Pages

Ads 468x60px

domingo, fevereiro 24, 2013

E O OSCAR VAI PARA...


por Laura Furtado

Olá pessoal, finalmente chegou nossa noite favorita, a noite do Oscar, e como sempre a expectativa é grande para se ouvir o que vem depois de “E o Oscar vai para...”.

Estava lendo agora uma análise sobre a premiação e o autor diz que “a noite de hoje promete se a mais imprevisível dos últimos anos”. Não concordo, a não ser que aconteça uma zebra muito grande, algumas categorias já têm seus escolhidos sem muita margem de dúvida. É claro que tudo pode acontecer, mas minha previsão é que este ano, para decidirmos quem ganha o bolão, vamos ter que apelar para os quesitos de desempate.

Vamos fazer uma análise:

Melhor filme: Argo – as chances de Argo ganhar são muito grandes e por quê? Porque o filme não foi prestigiado com indicações em categorias principais, como direção para Ben Affleck. Claro que podemos ter surpresa, com Lincoln, mas acho pouco provável. O filme, produzido por George Clooney está em alta.

Melhor ator: alguém tem dúvidas que Daniel Day-Lewis leva esta estatueta?

Melhor atriz: Jessica Chastain era uma boa concorrente, não fossem as polêmicas que giram em torno de A Hora Mais Escura. O Oscar provavelmente vai para Jennifer Lawrence. Mas eu não ficaria surpresa se Emmanuelle Riva ganhasse, embora não ficasse muito feliz, pois sou fã de Jessica Tandy e ela perderia o posto de atriz mais velha a ganhar um Oscar.

Melhor ator coadjuvante: aqui mora o perigo. Ao meu ver temos três fortes concorrentes – Tommy Lee Jones, Robert De Niro e Christoph Waltz (este correndo por fora). Se querem saber, eu votei com o coração, votei no Christoph Waltz porque gosto muito dele e achei a interpretação dele do falso dentista em Django muito boa.

Melhor atriz coadjuvante: E o Oscar vai para Anne Hathway. Podemos sempre ter surpresas, mas é como o prêmio de melhor ator, alguém acha que outra atriz leva este Oscar?

Melhor diretor: li recentemente uma análise que dizia que se fosse por merecimento, quem ganharia seria Ang Lee. Concordo, em “Best Achievement in Direction”, acho que Ang Lee enfrentou mais desafios e conseguiu superá-los do que seus colegas, mas este Oscar vai para Steven Spielberg.

Melhor roteiro original: ai temos uma disputa acirrada entre A Hora Mais Escura e Django. De novo, votei com o coração em Django, mas as chances são boas para qualquer um dos dois.

Melhor roteiro adaptado: Argo deve levar este.

Melhor filme em língua estrangeira: de novo, alguém tem dúvida que Amor leva este?

Melhor animação: acho que as chances de Detona Ralph são muito grandes.

Melhor trilha sonora original: acho que este vai para PI, Lincoln tem uma chance pequena.

Melhor canção original: Skyfall.

Melhores efeitos visuais: ninguém ganha do tigre digital.

Melhor maquiagem: para minha surpresa, acho que O Hobbit leva este. Quando saíram as indicações, eu estava apostando em Os Miseráveis, mas acho que O Hobbit tem uma change boa de sair com este Oscar.

Melhor fotografia: acho que o tigre digital leva este também.

Melhor figurino: Anna Karenina, embora Os Miseráveis seja uma possibilidade.

Melhor direção de arte: Eu acho que Os Miseráveis leva este (por isso Anna Karenina ganharia em figurino). Lincoln é uma possibilidade.

Melhor documentário: nesta categoria vou ficar realmente muito surpresa se Searching for Sugar Man não ganhar. Para ser sincera não sei sobre o que é este documentário, mas sei que ganhou todos os prêmios que vi.

Melhor documentário de curta metragem: estou apostando em Open Heart, porque acho que ninguém ganha das crianças procurando um coração, mas essas categorias são sempre difíceis de prever, porque geralmente nem sabemos sobre o que são os filmes.

Melhor montagem: acho que este vai para Argo, pelo menos é o candidato mais forte.

Melhor curta: Curfew – também não sei nada sobre este filme, mas sei que está na lista de favorito de muita gente.

Melhor curta animado: Paperman – o mesmo acima, é o favorito nas pesquisas.

Melhor edição de som: acho que A Hora Mais Escura leva este, mas Skyfall é uma possibilidade.

Melhor mixagem de som: Os Miseráveis – estou apostando que os cantores se destacam nesta categoria.

Então, vejam vocês, não há muitas dúvidas de quem vai levar o que este ano. Não acho que vai ser uma noite imprevisível. Embora o Oscar seja conhecido por suas surpresas, eu vou ficar realmente surpresa se em algumas categorias não ganhar quem se espera que ganhe.

Agora preparem a pipoca, porque Oscar como filmes merecem pipoca, ou a guloseima que preferirem, liguem a televisão e preparem-se para muitos números musicais, pois este Oscar estará homenageando esta categoria de filmes. Divirtam-se e até amanhã com os resultados!

Laura Furtado é cinéfila, esposa de cinéfilo, craque no Bolão do Oscar e colaboradora de artigos no WCinema

0 comentários:

Postar um comentário