(The Imitation Game)
Reino Unido-EUA/2014
De Morten Tyldum (Buddy, Headhunters)
Com Benedict Cumberbatch, Keira Knightley, Matthew Goode, Charles Dance, Mark Strong
Perfil no IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2084970/?ref_=fn_al_tt_1
Drama
Durante a Segunda Guerra Mundial, o matemático Alan Turing tenta decifrar mensagens alemãs criptografadas pela máquina Enigma.
Confira abaixo o trailer do filme:
O filme, indicado a 8 Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator e Melhor Atriz, traz uma atuação irrepreensível de Benedict Cumberbatch (da série Sherlock). O ator consegue personificar o enigmático, ingênuo, inteligente e antissocial Alan Turing, conseguindo ainda uma boa química com Keira Knightley, mulher à frente de seu tempo que tem participação muito importante na vida do matemático.
Elementar, meus caros...
A história de Turing já daria um ótimo filme, no qual ele precisa decifrar mensagens que podem ser a chave da vitória para os aliados na Segunda Guerra, mas sempre sob olhares de desconfiança de seus superiores e até mesmo de seus colegas, muito devido à sua falta de habilidades sociais.
O diretor Morten Tyldum, em um filme com ótima edição e direção de arte, ainda traz elementos essenciais que construíram a personalidade de Alan Turing, em cenas de sua infância e também nas cenas pós-guerra, em uma estrutura não linear que traz dinâmica e curiosidade ao espectador.
O filme aborda os aspectos das descobertas de Turing durante a segunda guerra, os avanços na criptografia e os motivos pelos quais ele é considerado o pai do computador. Além disso, os aspectos de sua vida pessoal também ajudam a formar sua identidade e ao longo da trama o retrato do protagonista fica cada vez mais completo. O que talvez tenha faltado era abordar mais aspectos de sua vida pós-Guerra.
“O Jogo da Imitação” é sem dúvida um dos melhores filmes do ano, trazendo suspense, drama e até mesmo alívio cômico, todos traduzidos pela brilhante atuação de Cumberbatch, que consegue deixar evidente todas essas facetas para o espectador. Um filme que não se limita a ser apenas biográfico, não exaltando apenas o personagem principal, mas sim toda a história.
NOTA 9,5
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por sermos da área de matemática será q gostamos além da conta desse filme? Mas realmente o filme é muito bom, e quase não tem falhas.
ResponderExcluir