Pages

Ads 468x60px

terça-feira, março 25, 2014

300: A ASCENSÃO DO IMPÉRIO

(300: Rise of an Empire)
EUA/2014
De Noam Murro (Vivendo e Aprendendo)
Com Sullivan Stapleton, Eva Green, Lena Headey, Rodrigo Santoro
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1253863/?ref_=fn_al_tt_4
Ação

O general Themistocles lidera um exército que tenta conter a invasão persa liderada por Artemisia e Xerxes. Mesmo contando com um número muito menor de homens, eles planejam acabar com as frotas dos inimigos.

Confira abaixo o trailer do filme:


        Uma sequência de 300 soava quase impossível pelo fato de Leônidas e seus 300 comandados terem seu destino final selado no primeiro filme. Porém, surgiu a ideia de contar os eventos paralelos à saga de Leonidas. Dessa vez, o herói aqui é Themistocles, que lida com a vilã sem noção Artemisia.









Você não é um bicho de 7 cabeças!

        O filme ainda conta a origem de Xerxes, interpretado novamente pelo brasileiro Rodrigo Santoro. Porém, falta roteiro. Quase todo narrado em off, com poucos diálogos e muitas cenas de ação, que soam repetitivas depois de algum tempo. O que se percebe é que tentaram arrumar alguma desculpa pra ter o segundo filme, mesmo sem ter história alguma.
O estilo de 300 continua fiel, com suas cenas ora em câmera lenta ora com avanços rápidos, em um ritmo totalmente quebrado, que no primeiro filme era inovador, porém hoje só acaba soando mais do mesmo. E com o sucesso de bilheteria, pode acabar surgindo mais uma sequência de pouca história e muita ação.

NOTA 5,0

sexta-feira, março 21, 2014

O GRANDE HERÓI


(Lone Survivor)
EUA/2013
De Peter Berg
Com Mark Wahlberg, Taylor Kitsch, Emile Hirsch, Bem Foster, Eric Bana
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1091191/?ref_=fn_al_tt_1
Ação

                Marcus Lutrell e seu time de fuzileiros americanos recebem uma missão de capturar ou matar o líder talibã Ahmad Shah. Porém, eles sofrem uma emboscada e lutam pela sobrevivência nas montanhas do Afeganistão.

Confira abaixo o trailer do filme:


                O filme, baseado em fatos reais, mostra o terror vivido por quatro fuzileiros em uma guerra moderna. O diretor Peter Berg acertadamente mostra primeiro um pouco das relações amigáveis entre a equipe, além das suas motivações externas e lembranças, antes de entrar no terror da guerra em si.









Onde está o Ted?

                As cenas de ação são sensacionais, dando uma boa imersão ao filme, no qual o espectador mergulha junto com os protagonistas. Não foi à toa que o longa foi indicado ao Oscar por melhor edição de som e mixagem de som. A trama usa os sons para transmitir todo o processo de desespero que os quatro protagonistas sentem ao tentar escapar do grupo de guerrilheiros talibãs que os cercam.
                “O Grande Herói” mostra uma história que merecia ser filmada e só não fez mais sucesso nos festivais por onde passou talvez pelo fato de não ser dirigido por uma Kathrin Bigelow. Mesmo não devendo em nada para um “Guerra ao Terror”.

NOTA 8,0

quinta-feira, março 20, 2014

TOP 11 - MELHORES FILMES DE 2011

1°) INTOCÁVEIS
(Intouchables)
França/2011
De Olivier Nakache e Eric Toledano
Com François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1675434/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia Dramática

Depois de um acidente que o deixou tetraplégico, um aristocrata francês contrata um sujeito nada convencional para seu tratamento. Um dos maiores sucessos atuais na França e no mundo tanto de público quanto de crítica. Melhor Filme Estrangeiro do ano. Melhor Comédia do ano.


2°) A INVENÇÃO DE HUGO CABRET
(Hugo)
EUA/2011
De Martin Scorsese
Com Asa Butterfield, Chlöe Grace Moretz, Christopher Lee, Bem Kingsley, Sacha Baron Cohen, Ray Winstone, Jude Law
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0970179/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

Em Paris dos anos 30, Hugo tenta desvendar um mistério envolvendo um autômato que pertencia ao seu falecido pai. Scorsese utiliza-se de uma aventura infanto-juvenil para fazer uma bela homenagem ao cinema, que merecia ter ganhado o Oscar de melhor filme em 2011. Melhor Aventura do Ano.


3º) A SEPARAÇÃO
(Jodaeiye Nader az Simin)
Irã/2011
De Asghar Farhadi
Com Peyman Moaadi, Leila Hatami, Sareh Bayat
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1832382/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Um casal iraniano precisa tomar uma decisão muito difícil: sair do país para melhorar a vida da filha ou ficar no país para cuidar da saúde do pai dele. Um retrato do país que muita gente não conhece em uma história dinâmica e surpreendente. Melhor Drama do ano.


4°) A PELE QUE HABITO
(La piel que habito)
Espanha/2011
De Pedro Almodóvar
Com Antonio Banderas, Elena Anaya, Marisa Paredes, Jan Cornet
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1189073/?ref_=fn_al_tt_1
Suspense

Um brilhante cirurgião plástico, com várias tragédias em seu passado, cria uma espécie de pele sintética ainda proibida no meio científico. Ele ainda guarda o mistério de uma mulher volátil que mantém em sua casa longe de todos. Almodóvar faz o melhor filme de sua carreira, logo uma história que beira o terror, em uma roupagem moderna de Frankestein. Melhor Suspense do ano.


5°) MEIA-NOITE EM PARIS
(Midnight in Paris)
EUA-Espanha/2011
De Woody Allen
Com Owen Wilson, Rachel McAdams, Kathy Bates, Michael Sheen
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1605783/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia Romântica

Em uma viagem a Paris com a família de sua noiva, um nostálgico escritor consegue viajar no tempo, diretamente para os anos 20, todo dia à meia-noite, interagindo com os grandes artistas da época. Um dos melhores filmes de Woody Allen, que encontrou em Owen Wilson um substituto à sua altura.


6°) A OUTRA TERRA
(Another Earth)
EUA/2011
De Mike Cahill
Com Brit Marling, William Mapother, Matthew-Lee Erlbach
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1549572/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica

Na noite da descoberta de uma Terra duplicada em nosso sistema solar, uma jovem estudante ambiciosa e um compositor se envolvem em um acidente. Romance que utiliza a ficção científica como pano de fundo, traz reflexões e questionamentos em uma envolvente história, melhor conduzida do que seu “filme-irmão” mais famoso, Melancolia, de Lars Von Trier. Melhor Ficção Científica do ano.


7°) O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD
(The Best Exotic Marigold Hotel)
Reino Unido-EUA-Emirados Árabes/2011
De John Madden
Com Judi Dench, Maggie Smith, Bill Nighy, Dev Patel
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1412386/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

Um grupo de britânicos que não se conhecem embarcam em uma viagem rumo a um hotel especializado em terceira idade na Índia. Divertida história do mesmo diretor de Shakespeare Apaixonado. Sucesso de público e crítica, tanto que já está sendo gravada uma sequência.


