Pages

Ads 468x60px

terça-feira, fevereiro 26, 2013

E O OSCAR FOI PARA...


por Laura Furtado

Confesso a vocês que segurei a respiração em todas as categorias, mesmo naquelas em que o ganhador era praticamente certo, como Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante. E simplesmente gelei quando Jack Nicholson chamou a primeira dama, Michelle Obama. Meu primeiro pensamento foi: ih, vai ganhar Lincoln. E fiquei quase sem respirar até que a ouvi dizer: Argo! Ufa, que alívio...

Mas assim é o Oscar, sem essa emoção, sem essa tensão, não seria o Oscar. E como disse antes, este foi um dos mais previsíveis Oscar dos últimos anos. E o que achei melhor, um dos mais justos. Vamos analisar categoria a categoria.

Melhor Filme: minha opinião pessoal – gostei de Argo, não digo que seja um filme excepcional, mas como ultimamente só temos visto remakes e reboots, é muito bom ver algo novo, diferente. E ficou mais do que claro nos comentários do apresentador Seth MacFarlane que a Academia pisou na bola ao não indicar Ben Affleck para melhor diretor, com Argo concorrendo para melhor filme. E antes que se fale alguma coisa, achei justo o comentário do Grant Heslov, produtor, que disse que pediu para falar antes do Ben Affleck, que também é produtor do filme, porque ficaria estranho Ben agradecer a si mesmo, mas que ele, Grant, poderia agradecer a Ben por este filme. Tapa com luva de pelica, sim, foi sim. E merecido.

Melhor Ator: sem surpresas aqui. Realmente, entre todos os concorrentes, Daniel Day-Lewis está impressionante no papel do presidente americano.

Melhor Atriz: Jessica Chastain começou como favorita, mas com as polêmicas se avolumando ao redor de A Hora Mais Escura, perdeu terreno para Jennifer Lawrence. Em minha opinião, a mocinha ganhou pelo conjunto da obra, por tudo que fez no ano passado. E um comentário sobre vestidos, sinceramente fico feliz de não ter que ir ao Oscar, porque acho simplesmente insano ter que me meter em um vestido dentro do qual mal consigo me mover (vide Meryl Streep, quando entrou para apresentar o Oscar de Melhor Ator, mexendo na roupa e a Jennifer tropeçando no vestido ao subir as escadas do palco). Nota pessoal: Hugh Jackman é realmente um gentleman, pois logo correu em auxílio da colega. Muito gentil!

Melhor Ator Coadjuvante: como disse, votei com o coração em Christoph Waltz e os vizinhos poderão testemunhar o quanto gritei quando ouvi o nome dele. Fiquei feliz demais, não só por ter acertado, mas porque queria muito que ele ganhasse, pois achei sua atuação realmente digna de Oscar.

Melhor Atriz Coadjuvante: digo novamente, quem viu a Anne Hathaway chorando e cantando (e ela tem uma voz muito bonita) sabia que não haveria dúvidas sobre quem levaria este Oscar para casa.

Melhor Diretor: esta eu perdi feliz porque ganhou quem merecia ganhar. A direção de As Aventuras de Pi apresentou a Ang Lee muitas dificuldades (filmar dentro da água, com novos atores e um tigre digital). E ele se saiu muito bem, por isso mereceu o Oscar e eu fiquei muito feliz por ele ter ganhado. E que pessoa simpática ele é, que discurso bonito. Valeu “Deus dos Filmes”!

Melhor Roteiro Original: também foi outro prêmio que incomodei os vizinhos, pois fiquei feliz demais pelo Tarantino ter ganhado. O roteiro dele é incrível. Quem viu o filme sabe do que estou falando. Tudo parece meio mágico, meio real, mas se encaixa de uma maneira tão perfeita... Isso para mim sintetiza tudo o que um filme deve ser: realista, mas que te leve para um lugar mágico. Esta é a mágica do cinema para mim.

Roteiro Adaptado: esta é outra categoria em que o resultado já era o esperado. Chris Terrio já tinha ganhado outros prêmios na temporada pelo roteiro de Argo.

Melhor Filme em Língua Estrangeira: digo de novo, alguém tinha dúvida que Amor levaria este Oscar?
Melhor Animação: aqui fui traída pelo coração, mas não me importei, exatamente por este motivo, porque votei com o coração e não me arrependi. No Globo de Ouro votei em Valente (Brave), porque achei que era um filme que teria maior apelo para a mídia internacional, que é quem vota lá. Mas para o Oscar achei que a história do personagem do videogame que é desprezado teria maior apelo para o público americano, além de ter ganhado vários outros prêmios na temporada. Eu gostei mais de Detona Ralph, mas Valente foi uma boa escolha, o filme é bonitinho, a história tem seu encanto. Teve merecimento.

Melhor Trilha Sonora Original: estava sendo muito comentada a trilha sonora de As Aventuras de Pi. Não vi o filme, mas dizem que é algo especial, então mereceu o prêmio.

