Pages

Ads 468x60px

sábado, março 01, 2014

OSCAR - PREVISÕES

A premiação do Oscar nessa noite de domingo pode reservar muitas surpresas. Confira os favoritos das principais categorias e aqueles que poderiam ter entrado!

MELHOR FILME




FAVORITO: 12 ANOS DE ESCRAVIDÃO

A saga de Solomon Northup, homem livre que foi vendido para senhores de escravos sulistas e conviveu com os horrores da escravidão por 12 anos, tem tudo para faturar o principal prêmio do Oscar. “Gravidade” e “Trapaça” também têm chance.






SEM CHANCES: PHILOMENA

O simpático filme de Stephen Frears deve sair do Oscar sem prêmios, quanto mais o Oscar de melhor filme...






INJUSTIÇADO: INSIDE LLEWYN DAVIS: A BALADA DE UM HOMEM COMUM

O novo filme dos irmãos Coen continua tendo a forte ironia presente nas tramas dos cineastas de “Onde os Fracos Não Tem Vez” e “O Grande Lebowski”. Merecia uma vaga entre os melhores filmes. Outras injustiças são “Rush: No Limite da Emoção”, “Os Suspeitos”, “Walt nos Bastidores de Mary Poppins” e “Antes da meia-Noite”.



MELHOR DIRETOR



FAVORITO: ALFONSO CUARÓN (GRAVIDADE)

O cineasta de “E Sua Mãe Também” e “Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban”, além do excelente “Filhos da Esperança”, tem sua grande chance de faturar o Oscar com uma história de solidão e sobrevivência no meio do espaço. Quem pode tirar sua estatueta é Steve McQueen (Fome, Shame) por “12 Anos de Escravidão”.



SEM CHANCES: ALEXANDER PAYNE (NEBRASKA)

O diretor de “Os Descendentes” e “Sideways: Entre umas e Outras” fez um ótimo filme, mas que não tem chances contra os dois favoritos da noite.



INJUSTIÇADO: SPIKE JONZE (ELA)

Spike Jonze (“Adaptação” e “Quero Ser John Malkovich”) está indicado esse ano como produtor (Oscar de melhor filme), roteirista (Roteiro original) e compositor (pela canção “The Moon Song”). Nada mais justo seria que tivesse também indicado a melhor diretor pelo romance inusitado de “Ela”.




MELHOR ATOR



FAVORITO: MATTHEW MCCONAUGHEY (CLUBE DE COMPRAS DALLAS)

O ex-figurinha fácil das comédias românticas está nos últimos anos investindo em produções mais complexas e finalmente deve ser reconhecido pela academia depois de grandes atuações em “O Lobo de Wall Street”, “Killer Joe: Matador de Aluguel” e “Amor Bandido”. Se perder, deve ser para Chiwetel Ejiofor por “12 Anos de Escravidão”.






SEM CHANCES: CHRISTIAN BALE (TRAPAÇA)

Sua grande interpretação em “Trapaça” não é suficiente para tirar o Oscar dos dois favoritos. A indicação (tirando vários atores que também mereciam estar indicados) já foi o bastante.






INJUSTIÇADO: TOM HANKS (CAPITÃO PHILLIPS)

Muita gente não acreditou na ausência de Tom Hanks da lista de indicados a melhor ator. Teve gente até que apostou que ele poderia estar concorrendo duas vezes, por Capitão Phillips e também por interpretar Wall Disney em “Wall Disney nos Bastidores de Mary Poppins”. Em um ano de grandes atuações, também ficou de fora Robert Redford, por “All is Lost”.




MELHOR ATRIZ



FAVORITA: CATE BLANCHETT (BLUE JASMINE)

Cate Blanchett é quase barbada nesse Oscar, já que ganhou praticamente todos os principais prêmios. Talvez Sandra Bullock, por “Gravidade”, possa tirar esse Oscar quase certo de “Galadriel”.







SEM CHANCES: AMY ADAMS (TRAPAÇA)

Dessa vez, Amy Adams não tem muita chance, afinal teria que desbancar as duas favoritas, além de monstros sagrados como Meryl Streep e Judi Dench.








INJUSTIÇADA: EMMA THOMPSON (WALT NOS BASTIDORES DE MARY POPPINS)

A atriz contracenou com Tom Hanks no filme que talvez seja o mais injustiçado do Oscar ao lado de Inside Llewyn.






MELHOR ATOR COADJUVANTE


FAVORITO: JARED LETO (CLUBE DE COMPRAS DALLAS)

No papel da transexual Rayon, Jared Leto praticamente incorporou a personagem e é tido como vencedor mais que certo. Com poucas chances, talvez Barkhad Abdi (Capitão Phillips) e Michael Fassbender (12 Anos de Escravidão) podem tirar o oscar do vocalista do “30 Second to Mars”.