8°) DEUS DA CARNIFICINA
(Carnage)
França-Alemanha-Polônia-Espanha/2011
De Roman Polanski
Com Jodie Foster, Kate Winslet, Christoph Waltz, John C. Reilly
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1692486/?ref_=fn_al_tt_1
Comédia

Dois casais discutem na casa de um deles sobre uma briga envolvendo os filhos. Só que a discussão evolui para outras áreas, acabando por deixar a relação entre eles bastante perigosa emocionalmente. O filme se passa praticamente em uma sala, contando com o roteiro hilário e o talento dos quatro protagonistas.

9°) DRIVE
(Drive)
EUA/2011
De Nicolas Winding Refn
Com Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston, Albert Brooks
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0780504/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Um misterioso sujeito se mete em problemas, tentando resolver da forma que ele conhece. Ryan Gosling interpreta esse anti-herói que só fala quando é necessário, mas que reage a tudo que acontece à sua volta, mesmo que leve às últimas consequências. Filme estiloso, que ainda conta com Bryan Cranston, protagonista de Breaking Bad.

10°) X-MEN: PRIMEIRA CLASSE
(X-Men: First Class)
EUA-Reino Unido/2011
De Matthew Vaughn
Com James McAvoy, Michael Fassbender, Kevin Bacon, Rose Byrne, Jennifer Lawrence
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1270798/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

Em 1962, o governo norte-americano se alia aos mutantes para tentar parar um poderoso ditador que pode iniciar a terceira guerra mundial. A origem dos X Men, contando a história dos jovens Professor Xavier e Magneto. Reacendeu a franquia, que estava meio desacreditada depois de X-Men 3.


11°) O GAROTO DE BICICLETA
(Le gamin au vélo)
França-Bélgica-Itália/2011
De Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne
Com Thomas Doret, Cécile De France, Jérémie Renier
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1827512/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Abandonado por seu pai, um garoto é deixado com uma jovem mulher, que tenta entender o que houve com ele. Comovente drama, indicado para o Globo de Ouro e outros festivais.


terça-feira, março 18, 2014

OS CROODS

(The Croods)
EUA/2013
De Kirk De Micco e Chris Sanders (Lilo & Stitch, Como Treinar o Seu Dragão)
Com Nicolas Cage, Ryan Reynolds, Emma Stone, Catherine Keener, Chris Sanders
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0481499/?ref_=fn_al_tt_1
Animação

                Depois que sua caverna é destruída, Grug e sua família tem que viajar através de um mundo fantástico, procurando um novo lar, com a ajuda de um garoto forasteiro, que acaba gostando da filha de Grug.

Confira abaixo o trailer do filme:


                O filme, indicado ao Oscar 2014, é uma divertida e alucinante história sobre relações familiares, tendo como pano de fundo a época dos homens das cavernas. Cada personagem da animação consegue ter seu espaço, apesar da heroína Eep não ter tanto carisma assim.









O que será, é um avião?

                De qualquer forma, Eep (voz de Emma Stone) e Guy (Ryan Reynolds) tem boa química e o garoto forasteiro acaba roubando as cenas, chamando mais atenção da família do que o orgulhoso patriarca Grug. Ele logicamente começa a ter ciúmes de Guy, tentando expulsar ele de algum jeito.
                Quando todos começam a ter que procurar outro lugar pra viver, as viagens se tornam cada vez ais perigosas e as experiências que Grug e Guy vivem juntos começam a contar para que um aceite o outro aos poucos.  Nessas viagens, o destaque vai para os efeitos em 3d bastante imersivos.
                “Os Croods” é uma aventura das mais imperdíveis de 2013 e que não teria sido nenhuma injustiça ter ganho o Oscar de animação ao invés de Frozen.

NOTA 8,5

sábado, março 15, 2014

A GRANDE BELEZA

(La Grande Bellezza) 
Itália-França/2013 
De Paolo Sorrentino (As Consequências do Amor, Aqui é o meu Lugar) 
Com Toni Servillo, Carlo Verdone, Sabrina Ferilli, Carlo Buccirosso 
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2358891/?ref_=fn_al_tt_4 
Comédia Dramática 

 A história do escritor Jep Gambardella, que sempre foi adepto de festas lascivas, inclusive em seu 65º aniversário. A vida libertária dele e de seus amigos é palco de uma análise reflexiva da sociedade atual.

Confira abaixo o trailer do filme:


               O filme de Paolo Sorrentino, vencedor do Globo de Ouro e do Oscar de melhor filme estrangeiro, é uma história que não se preocupa com uma narrativa e sim em passar todas as ideias e reflexões contidas nas cenas aleatórias que apresenta e que compõem um painel da sociedade atual.

 








A vida é bela...

                O longa não se propõe a responder as questões que apresenta, deixando para o espectador refletir sobre cada uma delas.  O problema de todo filme que se propõe a fazer isso é que há uma divisão de público: uns vão achar genial por estabelecer análises profundas, outros vão achar monótono e sem sentido pelas mesmas razões.  
                O fato é que a trama poderia ter sido melhor trabalhada no sentido de ter uma história sólida e mais viável para o público e ao mesmo tempo abordando as mesmas questões, sem exageros ou tentativas de se obter um estilo alternativo. Acaba que vira um filme de nicho, que não diverte e acaba chamando atenção mais pelas cenas surreais do que pelas questões importantes.

NOTA 4,5

quinta-feira, março 13, 2014

13 PESSOAS QUE IRRITAM NO CINEMA

Confiram abaixo o vídeo hilário do Parafernalha, que mostra as 13 pessoas que mais irritam no cinema! Tem de tudo, aquela que fica com o celular ligado, a que chega depois que o filme começa, a que fala alto, comentando as cenas do filme...será que vocês se identificam com algum desses tipos?

quarta-feira, março 12, 2014

ROBOCOP


(RoboCop)
EUA/2014
De José Padilha (Tropa de Elite, Tropa de Elite 2: O Inimigo agora é outro, Ônibus 174)
Com Joel Kinnaman, Gary Oldman, Michael Keaton, Samuel L. Jackson, Abbie Cornish, Jackie Earle Haley
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1234721/?ref_=fn_al_tt_1
Ação

                Em 2028, o milionário Raymond Sellars, dono da empresa Omnicorp, tenta convencer a opinião pública em aceitar robôs como policiais nos EUA, algo que já é realidade em outros países do mundo. Para isso, tem a ideia de colocar um humano dentro de uma máquina. O policial Alex Murphy, depois de sofrer um atentado, é o sujeito ideal para o empreendimento.

Confira abaixo o trailer do filme:

)

               Esse novo filme de José Padilha não pode ser encarado como apenas um remake do famoso longa de Paul Verhoeven ou uma desculpa para apresentar uma antiga franquia de sucesso para as novas gerações. Padilha toma emprestado as roupagens do antigo RoboCop para apresentar uma trama bastante irônica sobre imperialismo americano, homem versus máquina e manipulação da mídia, além da habitual crítica política.











Esteja preso! Você é o espião que sabia demais!

                O espectador ávido por apenas mais um blockbuster  pode estranhar o excesso de diálogos, a profundidade dos temas apresentados e talvez até achar monótono por não ir direto ao assunto. Realmente a escolha foi fazer uma superprodução bastante autoral, com atuações excelentes e icônicas (Samuel L. Jackson como um apresentador de extrema direita, Gary Oldman como um médico dividido entre a ciência e a humanidade, além de Michael Keaton como praticamente a encarnação da ganância). Além disso, traz reflexão no drama do policial que mesmo com a máquina tentando superar sua humanidade, algo parece não deixar que isso ocorra.
                “RoboCop” de Padilha é mais preocupado em apresentar situações críticas que o mundo vivencia hoje, mostrando-se mais atual e contundente. Um filme mais para refletir do que para esperar impacientemente pelas cenas de ação.

