmente envergonhada.

Laura Furtado é a cinéfila vencedora do Bolão do Oscar 2011, esposa do vencedor do Bolão do Oscar 2009, Luciano Giehl.
*Victor Zavandor é o anti-cinéfilo que apostou esse ano no Bolão jogando 1 dado em cada uma das categorias.


10 comentários:

  1. Victor8:58 AM

    "Então, pessoal, ano que vem estou muito mais para seguir o ritual do nosso amigo Victor* e rolar dados, do que fazer minhas pesquisas."

    Eu falo, eu aviso, ensino até. Mas ninguém me escuta. Cinefilia pra quê? :D

    ResponderExcluir
  2. A entrega dos Oscar sempre revelam surpresas e não será a primeira nem a última vez que surpreende quem acompanha toda a temporada de prêmios pré-oscar. Que é um ótimo termometro, mas enfim se a Academia não fizer isso então não será mais o Oscar.

    Ano que vem tem mais!!!

    Assisti ao curta metragem de animação vencedor e realmente mereceu o prêmio, pois é muito bem realizado... ahhh sim e é mudo... só a música conduzido os 14 minutos de duração.

    ResponderExcluir
  3. Victor convertendo adeptos para anti-cinefilia hehehe

    Durval,
    Parece que esse Oscar foi dos filmes mudos hehe

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Victor, o dado que você utilizou tinha quantos lados?

    ResponderExcluir
  5. Victor2:02 PM

    Usei o dado comum, de 6 lados.

    ResponderExcluir
  6. Foram feitas adaptações logicamente...para melhor canção, que tinha só 2 filmes, foi par pra um filme e ímpar pro outro hehe

    ResponderExcluir
  7. E melhor filme que são mais de 6?

    ResponderExcluir
  8. A gente ignorava se desse 10 ou mais no dado

    ResponderExcluir
  9. Quase conseguir perder! Maldito "Homens que amavam as mulheres", me fez ficar com dois pontos e não ficar em último...

    ResponderExcluir
  10. A disputa foi acirrada, Márcio hehe

    ResponderExcluir