Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, dezembro 23, 2010

A REDE SOCIAL

A REDE SOCIAL
(The Social Network)
EUA/2010
De David Fincher (Seven, O Clube da Luta, O Curioso Caso de Benjamin Button, Zodíaco)
Com Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Rooney Mara
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1285016/
Drama

A história real de Mark Zuckerberg, que leva um fora da namorada e resolve criar um site como forma de vingança, derrubando a rede de Harvard. Esse é só o começo da estruturação de uma idéia maior: a de um site de relacionamentos pessoais, o Facebook, que o transformou no mais jovem bilionário do mundo, mas que gerou processos das pessoas mais próximas a ele.

Confira abaixo o trailer do filme:



A trama tinha tudo para ser mais uma biografia ou até mesmo uma mera curiosidade sobre o criador do Facebook. Ainda mais porque o melhor amigo do protagonista é o brasileiro Eduardo Saverin, que também o processou. No entanto, o filme é muito mais do que mero passatempo. Fincher esboça uma personalidade única para Zuckerberg, um sujeito deslocado socialmente, que parece querer se isolar cada vez mais com atitudes que mesclam inteligência e arrogância.
Fincher já "estudou" diversos comportamentos em ambientes diferentes, em filmes como "Clube da Luta", "Vidas em Jogo" e "Zodíaco". Dessa vez, mostra como um jovem anti-social, que parece não ligar nem para a única amizade que possui, consegue estruturar a maior rede social do mundo. Essa contradição permeia toda a estrutura narrativa.

















Timberlake: A indústria fonográfica foi à falência por minha causa!

Destaque também para Justin Timberlake, no papel do criador do Napster, software de transferência de música que mudou a indústria fonográfica no final dos anos 90. Sua interpretação é eficiente e importante para a crise que ocorre entre os protagonistas. Indicado a 6 Globos de Ouro e favorito para várias indicações ao Oscar, "A Rede Social" é mais um acerto de um dos maiores diretores do cinema atual.

NOTA 9,0

3 comentários:

  1. Acho que você acertou bem quando levanta a antítese de Zuckerberg ser anti-social e ter construído a maior rede social do mundo. Ainda não sei se o que o motivou foi a exclusão ou apenas o desafio de se criar um mega site e quebrar recordes e barreiras.

    Rede Social é um grande filme para se analisar o comportamento humano e as relações que imperam hoje, os chamados "fenômenos midiáticos" instantâneos. Concordo com os destaques de interpretação, mas discordo de ser um bom filme no conceito estrutural, porque possuiu uma linguagem pesada de um meio muito específico, que acredito, muitos não compreenderão. Talvez seu mérito esteja justamente em conseguir, mesmo com essa característica, superar a barreira do conhecimento técnico e atingir grande parte da população que está totalmente absorvida nesse meio. "Me add no facebook" ;)

    ResponderExcluir
  2. Renata,
    David Fincher conseguiu o que Christopher Nolan também conseguiu em "A Origem": fazer um filme de linguagem e estrutura difícil ser acessível ao grande público!

    Warny

    ResponderExcluir
  3. concordo! Os dois foram surpreendentes este ano ^^

    ResponderExcluir