NOTA 8,5

sexta-feira, março 07, 2014

BOLÃO DO OSCAR 2014 - RANKING COMENTADO

E mais um Bolão do Oscar rolou, com uma disputa sensacional pela primeira posição! Dessa vez, Rafael “Pantera” Villanova desbancou todos os ex-campeões e o sempre quase campeão Fel Barros e faturou o bolão pela primeira vez! Numa disputa sensacional, juntamente com Luciano Giehl e Fel Barros, viu o primeiro abandonar a luta pelo bicampeonato no Roteiro Original e o segundo dar adeus ao sonho do primeiro título esse ano na Edição. Fel Barros, aliás, manteve seu posto de “quase” sendo novamente vice, pela terceira vez na história do Bolão! E Nicholas Reis conseguiu figurar no pódio pelo segundo ano consecutivo, beliscando um terceiro lugar suado, depois que o Luciano saiu da disputa. E na ordem de envio em relação a outros 3 concorrentes! Do lado de baixo da tabela, Victor Zavandor e seus famigerados dados conseguiram a última colocação, com apenas 3 acertos. Confira abaixo quem foi o verdadeiro ‘capitão’, quem foi ‘trapaceado’, quem foi ‘à caça’ e até mesmo o ‘grande herói’!

1°) RAFAEL “PANTERA” VILLANOVA – 22
Posições anteriores: 2011 – 35º / 2012 – 21º / 2013 – 18º

Pantera deu um salto da tabela intermediária, onde figurava nos últimos três anos diretamente para a primeira posição! De início, viu Fel Barros e Luciano Giehl disputarem a primeira posição, porém com os erros dos adversários em Edição e Roteiro Adaptado, assumiu a liderança até o final. E coloca seu nome no rol de campeões, algo que seu tradicional adversário Fel Barros até o momento não conseguiu! E em sua também já tradicional busca pelo 11, o número de acertos dele foi 22 (múltiplo de 11)! Mostrou que foi o ‘grande herói’ do bolão, ganhou 3 blu-rays e já parte rumo ao bicampeonato ano que vem! Título de Melhor Lúdico

2°) FEL BARROS – 22
Posições anteriores: 2009 – 2° / 2010 – 2º / 2011 – 15º / 2012 – 3º / 2013 – 3º

Fel Barros bem que tentou, mas bate na trave mais uma vez! Acumula desde sua primeira participação cinco pódios, sendo três vices e dois terceiros lugares. Alimentou esperanças depois que viu acertar praticamente sozinho o Melhor Documentário, porém ao apostar em Capitão Phillips como Melhor Edição, viu sua liderança ‘naufragar’. Agora leva mais 2 blu-rays e vai seguir em sua busca pelo título. O que aliviou sua frustração foi o fato de que dessa vez não perdeu pela ordem de envio (25º critério de desempate), algo que já aconteceu com ele 2 vezes!

3º) NICHOLAS REIS – 21
Posições anteriores: 2013 – 2º

Nicholas Reis completa o pódio, em um fato inédito no Bolão do Oscar! Nada menos que 4 participantes acertaram e erraram as mesmas categorias! E com isso, o famigerado 25° critério de desempate entra em jogo, a ordem de envio! Nicholas mandou suas apostas na frente de Warny Marçano (eu!), William Manfroi e Victor Cardoso! Os quatro erraram apenas Melhor Curta-metragem, Documentário e Curta-metragem de animação. E com isso, Nicholas conquistou ‘vaga na vassoura’, ou melhor, no pódio! E leva 1 blu-ray também!

4º) WARNY MARÇANO – 21
Posições anteriores: 2003 – 3° / 2004 – 2° / 2005 – Campeão / 2006 – 2° / 2007 – 7° / 2008 – 2° / 2009 – 11° / 2010 – 8º / 2011 – 5º / 2012 – 22º / 2013 – 22°

Depois de amargar posições na tabela intermediária por dois anos seguidos, eu consegui finalmente chegar perto do pódio! E perder o terceiro lugar na ordem de envio! A zebra do curta-metragem de animação e a surpresa do documentário tiraram as chances de pódio! Título de Melhor Ex-campeão

5º) WILLIAM MANFROI – 21
Posições anteriores: 2011 – 3º / 2012 – 5º / 2013 – 15º

William Manfroi mandou suas apostas em cima da hora e viu a terceira posição escapar pela ordem de envio também! Pelo menos, voltou a figurar entre os primeiros depois da posição apenas razoável na edição passada!

6º) VICTOR CARDOSO – 21
Estreante no Bolão do Oscar
A tradição do Bolão do Oscar de ter pelo menos um estreante entre os 10 primeiros colocados se manteve! Victor Cardoso também perdeu a terceira colocação pela ordem de envio! Da próxima vez, tem que pensar menos nas jogadas (ou apostas rs) e enviar mais rápido! De qualquer forma, começou o Bolão com o pé direito e promete ser um adversário ferrenho para os já tradicionais participantes! Título de Melhor Estreante

7º) BRUNO CAETANO – 21
Posições anteriores: 2011 – 2º / 2012 – 5º / 2013 – 10º

Bruno conseguiu a marca de se manter entre os 10 primeiros colocados do Bolão desde sua primeira participação em 2011. Poderia ter ido melhor, caso não tivesse apostado em “Trapaça” como Melhor Figurino. E com isso, foi ‘trapaceado’ e levado à sétima posição!

8º) WILSON FELIPE – 21
Estreante no Bolão do Oscar

Mais um estreante entre os 10 primeiros colocados. Wilson perdeu no desempate por votar em “Capitão Phillips” para Melhor Edição!

9º) LUCIANO GIEHL – 21
Posições anteriores: 2009 – Campeão / 2010 – 5º / 2011 – 6º / 2012 – 17º / 2013 – 4º

Luciano ficou liderando junto com Fel um bom tempo, ‘antes da meia-noite”. O que ele não esperava era que sua aposta em “Trapaça” fosse errada, fazendo ele cair para o grupo dos que acertaram 21 pontos. E errar em uma categoria principal é ir lá pra baixo no critério de desempate. Título de Melhor Casal, com Laura Furtado

10º) AYLA SANT’ANA – 21
Posições anteriores: 2012 – 4º / 2013 – 8º

Ayla, assim como Bruno Caetano, mantém-se entre os 10 primeiros colocados desde seu primeiro ano de participação. Poderia ter ido melhor, mas errou Filme Estrangeiro, perdendo no desempate para toda a turma dos 21 pontos.

11º) CAMILA BELISÁRIO – 20
Posições anteriores: 2009 – 19° / 2010 – 11º / 2011 – 8º / 2012 – 31º / 2013 – 28º

Dessa vez Camila compensou as posições dos dois últimos anos e chegou mais perto do pódio. Conseguiu vencer Laura no desempate por acertar Melhor Roteiro Original. Título de Melhor da GITEC

12º) LAURA FURTADO – 20
Posições anteriores: 2010 – 6º / 2011 – Campeã / 2012 – 19º / 2013 – Campeã

A bicampeã dessa vez ficou longe do tri, mas sempre perto do primeiro pelotão. Assim como o Luciano, também votou em “Trapaça” para Melhor Roteiro Original e com isso perdeu o desempate para a Camila. Título de Melhor Casal, com Luciano Giehl

13º) GERALDO FERREIRA – 19
Posições anteriores: 2013 – 12º

Continuou numa posição parecida com a do ano passado, não muito longe dos líderes.

14º) MARCELO BATALHA – 18
Posições anteriores: 2008 – 3º / 2009 – 5º / 2011 – 20º / 2012 – 26º / 2013 – 9º

Algumas apostas como “Ela” para trilha sonora e “Trapaça” para Figurino tiraram algumas posições dele.

15º) RENAN BARROS - 18
Posições anteriores: 2012 – 11º

Renan até que liderou nas primeiras categorias, mas depois de algumas apostas em “O Hobbit”, caiu algumas posições. Perdeu no desempate para Marcelo por seu voto em Leonardo DiCaprio para melhor ator.

16º) MARIANA GOMES – 18
Estreante no Bolão do Oscar

Mais uma estreante no Bolão que começou muito bem! Só que vacilou em ator e atriz coadjuvante, o que fez com que perdesse no desempate para o Renan.

17º) DURVAL CUNHA – 17
Posições anteriores: 2011 - 19º / 2012 – 16º / 2013 – 11º

Conseguiu manter a tradição de sempre ficar entre 10º e 20º! Acertou as categorias principais, mas algumas técnicas como edição de som para “All is Lost” deixaram ele pra trás.

18º) BRUNO BSL – 17
Posições anteriores: 2004 – 4° / 2005 – 2° / 2007 – 27° / 2008 – 11° / 2009 – 15° / 2010 – 44º / 2011 – 13º / 2012 – 14º / 2013 – 20º

Não foi dessa vez que o tradicional participante do Bolão voltou aos áureos tempos. Perdeu no desempate para Durval por votar em Woody Allen para Melhor Roteiro Original.

19º) GILMAR CASTANHEIRA – 16
Posições anteriores: 2006 – Campeão / 2007 – 2° / 2008 – 4° / 2009 – 7° / 2010 – 7º / 2011 – 26º / 2012 Campeão / 2013 – 21º

O bicampeão do Bolão dessa vez cumpriu tabela e não disputou com o pelotão da frente. Suas apostas em Inside Llewyn Davis e Vovô sem Vergonha não surtiram efeito.

20º) FRANCE OLIVEIRA – 16
Posições anteriores: 2012 – 28º

Melhorou sua posição em relação a 2012. Perdeu no desempate para o Gilmar por votar em “Ordinary Love” para Melhor Canção Original.

21º) THAÍS SANTOS – 16
Posições anteriores: 2012 – 35º / 2013 – 41º

Melhorou consideravelmente sua posição em relação aos anos anteriores. Perdeu no desempate para Fran por votar em “A Caça” para Melhor Filme Estrangeiro.

22º) CAROLINA ORNELAS – 16
Posições anteriores: 2004 – 9° / 2005 – 5° / 2006 – 9° / 2007 – 22° / 2008 – 10° / 2009 – 21° / 2010 – 14º / 2011 – 34º / 2013 – 32º

Deve ter bebido várias doses na cerimônia do Oscar! Pelo menos melhorou em relação aos últimos anos. Perdeu no desempate para Thaís por votar em Jennifer Lawrence para Melhor Atriz Coadjuvante.

23º) MIRO “WOLVERINE” – 16
Posições anteriores: 2007 – 23° / 2008 – 23° / 2009 – 23° / 2010 – 23º / 2011 – 10º / 2012 – 23º / 2013 – 30º

Essa é a oitava participação de Miro no Bolão do Oscar e é a sexta vez que ele fica em 23º lugar! É tão impressionante que a partir de agora o 23º lugar do Bolão será nomeado de Troféu Miro!  Perdeu no desempate para Carol por votar em “Trapaça” para Melhor Roteiro Original.

24º) THAIAN MORAES – 15
Posições anteriores: 2006 – 7° / 2007 – 33° / 2008 – 22° / 2009 – 33° / 2010 – 25º / 2011 – 27º / 2012 – 10º / 2013 – 5º

Os prêmios técnicos derrubaram Thaian do pelotão da frente. Até mesmo votar no tradicional John Williams para melhor trilha sonora não deu certo. Acabou sendo vice-campeão do Troféu Miro (ver comentário anterior!).

25º) LUCIANA AZEVEDO – 14
Posições anteriores: 2013 – 40º

Melhorou muito de posição em relação ao ano passado. Votou com o coração em “Os Croods” para Melhor Animação e por eliminação em “A Caça” para Melhor Filme Estrangeiro. Na disputa com Renata e Thaís, só se deu bem em cima da primeira, da qual ganhou no critério de desempate!

26º) RENATA PALHEIROS – 14
Estreante no Bolão do Oscar

Ficou na parte intermediária da tabela. Suas apostas em “Trapaça” não surtiram efeito, muito menos em “Gravidade” como Melhor Filme, o que fez perder da Lu no critério de desempate!

27º) CRISTIANE NASCIMENTO – 13
Posições anteriores: 2013 – 27º

Repetiu sua posição do ano anterior. Será que vai ficar que nem o Miro? Melhorou sua média, acertando 13 ao invés dos 12 pontos do ano passado.

28º) JOSÉ CARLOS – 12
Posições anteriores: 2009 – 22º / 2010 – 20º / 2012 – 37º / 2013 – 47º

Dessa vez melhorou em relação ao ano anterior. Pode ter ajudado o fato de ter visto mais filmes do Oscar esse ano.

29º) ANA LUÍZA – 11
Estreante no Bolão do Oscar

Suas apostas em Woody Allen para Roteiro Original e no filme do Camboja, “The Missing Picture”, não surtiram efeito.

30º) THIAGO SILVA – 11
Posições anteriores: 2007 – 36° / 2008 – 24° / 2009 – 13° / 2010 – 42º / 2011 – 49º / 2012 – 39º / 2013 – 38º

Thiago melhorou sua média, mas ainda assim continua perdendo para Cristiane. Perdeu no desempate para Ana Luíza por votar em David O. Russell como melhor diretor.

31º) GIANCARLO TANI – 11
Posições anteriores: 2012 – 33º / 2013 – 42º

Pelo menos acertou mais categorias do que no ano passado. Perdeu no desempate para Thiago por votar em “O Lobo de Wall Street” como Melhor Filme.

32º) AMANDA BASTOS – 10
Posições anteriores: 2006 – 14° / 2007 – 14° / 2008 – 15° / 2009 – 18° / 2010 – 41º / 2011 – 41º / 2012 – 29º / 2013 – 49º

Dessa vez quase consegue ficar nos 9 pontos, seu grande objetivo! Porém como esse ano estava mais fácil, acabou estourando. E não deixou mais ninguém fazer 9 pontos! Votou muito em “Trapaça” e no final acabou sendo ‘trapaceada’.

33º) SÉRGIO BARCELLOS – 10
Posições anteriores: 2012 – 34º / 2013 – 26º

Perdeu no desempate para Amanda por votar em “Gravidade” para melhor filme.

34º) MARCEL ROCHA – 8
Posições anteriores: 2011 – 32º / 2012 – 48º / 2013 – 44º
Apostou muito em “Gravidade” como Melhor Filme e em outras categorias no filme “O Lobo de Wall Street”.

35º) MARCO AURÉLIO “JAPA” – 8
Posições anteriores: 2008 – 19° / 2009 – 25° / 2010 – 39º / 2011 – 16º/ 2012 – 46º / 2013 – 46º

Perdeu no desempate para Marcel por votar em Steve McQueen como Melhor Diretor.

36º) KISNNEY ALMEIDA – 7
Posições anteriores: 2003 – Campeão / 2004 – 8° / 2005 – 6° / 2006 – 6° / 2007 – 8° / 2008 – 18° / 2009 – 14° / 2010 – 22º / 2011 – 48º / 2012 – 41º / 2013 – 43º

O ex-campeão Kisnney continua entre os últimos colocados. Suas apostas em “Trapaça” e “O Lobo de Wall Street” não vingaram e dessa vez ele ficou bem atrás da Amanda!

37º) EDUARDO AMBROSIO – 7
Posições anteriores: 2006 – 12° / 2007 – 11° / 2008 – 34° / 2009 – 42° / 2010 – 10º / 2011 – 11º / 2012 – 49º / 2013 – 7º

Eduardo é um dos participantes mais irregulares do Bolão! Em um ano está entre os dez primeiros e no outro está entre os dez últimos! Perdeu no desempate para o Kisnney por votar em Judi Dench como Melhor Atriz.

38º) VITOR ERGLI – 6
Estreante no Bolão do Oscar

Figurou entre os últimos colocados, mas pelo menos ficou na frente dos dados do Victor Zavandor!

39º) JÉSSICA TARINE – 6
Estreante no Bolão do Oscar

Figurou entre os últimos colocados, mas pelo menos ficou na frente dos dados do Victor Zavandor! Perdeu no desempate para Vitor por votar em “O Lobo de Wall Street” como Melhor Filme.

40º) BRUNO CARDOSO – 5
Posições anteriores: 2003 – 5° / 2004 – 3° / 2005 – 10° / 2006 – 13° / 2007 – 17° / 2008 – 20° / 2009 – 36° / 2010 – 27º / 2011 – 39º / 2012 – 30º / 2013 – 37º

Ficou o tempo todo disputando com Kisnney e Thiago Berti quem iria ficar junto dos dados do Victor Zavandor! Todos acabaram escapando por pouco! Estabeleceu sua pior posição em toda a história do Bolão! A torcida foi grande na parte de baixo da tabela, tão emocionante quanto no primeiro pelotão!

41º) THIAGO BERTI - 4
Estreante no Bolão do Oscar

Pelo menos tem a desculpa de que é estreante, ao contrário de Kisnney e Bruno!

42º) VICTOR ZAVANDOR - 3
Posições anteriores: 2010 - 43º / 2011 – 47º / 2012 – 50º / 2013 – 52º


Dessa vez os dados realmente ficaram em último lugar! Ao final da votação, Victor ainda lançou 4 dados de 6 faces para ver quantas categoria iria acertar. Os quatro dados deram 1. Só que ao invés de 4 categorias, Victor só acertou 3. Até nisso, os dados erraram! E Victor ganha o pior DVD da minha coleção, “O Retorno da Múmia”!

terça-feira, março 04, 2014

BOLÃO DO OSCAR 2014 - PRÊMIOS

Segue abaixo os blu-rays que os 3 primeiros colocados do Bolão do Oscar 2014 vão escolher. Como é de tradição, o primeiro colocado vai escolher 3, o segundo colocado escolhe 2 e o terceiro fica com o que sobrar. E em breve o Ranking comentado do Bolão do Oscar 2014!

127 HORAS
(127 Hours)
EUA-Reino Unido/2010
De Danny Boyle (Trainspotting, Quem quer ser um Milionário)
Com James Franco, Kate Mara, Treat Williams
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1542344/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

Aron Ralston, um escalador de montanhas, tenta desesperadamente sobreviver em uma aventura em Moab, sozinho.



AS AVENTURAS DE PI
(Life of Pi)
EUA-Taiwan-Reino Unido/2012
De Ang Lee (Hulk, O Tigre e o Dragão, Razão e Sensibilidade)
Com Suraj Sharma, Irrfan Khan, Adil Hussain
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0454876/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

Um jovem que sobrevive a um desastre no mar, precisa conviver em um barco junto com um tigre de bengala, até conseguirem achar ajuda.


MILLENIUM: OS HOMENS QUE NÃO AMAVAM AS MULHERES
(The Girl with the Dragon Tatoo)
EUA-Suécia-Noruega/2011
De David Fincher (Seven, Clube da Luta, A Rede Social)
Com Daniel Craig, Rooney Mara, Christopher Plummer, Geraldine James
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1568346/?ref_=fn_al_tt_10
Policial

Um jornalista e uma hacker se unem para investigar um desaparecimento do passado.


O PATRIOTA
(The Patriot)
EUA-Alemanha/2000
De Roland Emmerich (Independence Day, O Dia Depois de Amanhã, Godzilla)
Com Mel Gibson, Heath Ledger, Jason Isaacs, Chris Cooper
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0187393/?ref_=fn_al_tt_1
Aventura

A história de uma família em plena Revolução Americana.



PIRATAS PIRADOS!
(The Pirates! In Adventure with Scientists)
EUA-Reino Unido/2012
De Peter Lord e Jeff Newitt
Com Hugh Grant, Martin Freeman, Imelda Staunton, Salma Hayek
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1430626/?ref_=fn_al_tt_1
Animação

A saga de piratas na Londres vitoriana. Versão em blu-ray 3D!



PLATOON
(Platoon)
EUA-Reino Unido/1986
De Oliver Stone (Wall Street: Poder e Cobiça, Nascido em 4 de Julho, Selvagens)
Com Charlie Sheen, Willem Dafoe, Tom Berenger, Johnny Depp, Forest Whitaker
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0091763/?ref_=fn_al_tt_1
Guerra

A história de um jovem recruta em crise na Guerra do Vietnã.

segunda-feira, março 03, 2014

OSCAR 2014 - VENCEDORES

Neste domingo, rolou a 86ª edição do Oscar. Destaque para "Gravidade", que levou 7 estatuetas, dentre vários prêmios técnicos e melhor direção para Alfonso Cuarón e "12 Anos de Escravidão", que ganhou melhor filme e roteiro adaptado. Confira abaixo os vencedores em todas as categorias.

Melhor Filme
12 Anos de Escravidão

Melhor Diretor
Alfonso Cuarón, por Gravidade

Melhor Ator
Matthew McConaughey, por Clube de Compras Dallas

Melhor Atriz
Cate Blanchett, por Blue Jasmine

Melhor Ator Coadjuvante
Jared Leto, por Clube de Compras Dallas

Melhor Atriz Coadjuvante
Lupita Nyong’o, por 12 Anos de Escravidão

Melhor Filme em Animação
Frozen - Uma Aventura Congelante

Melhor Fotografia
Emmanuel Lubezki, Gravidade

Melhor Figurino
Catherine Martin, O Grande Gatsby

Melhor Documentário
A Um Passo do Estrelato

Melhor Documentário em curta-metragem
The Lady in Number 6: Music Saved My Life

Melhor Edição
Alfonso Cuarón e Mark Sanger, por Gravidade

Melhor Filme em Língua Estrangeira
A Grande Beleza (Itália)

Melhor Maquiagem
Adruitha Lee e Robin Mathews, por Clube de Compras Dallas 

Melhor Trilha Sonora Original
Steven Price, por Gravidade

Melhor Canção Original
Let It Go (Frozen - Uma Aventura Congelante, Robert Lopez & Kristen Anderson-Lopez)

Melhor Direção de Arte
Catherine Martin e Beverly Dunn, O Grande Gatsby

Melhor Curta-Metragem de Animação
Mr.Hublot

Melhor Curta-Metragem
Helium

Melhor Edição de Som
Glenn Freemantle, por Gravidade

Melhor Mixagem de Som
Skip Lievsay, Niv Adiri, Christopher Benstead e Chris Munro, por Gravidade

Melhor Efeito Especial
Tim Webber, Chris Lawrence, Dave Shirk e Neil Corbould, por Gravidade

Melhor Roteiro Adaptado
John Ridley, por 12 Anos de Escravidão

Melhor Roteiro Original
Spike Jonze, por Her

FRAMBOESA DE OURO 2014 - VENCEDORES

O grande vencedor do Framboesa de Ouro 2014 foi o longa "Para Maiores" (foto). Dirigido por 13 diretores e contando com um elenco recheado de vencedores do Oscar, o besteirol levou os prêmios de pior filme e direção, dentre outros. Will Smith e seu filho Jaden Smith também se destacaram, levando pior ator e ator coadjuvante, respectivamente, por "Depois da Terra", filme de M.Night Shyamalan. Confira a lista completa com os vencedores destacados em negrito.

PIOR FILME
A Madea Christmas
Depois da Terra
Gente Grande 2
Para Maiores – VENCEDOR
O Cavaleiro Solitário

PIOR ATOR
Jaden Smith – Depois da Terra  - VENCEDOR
Adam Sandler – Gente Grande 2
Sylvester Stallone – Ajuste de Contas, Alvo Duplo e Rota de Fuga
Ashton Kutcher – Jobs
Johnny Depp – O Cavaleiro Solitário

PIOR ATRIZ
Tyler Perry – A Madea Christmas  - VENCEDOR
Selena Gomez – Getaway
Lindsay Lohan – Inappropriate Comedy e The Canyons
Naomi Watts – Para Maiores e Diana
Halle Berry – Para Maiores e Chamada de Emergência

PIOR ATRIZ COADJUVANTE
Salma Hayak – Gente Grande 2
Lady Gaga – Machete Mata
Lindsay Lohan – Todo Mundo em Pânico 5
Kim Kardashian – Temptation  - VENCEDOR
Katherine Heigl – O Casamento do Ano

PIOR ATOR COADJUVANTE
Larry the Cable Guy – A Madea Christmas
Will Smith – Depois da Terra  - VENCEDOR
Chris Brown – Battle of the Year
Taylor Lautner – Gente Grande 2
David Spade – Gente Grande 2
Nick Swardson -Gente Grande 2

PIOR REMAKE, CÓPIA OU SEQUÊNCIA
Gente Grande 2
Se Beber, Não Case – Parte III
Todo Mundo em Pânico 5
O Cavaleiro Solitário – VENCEDOR
Os Smurfs 2

PIOR ROTEIRO
A Madea Christmas
Depois da Terra
Gente Grande 2
Para Maiores  - VENCEDOR
O Cavaleiro Solitário

PIOR DIRETOR
M. Night Shyamalan – Depois da Terra
Dennis Dugan – Gente Grande 2
Os 13 diretores de Para Maiores - Para Maiores  - VENCEDOR
Tyler Perry – Temptation e A Madea Christmas
Gore Verbinski – O Cavaleiro Solitário

PIOR COMBINAÇÃO VISTA EM TELA
Todo o elenco de Gente Grande 2
Todo o elenco de Para Maiores
Lindsay Lohan e Charlie Sheen em Todo Mundo em Pânico 5
Tyler Perry e Larry the Cable Guy ou Tyler Perry e sua peruca e vestido em A Madea Christmas
Jaden Smith e Will Smith no planeta nepotismo em Depois da Terra  - VENCEDOR

domingo, março 02, 2014

BOLÃO DO OSCAR 2014 - RANKING HISTÓRICO

Confiram o ranking histórico do Bolão do Oscar, que leva em consideração a média de todos os pontos conquistados nas edições que o apostador participou! Lembrando que para uma pessoa estar relacionada no ranking, ela precisa ter participado de pelo menos 2 edições e pelo menos uma das edições necessariamente tem que ser dentro dos 2 últimos anos.

1° Fel Barros - 17,20
Vice-campeão em 2009 e 2010. Terceiro lugar em 2012 e 2013.

2° Bruno Caetano - 17,00
Vice-campeão em 2011.

3° Luciano Giehl - 16,40
Campeão em 2009. Quarto lugar em 2013.

4º William Manfroi - 16,33
Terceiro lugar em 2011.

5° Laura Furtado - 16,25
Campeã em 2011 e 2013.

6° Gilmar Castanheira - 15,20
Campeão em 2006 e 2012. Vice-campeão em 2007. Quarto lugar em 2008.

7° Fábio Vasques - 14,71
Campeão em 2007. Quarto lugar em 2009 e 2010.

8° Durval Cunha - 14,33

9° Marcelo Batalha - 14,20
Terceiro lugar em 2008.

10° Luiz Fernando - 13,67
Terceiro lugar em 2010.

11° Warny Marçano - 13,36
12° Aline Hoche - 12,67
13° Rafael Pantera - 12,33
14° Camila Belisario - 11,80
15° Aldo Valente - 11,33
16° Bruno (BSL) - 11,22
17° Wando Fortes - 11,14
18° Alexandre Faria - 10,75
19° Sérgio Barcellos - 10,50
20° Miro Wolverine - 10,29
21° Thaian - 10,25
22° Carol Ornelas - 10,22
23° Kisnney - 9,73
24° Eduardo Bob - 9,63
25° Leandro Gerpe - 9,29
26° Letícia Nogueira - 9,25
27° Maurício Olmi - 9,00
28° Giancarlo Tani - 9,00
29° Thaís Santos - 9,00
30° Bruno Cardoso - 8,82
31° Amanda Bastos - 8,75
32° Marco Aurélio "Japa" - 8,33
33° Marcel Rocha - 8,33
34° José Carlos - 8,25
35° Najara - 8,00
36° Jéssica Chavarri - 8,00
37° Leonardo Bittencourt - 8,00
38° Thiago Ferraz - 7,67
39° Cláudio - 7,55
40° Thiago Silva - 6,86
41° Ângelo D'elia - 6,33
42° Victor Zavandor - 5,25
43° Márcio Taddei - 4,67

OSCAR - POSTER ICONOGRÁFICO

A agência publicitária Beutleurink divulgou um poster iconográfico com todos os vencedores de melhor filme do Oscar, além dos indicados o melhor filme de 2013. Confira abaixo!


















































































