Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, outubro 08, 2014

DE MENOR

(De Menor)
Brasil/2013
De Caru Alves de Souza
Com Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler, Rui Ricardo Diaz
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2316573/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Helena é uma advogada que é defensora de menores acusados de crimes. Sua rotina está entre a defensoria e cuidar de Caio, seu irmão de 17 anos. As coisas se complicam quando Caio é acusado de um crime.

Confira abaixo o trailer do filme:


               Um dos vencedores do Festival do Rio de 2013, o filme mostra em seus curtos 77 minutos de duração um painel do crime entre menores abandonados, o medo da situação carcerária para essa parcela da população e ainda a investigação, ainda que superficial, dos problemas econômicos e sociais enfrentados pelas famílias de alguns jovens que entram para o crime.












Você não é a Bianca?

                 O grande trunfo da trama é estabelecer uma interseção entre exercer a defesa dos menores e ser vítima deles, no retrato da protagonista Helena. E além disso, ela ainda vê o irmão envolvido em atos criminosos. O filme tem um contraponto interessante ao constatar que não é preciso ser pobre e nascer na favela ou até mesmo não ter uma família para entrar para o mundo do crime. Caio, jovem, loiro, de classe média, que poderia ter a irmã como exemplo, formada em advocacia,  parece se rebelar aos poucos.
                “De Menor” apresenta um tema não muito abordado pelo cinema nacional ultimamente e que está presente no cotidiano do país. Merecidamente premiado, só carece um pouco de um roteiro mais trabalhado que não dependesse unicamente de sua premissa e não assumisse quase um tom documental por falta de uma história com mais reviravoltas e uma conclusão mais impactante.

NOTA 8,0

0 comentários:

Postar um comentário