Melhor Canção Original: de novo, alguém tinha dúvida que Skyfall ganharia este? Gostei muito da música e a voz da Adele é muito bonita.

Melhores Efeitos Visuais: ninguém ganha do tigre digital. Pode parecer brincadeira, mas realmente foi um Oscar merecido, pois foi um trabalho excepcional.

Melhor Maquiagem: Os Miseráveis estavam liderando desde o início, mas resolvi votar com o coração quando vi que as chances de O Hobbit estavam aumentando. De novo, não me arrependi, porque votei em quem gostei e porque quem ganhou também tem seus méritos.

Melhor Fotografia: esperado e merecido. Parabéns As Aventuras de Pi.

Melhor Figurino: também esperado e merecido. Parabéns Anna Karenina.

Melhor Direção de Arte: esta categoria me surpreendeu, mas depois compreendi, quando vi o prêmio de Melhor Direção. O Oscar tem muito a ver com equilíbrio. E como Ang Lee era a preferência para diretor, os votantes acharam por bem dar Direção de Arte para Lincoln. O filme tem seus méritos, mas ainda acho que Os Miseráveis tinha mais a oferecer.

Melhor Documentário: aqui está uma das minhas categorias favoritas... Não, não é, esta é uma categoria que é quase uma roleta russa, pois raramente temos acesso aos concorrentes, então é um tiro no escuro adivinhar quem vai ganhar. Mas este ano Searching for Sugar Man ganhou todos os prêmios que vi. E ainda não sei sobre o que é o filme...

Melhor Documentário de Curta-Metragem: ganhou Inocente, votei em Open Heart, achei que crianças em busca de um coração teriam um bom apelo. Não vi nenhum dos dois, mas pelo resumo das histórias ainda prefiro Open Heart. De qualquer forma, é difícil dar um palpite sem ver os filmes.

Melhor Montagem: outro Oscar esperado para Argo.

Melhor Curta: Curfew era o favorito. Segui a multidão.

Melhor Curta Animado: de novo segui a multidão, Paperman era o favorito.

Melhor Edição de Som: fiquei feliz demais com o empate. Para mim, era realmente um empate, pois era 50 / 50, chances iguais para A Hora Mais Escura e Skyfall. Foi muito bom ver os dois filmes levarem o Oscar, especialmente Skyfall, que gostei muito.

Melhor Mixagem de Som: Os Miseráveis era o favorito e merecidamente levou o Oscar. Ainda não vi o filme, mas pelo que li as músicas foram filmadas e gravadas ao ar livre, o que requer muito trabalho e dedicação.

Resumo:
As Aventuras de Pi: 4 Oscar
Argo: 3 Oscar
Os Miseráveis: 3 Oscar
Lincoln: 2 Oscar
Django: 2 Oscar
007 – Operação Skyfall: 2 Oscar
O Lado Bom da Vida: 1 Oscar
Anna Karenina: 1 Oscar

Foi um Oscar equilibrado e justo. Fiquei feliz. Agora é esperar por 2014 e ver o que o cinema vai nos oferecer. Sou apaixonada por filmes. Amo infiltrar-me nas mais inusitadas situações e acompanhar os personagens em suas jornadas. Desde pequena brigava com meus pais para ficar acordada para poder ver mais um filme. Agora não preciso mais brigar, mas ainda fico acordada...

Laura Furtado é cinéfila, esposa de cinéfilo, craque no Bolão do Oscar e colaboradora de artigos no WCinema

4 comentários:

  1. Anônimo11:22 AM

    Warny, temos que agitar mudanças para o bolão do ano que vem... a coisa tem que ser mais competitiva, sempre os mesmos ganhando, não tem graça nenhuma rs abraços

    ResponderExcluir
  2. Mas se vc pegar o top 10, algumas coisas mudaram hehe

    Abs

    Warny

    ResponderExcluir
  3. Nicholas Reis12:25 AM

    Você acertou ator coadjuvante e eu acertei animação. De resto nossas apostas foram totalmente iguais (até nos erros)!

    E ainda há o fato que eu também gostei muito mais de Detona Ralph (apesar de ter gostado muito de Valente). Mas eu sentia que Valente ia ganhar, tive que votar contra meu coração...

    Concordo que foi um Oscar muito mais justo que alguns anteriores. É uma mudança que venho percebendo desde o ano passado, quando também concordei com a maioria dos prêmios.

    Por fim, adorei o Seth MacFarlane apresentando. Foi um Oscar descontraído e divertido. Não me lembro de outra cerimônia em que os atores e a platéia tenham rido tanto quanto esta. Pena que o politicamente correto venceu e ele está fora do ano que vem...

    ResponderExcluir
  4. Adorei também o Seth MacFarlane apresentando o Oscar! Mas deu pra ver que algumas pessoas da platéia não gostaram muito de certas brincadeiras rs

    Abs

    Warny

    ResponderExcluir