Pages

Ads 468x60px

terça-feira, janeiro 29, 2013

TROPICALIA

TROPICÁLIA
(Tropicália)
Brasil/2012
De Marcelo Machado (Ginga, Olhar Eletrônico)
Com Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Zé, Sérgio Dias
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1497880/?ref_=sr_1
Documentário

                A história do tropicalismo, movimento musical capitaneado por Caetano Veloso e Gilberto Gil, dentre outros, inspirado por uma época em que o regime militar ditava as regras e a Jovem Guarda dominava a juventude.

Confira abaixo o trailer do filme:



           Marcelo Machado consegue não apenas fazer um estudo minucioso do movimento musical conhecido por Tropicalismo, com imagens de programas musicais da época e a contraposição em relação à Jovem Guarda. O cineasta também enriquece o documentário com a demonstração do que se passava na época dessa transformação cultural. Temos então a mão forte da ditadura, as passeatas dos jovens politizados, a “alienação” de outros movimentos musicais, o cinema de Glauber Rocha, dentre outros.











"Pra que Jovem Guarda? Temos nossas próprias fantasias!"


         A trama consegue tecer esse emaranhado de acontecimentos, sem obrigação de necessariamente explicar de forma normal a origem e os desdobramentos do movimento. E aí está o grande trunfo do documentário: o modo como a história do tropicalismo é contada segue os moldes do próprio tropicalismo. Se por um lado, a trama fica confusa, subjetiva e algumas vezes sem sentido, o espectador se vê inserido nesse redemoinho de loucuras e surrealismos e acaba por entender empiricamente esse importante movimento brasileiro. Ou não.

NOTA 7,0

0 comentários:

Postar um comentário