1927-28 Asas, 1928-29 Melodia na Broadway, 1929-30 Nada de Novo no Front, 1930-31 Cimarron, 1931-32 Grande Hotel, 1932-33 Cavalgada, 1934 Aconteceu Naquela Noite, 1935 O Grande Motim, 1936 Ziegfeld – O Criador de Estrelas, 1937 Émile Zola, 1938 Do Mundo Nada Se Leva, 1939 …E o Vento Levou, 1940 Rebecca – A Mulher Inesquecível, 1941 Como Era Verde o Meu Vale, 1942 Rosa de Esperança, 1943 Casablanca, 1944 O Bom Pastor, 1945 Farrapo Humano, 1946 Os Melhores Anos de Nossas Vidas, 1947 A Luz É Para Todos, 1948 Hamlet, 1949 A Grande Ilusão, 1950 A Malvada, 1951 Sinfonia de Paris, 1952 O Maior Espetáculo da Terra, 1953 A Um Passo da Eternidade, 1954 Sindicato de Ladrões, 1955 Marty, 1956 A Volta ao Mundo em 80 Dias, 1957 A Ponte do Rio Kwai, 1958 Gigi, 1959 Ben-Hur, 1960 Se Meu Apartamento Falasse, 1961 Amor Sublime Amor, 1962 Lawrence da Arábia, 1963 As Aventuras de Tom Jones, 1964 Minha Bela Dama, 1965 A Noviça Rebelde, 1966 O Homem Que Não Vendeu Sua Alma, 1967 No Calor da Noite, 1968 Oliver!, 1969 Perdidos na Noite, 1970 Patton – Rebelde ou Herói?, 1971 Operação França, 1972 O Poderoso Chefão, 1973 Golpe de Mestre, 1974 O Poderoso Chefão: Parte II, 1975 Um Estranho no Ninho, 1976 Rocky, um Lutador, 1977 Noivo Neurótico, Noiva Nervosa, 1978 O Franco-Atirador, 1979 Kramer Versus Kramer, 1980 Gente Como a Gente, 1981 Carruagens de Fogo, 1982 Gandhi, 1983 Laços de Ternura, 1984 Amadeus, 1985 Entre Dois Amores, 1986 Platoon, 1987 O Último Imperador, 1988 Rain Man, 1989 Conduzindo Miss Daisy, 1990 Dança com Lobos, 1991 O Silêncio dos Inocentes, 1992 Os Imperdoáveis, 1993 A Lista de Schindler, 1994 Forrest Gump – O Contador de Histórias, 1995 Coração Valente, 1996 O Paciente Inglês, 1997 Titanic, 1998 Shakespeare Apaixonado, 1999 Beleza Americana, 2000 Gladiador, 2001 Uma Mente Brilhante, 2002 Chicago, 2003 O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei, 2004 Menina de Ouro, 2005 Crash – No Limite, 2006 Os Infiltrados, 2007 Onde os Fracos Não Têm Vez, 2008 Quem Quer Ser Um Milionário?, 2009 Guerra ao Terror, 2010 O Discurso do Rei, 2011 O Artista, 2012 Argo.

sábado, março 01, 2014

NEBRASKA


(Nebraska)
EUA/2013
De Alexander Payne (Sideways: Entre Umas e Outras, Os Descendentes)
Com Bruce Dern, June Squibb, Will Forte, Bob Odenkirk, Stacy Keach
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1821549/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Woody Grant é um senhor que acredita ter ganho um bilhete premiado no valor de um milhão de dólares.Mesmo sabendo que o bilhete é falso, seu filho David resolve embarcar numa viagem de Montana para Nebraska junto com o pai com o objetivo de resgatar o prêmio.

Confira abaixo o trailer do filme:



               O filme, com ótima fotografia em preto e branco, é um road movie que aborda os relacionamentos familiares e a influência do passado. Woody é um sujeito calado, crédulo e que não vê maldade nas outras pessoas. Sua esposa, no entanto, é daquelas que não perdem  uma briga e que pega pesado inclusive com o marido.


Estão discutindo? Better call Saul!

                Por causa de um falso bilhete premiado (premissa que só é uma desculpa para tratar as relações entre os personagens), Woody volta a rever algumas pessoas influentes do seu passado. Porém, a jornada de descoberta é mais importante para seu filho David, que pode visualizar um painel da personalidade do pai que antes era difícil notar.
                A trama é conduzida de forma lenta, mas que não compromete o andamento do roteiro, com paisagens áridas e diálogos fortes. O elenco ajuda ainda a dar um caráter mais profundo à história. Destaque para a dupla de protagonistas, indicada ao Oscar de ator e atriz coadjuvante. Como coadjuvante, ainda tem Bob Odenkirk (o advogado Saul, de Breaking Bad).
                “Nebraska” não é nada espetacular, mas é um simpático filme, que faz com que o diretor de “Os
Descendentes” confirme seu estilo de história, evidenciando um caráter fortemente familiar e introspectivo.

NOTA 7,5

BOLÃO DO OSCAR 2014 - MINHAS APOSTAS

Melhor Filme
12 anos de escravidão

Melhor Diretor
Alfonso Cuarón - Gravidade

Melhor Ator
Matthew McConaughey - Clube de compras Dallas

Melhor Atriz
Cate Blanchett - Blue Jasmine

Melhor Ator coadjuvante
Jared Leto - Clube de compras Dallas

Melhor Atriz coadjuvante
Lupita Nyong'o - 12 anos de escravidão

Melhor Filme estrangeiro
A grande beleza (Itália)

Melhor Roteiro original
Spike Jonze - Ela

Melhor Roteiro adaptado
John Ridley - 12 anos de escravidão

Melhor Animação
Frozen: Uma aventura congelante

Melhor Fotografia
Gravidade

Melhor Edição
Gravidade

Melhor Trilha sonora original
Steven Price - Gravidade

Melhor Canção original
"Let it Go" - Frozen: Uma aventura congelante

Melhores Efeitos visuais
Gravidade

Melhor Edição de som
Gravidade

Melhor Mixagem de som
Gravidade

Melhor Figurino
O grande Gatsby

Melhor Direção de Arte
O grande Gatsby

Melhor Maquiagem 
Clube de compras Dallas

Melhor Curta-metragem
The Voorman Problem

Melhor Curta-metragem de animação
Get a horse!

Melhor Documentário em longa-metragem
The act of killing

Melhor Documentário em curta-metragem
The lady in number 6: Music saved my life

OSCAR - PREVISÕES

A premiação do Oscar nessa noite de domingo pode reservar muitas surpresas. Confira os favoritos das principais categorias e aqueles que poderiam ter entrado!

MELHOR FILME




FAVORITO: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

A saga de Solomon Northup, homem livre que foi vendido para senhores de escravos sulistas e conviveu com os horrores da escravidão por 12 anos, tem tudo para faturar o principal prêmio do Oscar. “Gravidade” e “Trapaça” também têm chance.






SEM CHANCES: PHILOMENA

O simpático filme de Stephen Frears deve sair do Oscar sem prêmios, quanto mais o Oscar de melhor filme...






INJUSTIÇADO: INSIDE LLEWYN DAVIS: A BALADA DE UM HOMEM COMUM

O novo filme dos irmãos Coen continua tendo a forte ironia presente nas tramas dos cineastas de “Onde os Fracos Não Tem Vez” e “O Grande Lebowski”. Merecia uma vaga entre os melhores filmes. Outras injustiças são “Rush: No Limite da Emoção”, “Os Suspeitos”, “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” e “Antes da meia-Noite”.



MELHOR DIRETOR



FAVORITO: ALFONSO CUARÓN (GRAVIDADE)

O cineasta de “E Sua Mãe Também” e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, além do excelente “Filhos da Esperança”, tem sua grande chance de faturar o Oscar com uma história de solidão e sobrevivência no meio do espaço. Quem pode tirar sua estatueta é Steve McQueen (Fome, Shame) por “12 Anos de Escravidão”.



SEM CHANCES: ALEXANDER PAYNE (NEBRASKA)

O diretor de “Os Descendentes” e “Sideways: Entre umas e Outras” fez um ótimo filme, mas que não tem chances contra os dois favoritos da noite.