SEM CHANCES: JONAH HILL (O LOBO DE WALL STREET)

Ninguém esperava que Jonah Hill fosse indicado, quanto mais que ele tenha chance de ganhar. O sócio de Jordan Belfort, interpretado por Leonardo Di Caprio, está na sua segunda indicação ao Oscar, mas os outros quatro tem muito mais chances.






INJUSTIÇADO: DANIEL BRÜHL (RUSH: NO LIMITE DA EMOÇÃO)

O ator convenceu a todos como Niki Lauda, o que lhe rendeu uma indicação ao Globo de Ouro. Merecia estar na vaga que foi preenchida por Jonah Hill.







MELHOR ATRIZ COADJUVANTE


FAVORITA: LUPITA NYONG’O (12 ANOS DE ESCRAVIDÃO)

Primeira queniana a ser indicada ao Oscar, a atriz tem Jennifer Lawrence, de “Trapaça”, como a sua maior adversária ao Oscar.







SEM CHANCES: JULIA ROBERTS (ÁLBUM DE FAMÍLIA)

Tanto Meryl Streep quanto Julia Roberts mereciam as indicações para atriz e atriz coadjuvante, mas ambas não tem chances, até porque estão em um filme muito inferior aos demais que estão concorrendo.






INJUSTIÇADA: OPRAH WINFREY (O MORDOMO DA CASA BRANCA)

O filme de Lee Daniels tem cara de Oscar e não seria surpresa se tivesse algumas indicações. O mais certo era de Oprah Winfrey. O fato é que “O Mordomo da Casa Branca” ficou completamente de fora da premiação!





MELHOR FILME ESTRANGEIRO



FAVORITO: A GRANDE BELEZA (ITÁLIA)

O cinema italiano parece estar em alta novamente, com os recentes “Gomorra” e “Habemus Papam” em evidência nos últimos anos. “A Grande Beleza” vem confirmar esse retorno do reconhecimento.





SEM CHANCES: THE MISSING PICTURE (CAMBOJA)

Será a maior zebra do Oscar caso esse filme seja vencedor de filme estrangeiro.








INJUSTIÇADO: AZUL É A COR MAIS QUENTE (FRANÇA)

O vencedor do Festival de Cannes tradicionalmente é esnobado no Oscar. E não foi diferente com “Azul é a cor mais Quente”, filme sensação do ano passado. O candidato brasileiro “O Som ao Redor” também ficou de fora da disputa, mesmo tendo sido bastante elogiado nos EUA.





MELHOR ROTEIRO ORIGINAL


FAVORITO: SPIKE JONZE (ELA)

O filme do inventivo cineasta Spike Jonze é a trama mais original de todos os concorrentes, levando-se em consideração que a maioria dos filmes indicados são baseados em fatos reais. Seu principal concorrente é “Blue Jasmine”, de Woody Allen.






SEM CHANCES: BOB NELSON (NEBRASKA)

O simpático filme deve sair ao lado de Philomena sem receber nenhum Oscar. O roteiro é original, mas seus concorrentes são mais fortes.







INJUSTIÇADO: IRMÃOS COEN (INSIDE LLEWYN DAVIS: A BALADA DE UM HOMEM COMUM)

Os irmãos Coen sempre merecem estar concorrendo e dessa vez ficaram injustamente de fora da disputa.




MELHOR ROTEIRO ADAPTADO


FAVORITO: RICHARD LINKLATER, JULIE DELPY E ETHAN HAWKE (ANTES DA MEIA-NOITE)

A conclusão da trilogia merecia ter sido indicada ao Oscar de melhor filme e desponta como uma das favoritas ao Oscar de roteiro adaptado. Porém, “12 Anos de Escravidão” também tem grandes chances de faturar o prêmio.



SEM CHANCES: STEVE COOGAN E JEFF POPE (PHILOMENA)

A dupla indicada pela primeira vez ao Oscar não tem muitas chances frente aos favoritos. Steve Coogan, além de ser o roteirista, ainda atua ao lado de Judi Dench.



INJUSTIÇADO: PETER BERG (O GRANDE HERÓI)

O filme, estrelado por Mark Wahlberg, que está presente na maioria das premiações ficou de fora da disputa pelo Oscar de roteiro adaptado.







MELHOR ANIMAÇÃO



FAVORITO: FROZEN: UMA AVENTURA CONGELANTE

O filme da Disney é franco favorito, talvez podendo perder apenas para “Os Croods” e quem sabe para o japonês “Vidas ao Vento”.







SEM CHANCES: ERNEST & CELESTINE

Já foi indicado, o que é grande mérito, sem muitas chances de vitória frente aos outros fortes concorrentes.







INJUSTIÇADO: UNIVERSIDADE MONSTROS

O filme, que foi indicado a outros prêmios, viu sua vaga ir para “Ernest & Celestine” e “Meu Malvado Favorito 2”.







0 comentários:

Postar um comentário