(Ida)
Polônia/2013
De Pawel Pawlikowski (Meu Amor de Verão, Last Resort, Estranha Obsessão)
Com Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Dawid Ogrodnik, Jerzy Trela
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2718492/?ref_=fn_al_tt_1
Drama
Durante a década de 60 na Polônia, Anna, uma jovem noviça, precisa decidir se realmente fará seus votos para virar freira. Só que uma visita à uma tia e as descobertas sobre sua vida podem fazer com que tome decisões
inesperadas.
Confira abaixo o trailer do filme:
O filme, com uma belíssima fotografia em preto e branco, é um dos destaques do ano, sendo indicado a 2 Oscar, Melhor Fotografia e Melhor Filme Estrangeiro. A premissa já desperta o interesse do espectador e as discussões sociais, filosóficas e religiosas da trama mantém a atenção.
Será que estou preparada para uma mudança de hábito?
A trama, apesar de seu ritmo lento, vai direto ao assunto, até mesmo para compensar a sua curta duração (porém na medida certa). A noviça Anna não conhece ainda o mundo em que vive, tendo vivido toda a sua vida no convento. Sua tia Wanda (em uma ótima interpretação de Agata Kulesza) é o agente responsável por apresentar tanto o lado bom quanto o mais doloroso de uma vida fora do convento.
Aos poucos, Anna percebe a beleza e a angústia de novos conhecimentos, proporcionando o aumento de seus dilemas. A medida que seu passado vai ficando cada vez menos nebuloso, ela embarca em uma viagem de dúvidas e questionamentos, que acarretará em uma importante decisão na conclusão da trama.
“Ida” é um dos filmes estrangeiros mais bem realizados do ano e sem dúvida um dos favoritos a faturar o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar, ainda mais com seu apelo ao retratar assuntos do pós-guerra e da perseguição aos judeus.
NOTA 8,0
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário