Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, janeiro 11, 2013

SURPRISE, SURPRISE, IT'S OSCAR'S TIME

por Laura Furtado

Alguém sinceramente esperava não se surpreender com as indicações do Oscar deste ano? Fala sério, pessoal, a galera da “Academia” sempre dá um jeito de nos surpreender, seja de um jeito ou de outro. Quer seja por indicar a atriz mais nova (e a menina, embora concorra na categoria principal é mais nova que Tatum O’Neal indicada como coadjuvante em 1973, com 10 anos; na categoria principal, ela bateu Keisha Castle-Hughes, indicada em 2003, com 13 anos), quer seja por indicar a mais velha atriz na categoria principal. Emmanuelle Riva bateu minha adorada Jessica Tandy (indicada com 80 anos por Driving Miss Daisy). Felizmente acho que Jessica continuará como a mais velha atriz a ganhar um Oscar. Mas vocês sabem que Emmanuelle Riva faz 86 anos no dia 24 de fevereiro, coincidentemente a noite do Oscar? E ai, será que rola este presente de aniversário? Só lembrando, Glória Stuart continua sendo a atriz mais velha a receber uma indicação, só que foi como atriz coadjuvante em Titanic, com 87 anos.




Outra curiosidade quanto a idades: alguém se lembra do filme Kramer x Kramer (Dustin Hoffman x Meryl Streep)? Pois é, o garotinho, filho do casal Kramer, é o ator mais jovem indicado em todos os tempos. Ele tinha apenas 8 anos... Srta Wallis (o primeiro nome é quase impronunciável – Quvenzhané), você é uma atriz bem novinha, mas perdeu para o garotinho... Outro fato é que em geral os atores homens mais velhos (indicados e ganhadores) são mais novos do que as atrizes (indicadas e ganhadoras), em ambas as categorias, as mulheres perdem apenas em coadjuvantes vencedores: Henry Fonda (76) x Jessica Tandy (80) – ator principal ganhador; Richard Farnsworth (79) x Emmanuelle Riva (85) – ator principal indicado; Christopher Plummer (82) x Peggy Ashcroft (77) – ator coadjuvante ganhador; Hal Holbrook (82) x Gloria Stuart (87) – ator coadjuvante indicado.

Mais curiosidades: desde 1981, com Reds, que outro filme não era indicado às quatro categorias de atores (atriz principal e coadjuvante, ator principal e coadjuvante). Coube a Silver Linings Playbook repetir a façanha de Reds, e 31 anos é muito tempo para que outro filme consiga estas quatro indicações. Só lembrando que naquele ano Reds perdeu o Oscar de melhor filme para Carruagens de Fogo, Warren Beatty ganhou como melhor diretor e das quatro indicações de atores somente Atriz Coadjuvante rendeu um Oscar para o filme. Este foi o ano de “Um Lago Dourado” dar Oscar para Henry Fonda e Katharine Hepburn. O Oscar de ator coadjuvante foi o adorado John Gielgud, por Arthur o milionário sedutor...

E conforme foram apontados pelos apresentadores das indicações do Oscar (Seth MacFarlane e Emma Stone), todos os indicados a categoria de melhor ator coadjuvante já tem um Oscar em casa!

Bem, mas números a parte, vamos aos comentários sobre a recente lista de indicados:

Filmes: Amour, Argo (eu adorei o filme, muito instigante), Beasts of the Southern Wild (bonita estorinha), Django Unchained (ainda não vi o filme, mas pelo trailer e imagens que vi, será um ótimo Tarantino, que também está fazendo muito sucesso na bilheteria), Les Misérables (não vi, nem vou ver, é muita “miséria” para o meu gosto, conheço a história), Life of Pi (não vi o filme, mas me lembra duma história de um cavalo e um garotinho perdidos numa ilha, só espero que o tigre sobreviva a tudo, digital ou não gosto de tigres), Lincoln (Spielberg de novo), Silver Linings Playbook (também não vi,estória com toques de comédia e drama), Zero Dark Thirty (Kathryn Bigelow again).

Ator: Bradley Cooper (o cara é bom em comédias), Daniel Day-Lewis (e olha que desta vez ele nem vai precisar tanto dos pés assim), Hugh Jackman (ele fez muito sucesso na Broadway cantando e repete no filme), Joaquin Phoenix (não duvido da boa interpretação, mas não sei se vou ter coragem de ver o filme, tem um culto na estória), Denzel Washington (vi o filme, ninguém bate o bêbado drogado em indicações, mas acho que fica por ai).

Atriz: Jessica Chastain (não vi o filme ainda, mas acho a Kathryn Bigelow boa diretora capaz de inspirar boas atuações), Jennifer Lawrence (depois de Hunger Games virou queridinha de Hollywood), Emmanuelle Riva (valeu por ser a mais velha), Quvenzhané Wallis (valeu por ser a mais nova), Naomi Watts (filme espanhol de superação).

Ator coadjuvante: Alan Arkin (gostei muito dele no filme, mas também do John Goodman, achei que fizeram uma boa dupla), Robert De Niro (dispensa comentários, excelente ator), Philip Seymour Hoffman (já fez vários trabalhos com este diretor, Paul Thomas Anderson, imagino que seja uma boa performance, mas o filme não me atrai), Tommy Lee Jones (para quem o viu no filme, está muito bem), Christopher Waltz (apaixonei-me por ele como ator em Bastardos Inglórios, mesmo em Água para Elefantes gostei dele embora não tenha gostado do filme, é o meu favorito, mas sei ganha ou não, só dia 24 para dizermos).

Atriz coadjuvante: Amy Adams (as cenas que vi do filme com ela mostram mais maturidade do que nas comédias em que estava habituada a vê-la), Sally Field (eles realmente a amam muito), Anne Hathaway (ela chora bem miseravelmente), Helen Hunt (não vi o filme, mas Helen Hunt é sempre Helen Hunt, sem muita variedade), Jacki Weaver (fico feliz por ver tantas indicações para um filme considerado comédia).

Diretor: acho que esta categoria foi uma das mais surpreendentes por deixar de fora Ben Affleck, Kathryn Bigelow e Tom Hooper, mas vamos lá – indicados: Michael Haneke (Amour), Benh Zeitlin (Beasts of the Southern Wild), Ang Lee (Life of Pi), Steve Spielberg (Lincoln), David O. Russell (Silver Linings Playbook).

Roteiro Original: Amour (sem comentários) , Django Unchained (gostaria que o Tarantino levasse esse), Flight (história interessante, mas achei o filme arrastado), Moonrise Kingdom (outra estória bonitinha), Zero Dark Thirty (o filme de terrorismo).

Roteiro Adaptado: Argo (como disse, gostei do filme e vou torcer para que leve este Oscar), Beasts of the Southern Wild (estória bonitinha), Life of Pi (estória bonitinha), Lincoln (história americana), Silver Linings Playbook (já nem sei mais o que dizer). 

Indicações por filme:

Lincoln – 12
Life of Pi – 11
Les Misérables – 8
Silver Linings Playbook – 8
Argo – 7
Zero Dark Thirty – 5
Django Unchained – 5
Skyfall – 5
Amour – 5
Beasts of the Southern Wild – 4
Anna Karenina – 4
The Hobbit: An Unexpected Journey – 3
The Master – 3
Flight – 2
Snow White and the Hunterman – 2
The Impossible (Lo imposible) – 1
The Sessions – 1
The Avengers – 1
Hitchcock – 1
Moonrise Kingdom – 1
Prometheus – 1
Mirror Mirror – 1 (este filme merece um comentário especial, se não viram ainda, por favor, desliguem o filme quando chegarem ao confronto final da madrasta com Branca de Neve, terminada esta cena desliguem, não esperem pelo que vem a seguir, em primeiro lugar porque não tem absolutamente nada a ver com o filme e segundo porque se perde sanidade...).


Laura Furtado é cinéfila, esposa de cinéfilo, craque no Bolão do Oscar e colaboradora de artigos no WCinema

0 comentários:

Postar um comentário