INJUSTIÇADO: SPIKE JONZE (ELA)

Spike Jonze (“Adaptação” e “Quero Ser John Malkovich”) está indicado esse ano como produtor (Oscar de melhor filme), roteirista (Roteiro original) e compositor (pela canção “The Moon Song”). Nada mais justo seria que tivesse também indicado a melhor diretor pelo romance inusitado de “Ela”.




MELHOR ATOR



FAVORITO: MATTHEW MCCONAUGHEY (CLUBE DE COMPRAS DALLAS)

O ex-figurinha fácil das comédias românticas está nos últimos anos investindo em produções mais complexas e finalmente deve ser reconhecido pela academia depois de grandes atuações em “O Lobo de Wall Street”, “Killer Joe: Matador de Aluguel” e “Amor Bandido”. Se perder, deve ser para Chiwetel Ejiofor por “12 Anos de Escravidão”.






SEM CHANCES: CHRISTIAN BALE (TRAPAÇA)

Sua grande interpretação em “Trapaça” não é suficiente para tirar o Oscar dos dois favoritos. A indicação (tirando vários atores que também mereciam estar indicados) já foi o bastante.






INJUSTIÇADO: TOM HANKS (CAPITÃO PHILLIPS)

Muita gente não acreditou na ausência de Tom Hanks da lista de indicados a melhor ator. Teve gente até que apostou que ele poderia estar concorrendo duas vezes, por Capitão Phillips e também por interpretar Wall Disney em “Wall Disney nos Bastidores de Mary Poppins”. Em um ano de grandes atuações, também ficou de fora Robert Redford, por “All is Lost”.




MELHOR ATRIZ



FAVORITA: CATE BLANCHETT (BLUE JASMINE)

Cate Blanchett é quase barbada nesse Oscar, já que ganhou praticamente todos os principais prêmios. Talvez Sandra Bullock, por “Gravidade”, possa tirar esse Oscar quase certo de “Galadriel”.







SEM CHANCES: AMY ADAMS (TRAPAÇA)

Dessa vez, Amy Adams não tem muita chance, afinal teria que desbancar as duas favoritas, além de monstros sagrados como Meryl Streep e Judi Dench.








INJUSTIÇADA: EMMA THOMPSON (WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS)

A atriz contracenou com Tom Hanks no filme que talvez seja o mais injustiçado do Oscar ao lado de Inside Llewyn.






MELHOR ATOR COADJUVANTE


FAVORITO: JARED LETO (CLUBE DE COMPRAS DALLAS)

No papel da transexual Rayon, Jared Leto praticamente incorporou a personagem e é tido como vencedor mais que certo. Com poucas chances, talvez Barkhad Abdi (Capitão Phillips) e Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão) podem tirar o oscar do vocalista do “30 Second to Mars”.






SEM CHANCES: JONAH HILL (O LOBO DE WALL STREET)

Ninguém esperava que Jonah Hill fosse indicado, quanto mais que ele tenha chance de ganhar. O sócio de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo Di Caprio, está na sua segunda indicação ao Oscar, mas os outros quatro tem muito mais chances.






INJUSTIÇADO: DANIEL BRÜHL (RUSH: NO LIMITE DA EMOÇÃO)

O ator convenceu a todos como Niki Lauda, o que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Merecia estar na vaga que foi preenchida por Jonah Hill.







MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


FAVORITA: LUPITA NYONG’O (12 ANOS DE ESCRAVIDÃO)

Primeira queniana a ser indicada ao Oscar, a atriz tem Jennifer Lawrence, de “Trapaça”, como a sua maior adversária ao Oscar.







SEM CHANCES: JULIA ROBERTS (ÁLBUM DE FAMÍLIA)

Tanto Meryl Streep quanto Julia Roberts mereciam as indicações para atriz e atriz coadjuvante, mas ambas não tem chances, até porque estão em um filme muito inferior aos demais que estão concorrendo.






INJUSTIÇADA: OPRAH WINFREY (O MORDOMO DA CASA BRANCA)

O filme de Lee Daniels tem cara de Oscar e não seria surpresa se tivesse algumas indicações. O mais certo era de Oprah Winfrey. O fato é que “O Mordomo da Casa Branca” ficou completamente de fora da premiação!





MELHOR FILME ESTRANGEIRO



FAVORITO: A GRANDE BELEZA (ITÁLIA)

O cinema italiano parece estar em alta novamente, com os recentes “Gomorra” e “Habemus Papam” em evidência nos últimos anos. “A Grande Beleza” vem confirmar esse retorno do reconhecimento.





SEM CHANCES: THE MISSING PICTURE (CAMBOJA)

Será a maior zebra do Oscar caso esse filme seja vencedor de filme estrangeiro.








INJUSTIÇADO: AZUL É A COR MAIS QUENTE (FRANÇA)

O vencedor do Festival de Cannes tradicionalmente é esnobado no Oscar. E não foi diferente com “Azul é a cor mais Quente”, filme sensação do ano passado. O candidato brasileiro “O Som ao Redor” também ficou de fora da disputa, mesmo tendo sido bastante elogiado nos EUA.





MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


FAVORITO: SPIKE JONZE (ELA)

O filme do inventivo cineasta Spike Jonze é a trama mais original de todos os concorrentes, levando-se em consideração que a maioria dos filmes indicados são baseados em fatos reais. Seu principal concorrente é “Blue Jasmine”, de Woody Allen.






SEM CHANCES: BOB NELSON (NEBRASKA)

O simpático filme deve sair ao lado de Philomena sem receber nenhum Oscar. O roteiro é original, mas seus concorrentes são mais fortes.







INJUSTIÇADO: IRMÃOS COEN (INSIDE LLEWYN DAVIS: A BALADA DE UM HOMEM COMUM)

Os irmãos Coen sempre merecem estar concorrendo e dessa vez ficaram injustamente de fora da disputa.




MELHOR ROTEIRO ADAPTADO


FAVORITO: RICHARD LINKLATER, JULIE DELPY E ETHAN HAWKE (ANTES DA MEIA-NOITE)

A conclusão da trilogia merecia ter sido indicada ao Oscar de melhor filme e desponta como uma das favoritas ao Oscar de roteiro adaptado. Porém, “12 Anos de Escravidão” também tem grandes chances de faturar o prêmio.



SEM CHANCES: STEVE COOGAN E JEFF POPE (PHILOMENA)

A dupla indicada pela primeira vez ao Oscar não tem muitas chances frente aos favoritos. Steve Coogan, além de ser o roteirista, ainda atua ao lado de Judi Dench.



INJUSTIÇADO: PETER BERG (O GRANDE HERÓI)

O filme, estrelado por Mark Wahlberg, que está presente na maioria das premiações ficou de fora da disputa pelo Oscar de roteiro adaptado.







MELHOR ANIMAÇÃO



FAVORITO: FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE

O filme da Disney é franco favorito, talvez podendo perder apenas para “Os Croods” e quem sabe para o japonês “Vidas ao Vento”.







SEM CHANCES: ERNEST & CELESTINE

Já foi indicado, o que é grande mérito, sem muitas chances de vitória frente aos outros fortes concorrentes.







INJUSTIÇADO: UNIVERSIDADE MONSTROS

O filme, que foi indicado a outros prêmios, viu sua vaga ir para “Ernest & Celestine” e “Meu Malvado Favorito 2”.