(Deux Jours, Une Nuit)
Bélgica-França-Itália/2014
De Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne (Rosetta, O Filho, A Criança, O Silêncio de Lorna, O Garoto de Bicicleta)
Com Marion Cotillard, Fabrizio Rongione, Catherine Salée, Simon Caudry
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2737050/?ref_=fn_al_tt_1
Drama
Sandra, uma jovem mãe belga, descobre que perderá o emprego caso seus colegas de trabalho votem a favor de sua demissão. Para eles votarem contra, eles teriam que abrir mão de um bônus salarial. Sandra tem apenas um final de semana para tentar convencê-los a votar a seu favor.
Confira abaixo o trailer do filme:
O filme dos irmãos Dardenne traz uma premissa bastante original e um tema que gera discussões e reflexões em um formato bastante curioso. A crise de desemprego em alguns países da Europa é flagrante e o tema sempre está lá, acompanhando a protagonista e inquietando os espectadores. No início do filme, pode parecer confuso ao espectador o dilema da protagonista, porém aos poucos tudo vai ficando mais claro.
Vocês estão pensando que eu sou a Piaf?
Ao gerar o dilema dos funcionários, que ficam entre ganhar um dinheiro muito importante para sua família ou evitar o desemprego de uma colega de trabalho, os cineastas mostram que quando a crise é desesperadora, a verdadeira personalidade das pessoas aparecem e surpresas podem acontecer.
O formato da trama, em que Sandra, vivida de forma brilhante por Marion Cotillard (indicada ao Oscar pelo papel), precisa bater de porta em porta e convencer colegas de trabalho a mudarem seu voto, lembra o clássico filme “12 Homens e uma Sentença”, só que neste caso com o agravante das pessoas a serem convencidas serem de seu convívio diário. Mesmo mantendo o emprego, como lidar com pessoas que votaram contra?
“Dois Dias Uma Noite” foi injustamente esquecido pelo Oscar na categoria Melhor Filme Estrangeiro. Sem dúvida, uma trama que se mostra bastante atual, criativa e bem orquestrada pelos irmãos cineastas.
NOTA 9,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário