Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, outubro 23, 2015

TIMBUKTU

(Timbuktu)
Mauritânia-França/2014
De Abderrahmane Sissako (Bamako, Esperando a Felicidade)
Com Ibrahim Ahmed, Abel Jafri, Toulou Kiki, Layla Walet Mohamed
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com.br/title/tt3409392/?ref_=fn_al_tt_1
Drama

                Um herdeiro de gados e sua família, que moram na região desértica de Timbuktu, enfrentam um grupo de jihadistas, que dominam a população local.

Confira abaixo o trailer do filme:



                O filme, indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro (perdendo a estatueta para Ida), é mais que uma simples história de um grupo dominado por rebeldes. O cineasta, que já mostrou em seu longa anterior “Bamako” uma história impactante, mostra como foi a influência dos invasores jihadistas no norte do Mali, no qual  permaneceram por quase 1 ano espalhando terror na população.











Não podemos brigar!

               A trama foca em uma família, que sente na pele a nova influência na região. Porém, temos outras cenas que apresentam os métodos proibitivos do grupo. Em uma das cenas mais emblemáticas e chocantes do cinema, um grupo de adolescentes finge que está jogando futebol, sem bola, pois o esporte foi proibido. Uma outra mulher leve chibatadas por estar tocando música.
                O cinema de Abderrahmane Sissako revela-se um filme denúncia, por seus vários questionamentos sobre os atos dos extremistas, que se apoiam em conceitos religiosos e interpretações peculiares para dominar e oprimir um povo já bastante sofrido. A trama revela-se por vezes enfadonha, porém elucidativa.
                “Timbuktu” sem dúvida é um filme necessário para entender os conflitos existentes em países com cultura totalmente diferente e ao mesmo tempo, que carrega as mesmas esperanças que qualquer outro ser humano do planeta.

NOTA 7,0

0 comentários:

Postar um comentário