quarta-feira, setembro 24, 2014
O DOADOR DE MEMÓRIAS
(The Giver)
EUA/2014
De Philip Noyce (Invasão de Privacidade, Perigo Real e Imediato, Jogos Patrióticos, O Colecionador de Ossos, Salt)
Com Brenton Thwaites, Jeff Bridges, Meryl Streep, Alexander Skarsgard, Katie Holmes, Taylor Swift, Odeya Rush
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0435651/?ref_=fn_al_tt_1
Ficção Científica
Em uma comunidade destituída de sentimentos e memórias, um jovem é selecionado para ser o recebedor de memórias. Porém, o ofício parece cada vez mais pesado e cheio de dilemas, conforme o jovem vai aprendendo sobre as coisas boas e ruins do mundo real.
Confira abaixo o trailer do filme:
Baseado na obra de Lois Lowry, o filme pode soar oportunista por aproveitar a onda de tramas do gênero como “Jogos Vorazes” e “Divergente”, mas o fato é que o livro “The Giver” existe antes de todas as obras que tiveram adaptações recentes e tratam de sociedades distópicas (a exceção é Ender’s Game: O Jogo do Exterminador). O que ocorreu é que a ideia caiu nas mãos de Jeff Bridges nos anos 90, porém os estúdios só deram sinal verde após o sucesso de filmes desse gênero, que bebem da fonte de obras ainda mais antigas, como “O Admirável Mundo Novo”, de Aldous Huxley e “1984”, de George Orwell.
Quando você ver isso, vai ser " o cara"!
O que diferencia a trama é seu teor mais dramático, com menos ação e romance. O ponto principal da trama está no conflito do protagonista em decidir o que é melhor: um mundo alienado, mas feliz ou a consciência de experimentar tanto as coisas boas da vida quanto as ruins.
O filme trabalha muito bem com o conceito das cores. A sociedade vive em um mundo preto e branco. Apenas o protagonista consegue aos poucos, enxergar cenários cada vez mais coloridos. Esse contraponto (raro no cinema) cria uma interatividade única com o espectador.
Apesar de todas suas qualidades, a trama derrapa em alguns furos de roteiro e principalmente em não querer detalhar alguns pontos principais da trama, bem como a motivação de alguns personagens. O resultado faz com que o filme passe rápido demais, dando a impressão de que alguns detalhes importantes foram editados de forma equivocada.
“O Doador de Memórias” consegue trazer um assunto em moda de uma forma diferente, dando soluções para a trama de forma inteligente e tendo como elenco de apoio nomes de peso como Jeff Bridges e Meryl Streep. Porém, a trama poderia ter sido melhor trabalhada.
NOTA 7,5
Marcadores:
-FICÇÃO,
2014,
CINEMA AMERICANO,
RESENHAS DE FILMES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Achei infanto-juvenil o filme. Não que seja ruim, mas preferi as obras Equilibrium e Gattaca.
ResponderExcluir